(UFG) Uma das competições dos X-games são as manobras dos esqueitistas em uma rampa em U. Um atleta parte do repouso do topo da rampa e através do movimento do seu corpo, de peso 800 N, consegue ganhar 600 J a cada ida e vinda na rampa, conforme ilustração a seguir.
Desprezando as perdas de energia e o peso do skate, o número mínimo de idas e vindas que o atleta deve realizar para atingir uma altura (h) de 3 m acima do topo da rampa é:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Observe a imagem.
Enunciado:
Com base em seus conhecimentos, escolha o título que seja mais adequado à imagem apresentada.
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
Há muitas, quase infinitas maneiras de ouvir música. Entretanto, as três mais frequentes distinguem-se pela tendência que em cada uma delas se torna dominante: ouvir com o corpo, ouvir emotivamente, ouvir intelectualmente.
Ouvir com o corpo é empregar no ato da escuta não apenas os ouvidos, mas a pele toda, que também vibra ao contato com o dado sonoro: é sentir em estado bruto. É bastante frequente, nesse estágio da escuta, que haja um impulso em direção ao ato de dançar.
Ouvir emotivamente, no fundo, não deixa de ser ouvir mais a si mesmo que propriamente a música. É usar da música a fim de que ela desperte ou reforce algo já latente em nós mesmos. Sai-se da sensação bruta e entra-se no campo dos sentimentos.
Ouvir intelectualmente é dar-se conta de que a música tem, como base, estrutura e forma. Referir-se à música a partir dessa perspectiva seria atentar para a materialidade de seu discurso: o que ele comporta, como seus elementos se estruturam, qual a forma alcançada nesse processo.
Adaptado de J. Jota de Moraes, O que é música.
(FUVEST 2008 1ª FASE) Considere as seguintes afirmações:
I. Ouvir música com o corpo é senti-la em estado bruto.
II. Ao ouvir-se música emotivamente, sai-se do estado bruto.
Essas afirmações articulam-se de maneira clara e coerente no período:
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Texto base: O quadrilátero ACBD seguinte é um losango cuja medida de seu ângulo obtuso é 108º.
Enunciado:
Sabendo-se que os segmentos CF e DF são bissetrizes dos ângulos e , respectivamente As medidas dos ângulos internos do triângulo CFD são:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UESB) O desastre ambiental causado pelo vazamento do petróleo no Golfo do México, no dia 20 de abril deste ano, devido à explosão de uma plataforma de exploração de petróleo da British Petroleum revela que os riscos ligados à exploração petrolífera são muito grandes e que as empresas envolvidas não detêm tecnologia para conter os vazamentos. Os cálculos estimados do fluxo de vazamento de petróleo sugerem que esse seja o pior desastre ecológico da história dos Estados Unidos.
(EUA confirmam..., 2010).
Analise as alternativas a seguir relacionadas aos impactos ambientais ocasionados pelo derramamento de petróleo no meio ambiente e possíveis alternativas à sua descontaminação, identificando-as como verdadeiras V ou falsas F.
( ) As aves aquáticas, ao tentarem limpar as suas penas do petróleo, poderão ingerir essa substância que, devido à sua toxicidade, pode acarretar danos aos órgãos internos desses animais.
( ) Muitos pássaros são afetados pelo vazamento de petróleo, pois têm as suas penas recobertas por esta substância o que dificulta a regulação da sua temperatura corporal.
( ) A utilização de micro-organismos capazes de degradar o petróleo, proveniente de vazamentos, seria uma alternativa viável para se reduzir os danos causados ao meio ambiente.
( ) A cobertura de petróleo derramado que recobre a superfície dos mares dificulta a captação de energia solar pelo fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(UNICAMP) A "maravilha" (Mirabilis jalapa) é uma planta ornamental que pode apresentar três tipos de fenótipo: plantas com ramos verde-escuro, plantas com ramos brancos e plantas mescladas. Plantas mescladas possuem ramos verde-escuro, ramos brancos e ramos variegados. Como mostra a figura a seguir, todas as células de ramos verde-escuro possuem cloroplastos normais (com clorofila). Todas as células de ramos brancos possuem cloroplastos mutantes (sem clorofila). Ramos variegados contêm células com cloroplastos normais, células com cloroplastos mutantes e células com ambos os tipos de cloroplasto.
Na formação de sementes, os cloroplastos são herdados apenas dos óvulos. A progênie resultante da fertilização de óvulos de flores presentes em um ramo variegado com pólen proveniente de flores de um ramo verde-escuro conterá