(UFG) Em 2008, foi constatado que, desde 1950, o planeta perdeu, efetivamente, 19% da área de recifes de coral em consequência da ação antrópica. Esses ecossistemas são formados por associação simbiótica entre antozoários e zooxantelas que vivem em uma faixa estreita ao longo do gradiente oligotrófico (oceânico)/eutrófico (estuários, poluição).
Disponível em: http://cebimar.usp.br
O aumento do gradiente eutrófico coloca em risco essa interação, pois
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto.
Um discurso do Duce
Vós sabeis dizer por qual caso singular em todas as questões os socialistas italianos são contra a Itália? Vós me sabeis dizer por que estão sempre com os povos que maldizem a Itália? Com os albaneses, com os croatas, com os alemães e com todos os outros povos? Me sabeis explicar por que se grita viva a Albânia, que faz a guerra para ter Valona, que é albanesa, e não se grita viva a Itália, que faz guerra para ter Trento e Trieste, que são italianas? Mas que critério é este de ser sempre contra a Itália e de gritar sempre estupidamente “fora”?
MUSSOLINI, Benito. Discursi Politici. Milão, 1921, p. 115.
Uma das características principais do fascismo identificada no discurso de Mussolini é o(a)
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
PALAVRA – As gramáticas classificam as palavras em substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, conjunção, pronome, numeral, artigo e preposição. Os poetas classificam as palavras pela alma porque gostam de brincar com elas, e para brincar com elas é preciso ter intimidade primeiro. É a alma da palavra que define, explica, ofende ou elogia, se coloca entre o significante e o significado para dizer o que quer, dar sentimento às coisas, fazer sentido. A palavra nuvem chove. A palavra triste chora. A palavra sono dorme. A palavra tempo passa. A palavra fogo queima. A palavra faca corta. A palavra carro corre. A palavra “palavra” diz. O que quer. E nunca desdiz depois. As palavras têm corpo e alma, mas são diferentes das pessoas em vários pontos. As palavras dizem o que querem, está dito, e pronto.
FALCÃO, A. Pequeno dicionário de palavras ao vento. São Paulo: Salamandra, 2013 (adaptado).
Esse texto, que simula um verbete para a palavra “palavra’’, constitui-se como um poema porque
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
eu acho um fato interessante... né... foi como meu pai e minha mãe vieram se conhecer... né... que... minha mãe morava no Piauí com toda família... né... meu... meu avô... materno no caso... era maquinista... ele sofreu um acidente... infelizmente morreu... minha mãe tinha cinco anos... né... e o irmão mais velho dela... meu padrinho... tinha dezessete e ele foi obrigado a trabalhar... foi trabalhar no banco... e... ele foi... o banco... no caso... estava... com um número de funcionários cheio e ele teve que ir para outro local e pediu transferência prum local mais perto de Parnaíba que era a cidade onde eles moravam e por engano o... o... escrivão entendeu Paraíba... né... e meu... e minha família veio parar em Mossoró que era exatamente o local mais perto onde tinha vaga pra funcionário do Banco do Brasil e:: ela foi parar na rua do meu pai... né... e começaram a se conhecer... namoraram onze anos... né... pararam algum tempo... brigaram... é lógico... porque todo relacionamento tem uma briga... né... e eu achei esse fato muito interessante porque foi uma coincidência incrível... né... como vieram a se conhecer... namoraram e hoje... e até hoje estão juntos... dezessete anos de casados…
CUNHA, M. A. F. (Org.). Corpus, discurso & gramática: a língua falada e escrita na cidade de Natal. Natal: EdUFRN, 1998.
Na produção dos textos, orais ou escritos, articulamos as informações por meio de relações de sentido. No trecho de fala, a passagem “brigaram... é lógico... porque todo relacionamento tem uma briga”, enuncia uma justificativa em que “brigaram” e “todo relacionamento tem uma briga” são, respectivamente:
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(FUVEST 2018 1ª FASE) Muitas plantas adaptadas a ambientes terrestres secos e com alta intensidade luminosa apresentam folhas
- Biologia | 15.5 Genética de Populações
A análise genética dos bisões europeus (Bison bonasus) revelou uma diversidade genética muito baixa em suas populações, que foi atribuída a uma drástica redução de tamanho populacional, chegando muito próxima à extinção da espécie, no início de século XX. A força evolutiva que melhor explica a redução da diversidade genética nesta espécie é: