(UNESP) A configuração anatômica do sistema circulatório humano apresenta, por analogia com os circuitos elétricos, estruturas posicionadas em série e em paralelo, o que permite a identificação de resistências vasculares contrárias ao fluxo sanguíneo. A figura mostra como algumas estruturas estão associadas no sistema circulatório humano.
Assim como na associação entre resistores de um circuito elétrico, no sistema circulatório humano há aumento da resistência ao fluxo sanguíneo na associação de estruturas em que ocorre
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia o trecho sobre a OIT para responder à questão. [...] Naquela época, muita gente arregaçou as mangas e começou a discutir como fazer para que as crianças não perdessem a infância no trabalho. Era a preocupação da OIT quando iniciou o Programa de Eliminação do Trabalho Infantil, no Brasil. Muita coisa aconteceu desde então. Muitos setores da sociedade se organizaram para acabar com o trabalho precoce. Foi criado um Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que lutou muito contra ele. E o governo passou a olhar para essas crianças e a aplicar soluções parciais como a bolsa-escola, para melhorar sua vida. Mesmo assim ainda é pouco [...] AZEVEDO, Jô. HUZAK, Iolanda, PORTO, Cristina. Serafina e a criança que trabalha. 13 ed. São Paulo: Ática. 2007, p. 14.
Enunciado:
Identifique, no texto, as ações realizadas pela sociedade civil e pelo governo brasileiro para combater o trabalho infantil.
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(FUVEST 2007 1ª FASE) Duas barras isolantes, A e B, iguais, colocadas sobre uma mesa, têm em suas extremidades, esferas com cargas elétricas de módulos iguais e sinais opostos. A barra A é fixa, mas a barra B pode girar livremente em torno de seu centro O, que permanece fixo. Nas situações I e II, a barra B foi colocada em equilíbrio, em posições opostas. Para cada uma dessas duas situações, o equilíbrio da barra B pode ser considerado como sendo, respectivamente,
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
A última edição deste periódico apresenta mais uma vez tema relacionado ao tratamento dado ao lixo caseiro, aquele que produzimos no dia a dia. A informação agora passa pelo problema do material jogado na estrada vicinal que liga o município de Rio Claro ao distrito de Ajapi. Infelizmente, no local em questão, a reportagem encontrou mais uma forma errada de destinação do lixo: material atirado ao lado da pista como se isso fosse o ideal. Muitos moradores, por exemplo, retiram o lixo de suas residências e, em vez de um destino correto, procuram dispensá-lo em outras regiões. Uma situação no mínimo incômoda. Se você sai de casa para jogar o lixo em outra localidade, por que não o fazer no local ideal? É muita falta de educação achar que aquilo que não é correto para sua região possa ser para outra. A reciclagem do lixo doméstico é um passo inteligente e de consciência. Olha o exemplo que passamos aos mais jovens! Quem aprende errado coloca em prática o errado. Um perigo!
Disponível em: http://jornaldacidade.uol.com.br. Acesso em: 10 ago. 2012 (adaptado).Esse editorial faz uma leitura diferenciada de uma notícia veiculada no jornal. Tal diferença traz à tona uma das funções sociais desse gênero textual, que é:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
exto base: (Cefet-MG) — Episódio que em princípio deveria ter marcado a memória popular foi a Proclamação da República. Mas não foi o que aconteceu [...]. A participação popular foi menor do que na proclamação da independência. CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 17ª edição,
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013, p. 80-81. (Adaptado)
Enunciado:
Entre os principais grupos sociais, envolvidos na articulação do referido evento, destacam-se os
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
Por maioria, nós não entendemos uma quantidade relativa maior, mas a determinação de um estado ou de um padrão em relação ao qual tanto as quantidades maiores quanto as menores serão ditas minoritárias. Maioria supõe um estado de dominação. É nesse sentido que as mulheres, as crianças e também os animais são minoritários.
DELEUZE, G.; GUATTARI. F. Mil platôs. São Paulo: Editora 34, 2012 (adaptado).
No texto, a caracterização de uma minoria decorre da existência de