Algumas moedas utilizam cobre metálico em sua composição. Esse metal, ao ser exposto ao ar úmido, na presença de CO2, sofre oxidação formando o zinabre, um carbonato básico de fórmula Cu2(OH)2CO3, que é tóxico ao homem e, portanto, caracteriza-se como um poluente do meio ambiente. Com o objetivo de reduzir a contaminação com o zinabre, diminuir o custo de fabricação e aumentar a durabilidade das moedas, é comum utilizar ligas resultantes da associação do cobre com outro elemento metálico.
A propriedade que o metal associado ao cobre deve apresentar para impedir a formação de zinabre nas moedas é, em relação ao cobre:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
(Uefs)
A charge retrata, de forma bem-humorada, o teste de aglutinação, que é utilizado frequentemente para determinar, de forma rápida, o grupo sanguíneo de um indivíduo.Com base nos conhecimentos sobre o assunto, e considerando-se o resultado do paciente da imagem como verdadeiro, é incorreto afirmar: - Matemática | 1.12 Sistema de Equações do 1º Grau
Os operários de uma fábrica combinaram de ir a uma confraternização no fim do ano. O transporte até o local será feito pelos automóveis de alguns dos funcionários. Ao se reunirem para sair, constataram que, com 5 pessoas em cada carro, todos os funcionários que iriam à confraternização poderiam ser transportados e sobrariam dois carros no estacionamento. No entanto, dois funcionários que não foram trabalhar de carro desistiram de ir, e foi possível transportar todos os funcionários restantes com 4 pessoas em cada carro.
O número total de funcionários que iriam à confraternização, antes da desistência dessas duas pessoas, era igual a
- Química | 2.3 Termoquímica
(UNIFACS) A cana-de-açúcar é utilizada para a produção de etanol, biocombustível que polui menos do que derivados de petróleo. Cientistas do Instituto Carnegie, nos Estados Unidos, descobriram que o cultivo da planta também ajuda no resfriamento do clima local. A pesquisa foi divulgada na publicação Nature Climate Change. Os cientistas usaram dados de satélite para monitorar os efeitos do cultivo da cana no cerrado brasileiro. Quando houve a conversão da vegetação nativa em pastagens ou em outras culturas, a área ficou 1,6º C mais quente. No entanto, quando essas regiões desmatadas foram convertidas em plantação de cana, o clima local resfriou 0,9º C em média. A explicação dos pesquisadores é que o vegetal reflete mais o calor do Sol, além de liberar vapor d’água mais frio e em maior quantidade do que outros tipos de plantação. Para chegar a essa conclusão, eles mediram a temperatura, a refletividade, a perda de água da planta por transpiração e a perda de água do solo por evaporação.
(VIEIRA. A CANA-DE-AÇÚCAR já é utilizada..., 2011).
A partir da análise das informações do texto, dos conhecimentos sobre a produção de etanol de cana-de-açúcar e das informações da tabela, é correto afirmar:
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
(EPCAR (AFA)) Uma figura de difração é obtida em um experimento de difração por fenda simples quando luz monocromática de comprimento de onda λ1 passa por uma fenda de largura d1 .O gráfico da intensidade luminosa I em função da posição x ao longo do anteparo onde essa figura de difração é projetada, está apresentado na figura 1 abaixo.
Alterando-se neste experimento apenas o comprimento de onda da luz monocromática para um valor λ2 obtém-se o gráfico apresentado na figura 2 .E alterando-se apenas o valor da largura da fenda para um valor d2 obtém-se o gráfico da figura 3.
Nessas condições, é correto afirmar que
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
Ora nesse tempo Jacinto concebera uma ideia... Este Príncipe concebera a ideia de que o “homem só é superiormente feliz quando é superiormente civilizado”. E por homem civilizado o meu camarada entendia aquele que, robustecendo a sua força pensante com todas as noções adquiridas desde Aristóteles, e multiplicando a potência corporal dos seus órgãos com todos os mecanismos inventados desde Teramenes, criador da roda, se torna um magnífico Adão, quase onipotente, quase onisciente, e apto portanto a recolher [...] todos os gozos e todos os proveitos que resultam de Saber e Poder... [...]
Este conceito de Jacinto impressionara os nossos camaradas de cenáculo, que [...] estavam largamente preparados a acreditar que a felicidade dos indivíduos, como a das nações, se realiza pelo ilimitado desenvolvimento da Mecânica e da erudição. Um desses moços [...] reduzira a teoria de Jacinto [...] a uma forma algébrica:
E durante dias, do Odeon à Sorbona, foi louvada pela mocidade positiva a Equação Metafísica de Jacinto.
Eça de Queirós, A cidade e as serras.
(FUVEST 2014 1° FASE) Sobre o elemento estrutural “oni”, que forma as palavras do texto “onipotente” e “onisciente”, só NÃO é correto afirmar: