(FGV) PLANTA OU ANIMAL? CONHEÇA ALGUNS DOS MISTÉRIOS DOS CERIANTOS, ESTES SERES TÃO DIFERENTES DAS DEMAIS ESPÉCIES MARINHAS.
("Terra da Gente", agosto de 2008)
Os ceriantos são do filo Cnidaria, o mesmo das águas vivas e das anêmonas marinhas. Deste modo, é correto dizer que os ceriantos:
Questões relacionadas
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
Assinale a opção que apresenta a associação correta de dados — denominação, núcleo, tipo, função e origem, nesta ordem — relacionados aos leucócitos.
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(UNIT) Em certa espécie de mamífero, o alelo que determina pelos pretos é autossômico e dominante sobre o alelo que determina pelos brancos. Do cruzamento entre indivíduos heterozigotos resultaram 240 filhotes, dos quais 180 apresentavam pelos pretos. Entre esses últimos, o número esperado de heterozigotos é:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O solo A morte do cisne, criado em 1905 pelo russo Mikhail Fokine a partir da música do compositor francês Camille Saint-Saens, retrata o último voo de um cisne antes de morrer. Na versão original, uma bailarina com figurino impecavelmente branco e na ponta dos pés interpreta toda a agonia da ave se debatendo até desfalecer.
Em 2012, John Lennon da Silva, de 20 anos, morador do bairro de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, elaborou um novo jeito de dançara coreografia imortalizada pela bailarina Anna Pavlova. No lugar de um colã e das sapatilhas, vestiu calça jeans, camiseta e tênis. Em vez de balé, trouxe o estilo popping da street dance. Sua apresentação inovadora de A morte do cisne, que foi ao ar no programa Se ela dança, eu danço, virou hit no YouTube.
Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 18 jun. 2019 (adaptado).
A forma original de John Lennon da Silva reinterpretar a coreografia de A morte do cisne demonstra que
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Paula tem 2 consultas marcadas neste prédio. O dentista é no 10º andar e o médico no 6º andar. A consulta com o médico acontecerá primeiro.
Enunciado:
1. Localize os andares onde serão as consultas e marque-os com um X.
2. Quantos andares ela deverá subir para chegar ao dentista?
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
Experimentos feitos na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostraram que, ao serem submetidas a uma situação de estresse crônico, células normais da pele sofrem mudanças no padrão de expressão dos genes e acabam se transformando em células de melanoma. A transformação é progressiva. Primeiro, os melanócitos (células produtoras de melanina) adquirem características alteradas, como as encontradas em lesões pré-malignas. Depois, tornam-se células de melanoma não metastático, um tipo de câncer menos agressivo. E, por fim, tornam-se células de melanoma metastático.
TOLEDO, K. Condição adversa faz célula normal da pele se transformar em melanoma. Agência FAPESP. 17 out. 2014.
Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 15 dez. 2019 (adaptado).
A ocorrência dessa transformação celular está relacionada ao(à)