(UNESP) Na Copa Libertadores da América de 2012, o time do Santos perdeu de 2 a 1 para o Bolívar, da Bolívia, em La Paz. O fraco desempenho físico do time santista em campo foi atribuído à elevada altitude da cidade, onde os jogadores desembarcaram às vésperas do jogo. Duas semanas depois, jogando em Santos, SP, o time santista ganhou do Bolívar por 8 a 0. Considerando a pressão atmosférica, a mecânica e a fisiologia da respiração e, ainda, o desempenho físico dos jogadores do Santos nesses dois jogos, é correto afirmar que em Santos a pressão atmosférica é
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Quais foram as formas de resistência e estratégias utilizadas pelos negros para resistirem à escravidão?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Leia a tira e resolva a questão.
O efeito de humor da tira é obtido pela
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho a seguir referente ao Tratado de Versalhes.
“Isto não é a paz. É apenas um armistício válido pelos próximos vinte anos.” Mesmo com o veto às exigências de Clemenceau (a quem apelidou de “Napoleão” e “Jesus Cristo”), Lloyd George achou a carta em demasiado pesada – suas exigências poderiam, ao invés de apaziguar a Alemanha, incitá-la ainda mais contra os aliados. E é esse o único ponto que parece ter se tornado unanimidade em Versalhes. O indefinido futuro europeu ao fim da “guerra para acabar com todas as guerras” toma ares sombrios. Seja nas palavras de Lloyd George, já antecipando novos problemas com a Alemanha, ou no clamor da publicação holandesa Algemeen Handelsblad, cujo editorial grita que “a Alemanha acorrentada e escravizada será sempre uma ameaça à Europa”, todos têm em mente um só pensamento – e ninguém melhor que o supremo comandante aliado, marechal Ferdinand Foch, para externá-lo. Com seu pragmatismo característico, ele sentenciou, após a notícia da assinatura do Tratado de Versalhes: “Isto não é a paz. É apenas um armistício válido pelos próximos vinte anos.”
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/historia/primeira-grande-guerra-mundial/1919-junho-nova-europa/assinatura-tratado-versalhes-cerimonia-criticas.shtml>. Acesso em: 23 out. 2012.
Retire do texto os temores das autoridades em relação ao Tratado de Versalhes.
Explique de que forma tais temores foram confirmados.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia as duas versões da lenda do folclore brasileiro: O Lobisomem.
Versão 1
Diz a lenda que quando uma mulher tem sete filhas e o oitavo filho é homem, esse menino será um Lobisomem. Sempre pálido, magro e de orelhas compridas, o menino nasce normal. Porém, logo que ele completa 13 anos, a maldição começa. Na primeira noite de terça ou sexta-feira, depois do aniversário, ele sai à noite e vai até uma encruzilhada. Ali, no silêncio da noite, se transforma em Lobisomem pela primeira vez, e uiva para a lua. Daí em diante, toda terça ou sexta-feira, ele corre pelas ruas ou estradas desertas com uma matilha de cachorros latindo atrás. Antes de o Sol nascer, quando o galo canta, o Lobisomem volta ao mesmo lugar de onde partiu e se transforma outra vez em homem. Quem estiver no caminho do Lobisomem, nessas noites, deve rezar três Ave-Marias para se proteger. Para quebrar o encanto, é preciso chegar bem perto, sem que ele perceba, e bater forte em sua cabeça.
Versão 2
Para virar Lobisomem, o homem se espoja numa encruzilhada onde os animais se deitam para descansar. Conta-se que o Lobisomem sai à procura de meninos pagãos e, quando os encontra, bebe seu sangue. De acordo com a lenda, ele é uma pessoa que foi amaldiçoada pelo pai, padrinho ou padre. Quando a pessoa é branca, vira um cachorrão preto e quando é negra, vira um cão branco. Dizem que ele sai às noites de quinta para sexta-feira. Para quebrar seu encanto, basta que alguém faça nele um pequeno ferimento do qual saia pelo menos uma gota de sangue. Ou ainda, acerte-o com uma bala untada com cera de vela que queimou em três missas de domingo ou Missa-do-Galo, na meia noite do Natal.
Nas duas versões da lenda, o Lobisomem
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Em uma comunidade biológica os organismos interagem entre si nas chamadas relações ecológicas. Com respeito a estas interações, associe as colunas A e B.
A
1. Colônias
2. Inquilinismo
3. Sociedades
4. Mutualismo
5. Protocooperação
B
( ) Abelhas e vespas
( ) Liquens
( ) Bromélias, orquídeas
( ) Corais
( ) Anêmonas do mar e caranguejo-eremita
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.