(UEG) A pressão atmosférica na superfície terrestre, que é de 1,033 kg/cm² dobra a cada dez metros de profundidade de mergulho na água. Sobre os riscos de traumas causados por acidentes subaquáticos, considera-se o seguinte
Questões relacionadas
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
Os hormônios atuam em rede na integração de diferentes órgãos e sistemas fisiológicos de um indivíduo. O estrogênio, por exemplo, além de determinar as características sexuais também induz o amadurecimento dos órgãos genitais e promove o ímpeto sexual. Esse hormônio é produzido principalmente pelo (a):
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Leia o texto a seguir e responda a questão.
Pesquisa aponta que aves estão maiores devido à mudança do clima
Asas e volume do corpo apresentam mudanças, afirma cientistas dos EUA.
Desaparecimento de espécies vegetais pode ter afetado dieta de animais.
Do Globo Natureza, em São Paulo Pesquisadores da Universidade Estadual de San Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos, analisaram espécies de aves desta região e detectaram que os pássaros estão cada vez maiores em decorrência da mudança climática. Os biólogos verificaram 14.735 espécimes recolhidas entre 1971 e 2010 e constataram que as asas das aves têm crescido mais, além de constatarem aumento na massa desses animais. Segundo a pesquisa, publicada na revista “Global Change Biology”, os cientistas acreditam que a mudança do clima alterou o tamanho do corpo devido a uma regra ecológica conhecida como “Regra de Bergmann”, que diz que os animais ficam maiores em latitudes mais altas. Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/11/pesquisa-aponta-que-aves-estao-maiores-devido-mudanca-do-clima.html
Enunciado:
Analise o título do texto.
"Pesquisa aponta que aves estão maiores devido à mudança do clima"
O texto conta um fato ocorrido, e por isso utiliza verbos no tempo passado. No título, o verbo aparece no presente porque
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
As dicotiledôneas apresentam __________ e __________, o que lhes permite crescimento secundário.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.01 Coesão Textual: Pronomes Anafóricos e Catafóricos
Leia o texto a seguir para responder as questões.
O lobo guará
Devido às suas pernas longas e finas parece mais uma raposa do que um lobo. É o maior mamífero carnívoro da América do Sul. Sua altura nos ombros chega a 87 centímetros. O corpo é coberto de pelos cor de ferrugem,e os pelos dorsais, atrás da cabeça, ficam em pé quando o animal está excitado. As partes inferiores das pernas, a extremidade da cauda e o focinho do guará são negros. O comprimento incomum das pernas facilita a tarefa de subir morros.
O lobo guará é solitário, tem hábitos noturnos e alimenta-se de pequenas cutias, pacas, aves, répteis, frutas, mel, cana-de-açúcar, peixes, moluscos e pequenos insetos. Veloz e ágil, salta longe para apanhar a presa e consegue localizá-la de longe, graças à sua altura. Selvagem e medroso, o guará evita lugares mais habitados e raramente ataca carneiros ou cabras dispersos no mato, mas chega a capturar galinhas junto às casas isoladas. O guará é um animal pouco agressivo. Reúnem-se em casais apenas durante o período de reprodução.
Hoje restam apenas alguns milhares de espécimes nas planícies de Mato Grosso. Praticamente desapareceu das serras e dos pampas. Vive em média 13 anos.
Disponível em: www.curiosidade animal.com/mamífero_loboguara._sthml /adaptado.Acesso em: 08 out. 2012.
Leia a frase a seguir.
“Devido às suas pernas longas e finas parece mais uma raposa...”
Identifique o referente do pronome suas na frase apresentada.
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(UNIT) O preço da soja é definido internacionalmente, mas não considera que, para se produzir cada saca, são aplicadas generosas doses de agrotóxicos que permanecem no ambiente natural – e no ser humano – por anos ou mesmo décadas. “Ao final das contas ,quem paga pela intoxicação dos trabalhadores e pela contaminação ambiental é a sociedade”. [...] Estão registrados no mercado brasileiro 434 ingredientes ativos, que, combinados, resultam, em pelo menos 2.400 formulações de agrotóxicos amplamente utilizadas em nossas lavouras. O cardápio é eclético: inseticidas, fungicidas, herbicidas, nematicidas, acaricidas, rodenticidas, moluscidas, formicidas e por aí vai – os responsáveis pela regulação e controle de tais produtos são os ministérios da Saúde (MS), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Meio Ambiente (MMA). [...] O mematidofós, poderoso genotóxico e neurotóxico, já proibido na Europa, China, Índia e Indonésia, é usado principalmente em plantações de alface e tomate e sua comercialização, por aqui, só foi proibida em junho de 2012. [...] Dados da Anvisa levantados em 2010 apontam que, pelo menos, um terço das 2488 amostras de frutas, verduras e legumes coletadas foram consideradas insatisfatórias. “Encontramos diversas irregularidades, como quantidades de agrotóxicos muito acima do permitido, presença de ingredientes ativos inapropriados para a cultura em que foram detectados, além de produtos proibidos pela legislação”. Alerta máximo para o pimentão (teve 91% das amostras com níveis de toxicidade acima do permitido, pepino (57%), alface (54%) e cenoura (49%). [...] “A humanidade domina a agricultura há, pelo menos, 10 mil anos, e o modelo imposto no século 20 vem apagando a herança e o acúmulo de conhecimento dos métodos tradicionais”. Defende-se que precisamos de outra estrutura agrária — baseada em propriedades menores, com produção diversificada e privilegiando mercados locais, contemplando a conservação da biodiversidade. “Monoculturas são grandes desertos verdes”. “A agroecologia, portanto, requer uma mudança paradigmática no modelo agrário, que resultaria, na verdade, em uma mudança cultural. ”
(KUGLER, 2012. p. 21-24)
A análise das informações, fundamentada em conhecimentos da Biologia, permite afirmar: