(UEMG) Crianças e adultos, geneticamente predispostos, ao ingerirem glúten (mistura de proteínas que se encontram naturalmente no endosperma de sementes de gramíneas) iniciam a produção de anticorpos que atacam o próprio epitélio intestinal. Esse ataque resulta na perda das microvilosidades intestinais que desencadeia um conjunto de sinais e sintomas conhecidos como Doença Celíaca. A figura abaixo demonstra o epitélio de indivíduos normais e as alterações que ocorrem em indivíduos portadores de Doença Celíaca.
Os portadores de Doença Celíaca ficam predispostos a desenvolverem
Questões relacionadas
- História | 3.2 Era Vargas
A charge anterior tem como principal objetivo apresentar uma imagem de Vargas relacionada à
- Geografia | 1. Introdução ao Pensamento Geográfico
O que o homem vê é apenas sua forma e aparência, não distinguindo pelo olhar o que a constitui. A percepção que estimula a visão representa apenas a entrada na análise que desvela o conteúdo. Para adentrar seu significado, é necessário ultrapassar a forma vista, o seu aspecto visível, sendo necessário ultrapassar a aparência para conhecer a sua essência ou gênese. É necessário, para isso, compreender a dinâmica da produção de uma sociedade historicamente organizada.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. 3. ed. São Paulo: HUCITEX, 1994.
A qual categoria fundamental de análise da Geografia o texto se refere?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.5 Conjunção
Leia o texto a seguir para responder as questões.
Celular: mocinho ou vilão?
[...] A cada dia novas tecnologias são lançadas no mercado e essa efemeridade provoca uma popularização de seu uso. Esse é o caso do celular, que até a década passada era considerado um artigo de luxo, mas passou a fazer parte da vida das pessoas, independentemente da sua classe social. Entretanto, na medida em que se torna acessível essa tecnologia, torna relevante a preocupação quanto aos limites de sua utilização.
O celular, cuja função inicialmente era a de realizar e receber chamadas, passou a ser um aparelho versátil, dotando-se de utilidades como a de fotografar, filmar, assistir a vídeos, acessar a internet, entre outras funcionalidades. [...] Embora nem sempre todos os recursos disponíveis sejam utilizados a contento.
Diante da infinidade de recursos, a utilização do celular vem sendo discutida por educadores, em virtude de este ser visto como um meio de dispersar a atenção em sala de aula [...].
Não cabe ao Estado disciplinar o uso dos celulares, mas aos próprios pais educarem seus filhos e se educarem quanto ao uso ético do aparelho e, ainda, à escola delimitar suas regras. Proibir o uso seria medida insana, devido à indiscutível relevância do celular na atualidade. [...]
Portanto, o celular não pode ser considerado vilão, mas é vilã sua utilização imprópria. Deve esse aparelho nos servir nos momentos convenientes. É necessário que tenhamos maturidade para usá-lo e isso implica dizer que, para presentear nossos filhos com um aparelho, devemos saber se estes já podem utilizá-lo com consciência. Assim, cabe aos pais e à escola regulamentar o uso e aplicar medidas que visem corrigir vícios decorrentes do uso indiscriminado do celular.
Disponível em http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/redacao/ult4657u631.jhtm. Acesso em 16 dez 2013.
A) Retire do texto um argumento que seja introduzido por uma conjunção.
B) Avalie se o argumento defende a tese favorável ou contrária ao uso do celular nas escolas e salas de aula.
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
(G1 - IFCE) Observe a seguinte ilustração.
Analisando-se todos os elementos contidos na imagem e considerando-se os conceitos de níveis de organização em biologia, a figura representa
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Uma coisa sobre o futuro do mercado é certa: ele será marcado por mudanças, impulsionadas pelos avanços tecnológicos – que “avançam” cada vez mais rápido. Para se manterem competitivos em um cenário de completa imprevisibilidade, as empresas e as pessoas precisam se adaptar. Entre as competências que se mostram cada vez mais necessárias está a habilidade de resolução de problemas.
Sua relevância se dá por alguns motivos. Primeiro, em meio às incertezas, há um fato garantido, que é o surgimento de novos problemas. Com esses novos problemas, o mundo precisará de profissionais aptos para os resolverem. Segundo Luiz, sócio e líder da área de inovação da FALCONI as tendências futuras apontam para a valorização de um profissional “resolvedor de problemas adaptativo criativo”.
Disponível em: https://www.napratica.org.br. Acesso em: 25 ago. 2020.
A abordagem sobre o futuro do mercado revela ao leitor que