(UNIT) A primeira lei da termodinâmica estabelece que a variação da energia interna de um sistema é dada por ∆U = Q - W, sendo Q o calor trocado pelo sistema e W o trabalho realizado. Se um gás ideal sofre uma compressão isocórica, então:
Questões relacionadas
- Física | 4.3 Refração da Luz
Ao ser emitida por uma fonte, uma luz monocromática, cujo comprimento de onda no ar é λ0, incide no olho de uma pessoa. A luz faz o seguinte percurso até atingir a retina: ar – córnea – humor aquoso – cristalino – humor vítreo. Considerando que o índice de refração do ar é n0 = 1,00, da córnea é n1 = 1,38, do humor aquoso é n2 = 1,33, do cristalino é n3 = 1,40 e do humor vítreo é n4 = 1,34 e que λ1, λ2, λ3 e λ4 são os comprimentos de onda da luz na córnea, no humor aquoso, no cristalino e no humor vítreo, respectivamente, assinale a alternativa correta.
- Matemática | 05. Matrizes
(MACKENZIE) Considere a matriz Se a e b são números reais não nulos e det(M) = 0, então o valor de 14a2 – 21b2 é igual a:
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
Um brinquedo eletrônico tem três teclas nomeadas A, B e C, e um visor no qual aparece um número inteiro x.
Quando se aperta a tecla A, o número do visor é substituído por (2x + 3). Quando se aperta a tecla B, o número do visor é substituído por (2x – 1). Quando se aperta a tecla C, o número do visor é substituído por x2. No visor, está o número 4, e são apertadas exatamente quatro teclas, consecutivamente, sendo a última, a tecla A. Ao se apertar a 1ª tecla, apareceu no visor um número primo; ao se apertar a 2ª tecla, apareceu no visor um número quadrado perfeito e, ao se apertar a 3ª tecla, apareceu no visor um número cuja soma dos algarismos é igual a 8.
Assim, ao se apertar a última tecla, A, apareceu no visor, o número
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
- Imagens sugeridas no item 1 do desenvolvimento xerocadas em tamanho A4 em preto e branco.
- Cartolina branca no tamanho A4.
- Cola
- Lápis grafite 2B.
- Borracha
- Lápis de cor.
Desenvolvimento:
1 - Imprima as imagens a seguir em preto e branco e retire delas uma parte, recortando do todo um fragmento e distribua para as crianças a imagem incompleta colada sobre a cartolina. Use recortes estratégicos na imagem deixando espaço para que as crianças a completem como quiserem e, caso repita as imagens para mais de um aluno, mude o lugar do recorte. Recorte janelas retangulares.
Disponível em: <http://pt.gdefon.com/download/paisagem_mar_trpicos_bangal_pedra/391927/2560x1600>.
Acesso em: 10 mar. 2014.
Disponível em: <http://designhdbrasil.blogspot.com.br/2012/02/wallpapers-paisagens.html>. Acesso em: 10 mar. 2014.
Disponível em: <http://www.imagenshd.net/12-imagens-de-paisagens/imagens-hd-paisagens-11/>. Acesso em: 10 mar. 2014.
Disponível em: <http://www.panoramio.com/photo/1563543>. Acesso em: 10 mar. 2014.
2 - Entregue para cada criança a imagem faltando um pedaço, colada sobre a cartolina branca e proponha às crianças desenharem o que quiserem no lugar que está em branco na imagem.
3 - Depois de desenhadas pelas crianças, recolha as imagens e coloque sobre cada desenho um papel sulfite branco, na mesma medida da janela que eles desenharam, de forma que este papel possa ser levantado, como se fosse uma aba sobre o desenho.
4 - Monte os desenhos sobre colorset colorido com margem de 7cm e monte uma exposição.
5 - Proponha aos alunos uma visita à exposição dos desenhos a fim de que eles levantem as abas que estão sobre os fragmentos que completaram com seu próprio desenho e descubram o que os colegas desenharam.
5 - Em seguida, numa rodinha, explore com eles a totalidade da experiência:
- O que eles sentiram quando viram a imagem faltando um pedaço? E quando a proposta de completar o desenho foi feita? O que sentiram? Foi difícil decidir? Como eles fizeram a escolha do que iam desenhar? E no momento da exposição, como foi a surpresa? Eles gostaram do resultado? Do que eles mais gostaram? Do que não gostaram? Se eles tivessem visto o pedacinho que faltava, ficaria mais fácil? Seria mais criativo ou menos criativo?
- Será que um artista passa por isto quando está construindo uma obra? Será que ele sabe o tempo todo o que ele fará em seguida no seu trabalho? O que será que ajuda o artista a decidir? Será que o modo como ele vê o mundo interfere no que ele faz? Como? Será que, ao olhar uma obra de arte, pensamos no processo que o artista desenvolve enquanto faz seu trabalho? Nas dificuldades que ele enfrenta?
6 - Anote o que puder desse encontro, dessa conversa e monte uma bela exposição unindo os depoimentos recolhidos, as imagens produzidas pelos alunos e os recortes que pertencem a cada imagem e que foram retirados. Sugiro como título da exposição: "Criar é olhar para o que vejo dentro de mim".
Observações:
Montagem da autora
Aqui uma sugestão da localização de um recorte e do formato e tamanho deste.
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
A combustão completa de combustíveis fósseis produz água e dióxido de carbono (CO2, massa molar 44 g.mol−1). A União Europeia estabeleceu, desde 2012, limite de emissão veicular de 130 g de CO2 por quilômetro rodado (valor aplicável a uma média de veículos de um mesmo fabricante), tendo como penalidade multa, caso o fabricante ultrapasse a meta. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos com cerca de oito carbonos em sua composição, incluindo isômeros do octano (C8H18). Considere que em uma cidade o consumo médio diário dos carros de um fabricante seja de 10 km.L−1 de gasolina, formada apenas por octano (massa molar 114 g.mol−1) e que sua densidade seja 0,70 kg.L−1.
A diferença de emissão de CO2 dos carros desse fabricante em relação ao limite estabelecido na União Europeia é