(IFSC) Sobre sistema respiratório, assinale a alternativa CORRETA.
Questões relacionadas
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
Disponível em: https://noticias.uol.com.br. Acesso em: 13 jun. 2018 (adaptado).
Os aspectos físicos apresentados originam-se da atuação da força natural de
- História | Geral
Em 2015, o noticiário internacional deu grande destaque à Grécia, país europeu que vivia uma grave crise econômica e convocou a população para decidir, via referendo, as medidas que deveriam ser adotadas pelo governo para gerir a crise. Parte da imprensa destacou o caráter democrático de tal medida e, em muitos textos, lembrou que os gregos foram os criadores da democracia.
Assinale a alternativa que indica corretamente quais são as principais diferenças entre as concepções de democracia na Antiguidade grega e no mundo contemporâneo.
- Química | A. Cálculos Químicos
(UNIT) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, aprovou resolução que reduz os limites de iodo adicionado no sal de consumo humano, NaCl. De acordo com a Agência, há indícios de que o consumo excessivo da substância química possa aumentar o número de casos de hipotireoidismo e tireoidite de Hashimoto. A norma anterior aprovada pela ANVISA recomendava a faixa entre 20,0mg e 60,0mg de iodo adicionado por kg de sal. Com a nova resolução, a faixa permitida passa para entre 15,0mg e 45,0mg. A adição de iodo ao sal de cozinha previne a deficiência na oferta de alimentos ricos em iodo em várias áreas do país. O processo de iodação do sal é uma medida adotada em todo o mundo com objetivo de prevenir distúrbios, como retardo mental grave e irreversível, surdo-mudez em crianças, anomalias congênitas e bócio.
As informações referidas no texto e os dados apresentados na tabela e suas relações com a ingestão diária desse nutriente permitem afirmar:
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UNIPÊ) Sabia-se há muitos anos que pessoas retiradas do mar por um helicóptero de salvamento corriam risco de sofrer o colapso pós-salvamento; embora vivas e aparentemente nada sofrendo quando na água, sofriam uma parada cardíaca assim que suspensas até o helicóptero. Compreendeu-se que a redistribuição do sangue durante a imersão na água reduzia a quantidade de sangue que fluía para os membros inferiores e permitia que eles se resfriassem, chegando a uma temperatura muito inferior que a do centro do corpo. Até poucos anos atrás, a maioria das pessoas era salva na vertical, usando um cinto que lhes envolvia o tórax sob os braços; consequentemente, quando a vítima emergia da água, havia um fluxo imediato de sangue para as pernas, onde ele esfriava rapidamente e assim, ao retornar ao coração, induzia uma parada cardíaca. A solução foi passar um segundo cinto sob as pernas da vítima, o que permitia que a pessoa fosse içada na horizontal, evitando assim a redistribuição do sangue, mantendo-as deitadas até que as extremidades tivessem se reaquecido gradualmente.
(ASHCROFT, 2001, p.76-9).
Em relação aos conceitos fisiológicos humanos contidos nas informações presentes no texto, é correto afirmar:
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
(UEMG) Em 28 de junho de 2014, foram completados 100 anos do assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império da Áustria - Hungria, e sua esposa, Sofia, em Saravejo, fato esse que desencadeou a 1ª Guerra Mundial. A imagem a seguir mostra os remanescentes das trincheiras e das explosões de bombas, semelhantes a cicatrizes em um campo aberto, na localidade de Beumont Hamel, na França.
O que foi uma terra totalmente devastada, à época, hoje se vê recuperada e coberta de vegetação. O fenômeno biológico que permitiu tal recuperação é conhecido como