(UFSM) Milhares de anos após o último mamute lanoso caminhar sobre a tundra, os cientistas conseguiram sequenciar 50% do genoma desse animal extinto, recuperando boa parte do seu material genético.
Sobre o DNA, é possível afirmar:
I. Na molécula do DNA, são encontradas as quatro bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina e timina.
II. A ligação entre as bases complementares da dupla fita do DNA é feita através de pontes de hidrogênio.
III. Se, no filamento de DNA, houver a sequência TTTCCATGT, haverá, no seu filamento complementar, a sequência AAAGGUACA.
Está(ão) correta(s)
Questões relacionadas
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Com o objetivo de economizar papel na produção de bandeirinhas para festas juninas, Lucas pensou que, ao invés de utilizar duas folhas para criar as bandeiras, poderia usar uma folha mais comprida.
Para produzir a bandeirinha maior era necessária uma folha de 8 cm x 12 cm, e para a bandeirinha menor, uma folha de 8 cm x 8cm. Considere que as duas figuras anteriores formam, quando encaixadas, um único retângulo com medidas 8 cm x 16 cm. Utilizando folhas de 8 cm x 16 cm, a economia de pape na produção de 2000 pares de bandeirinhas corresponde a uma área de
- Geografia - Fundamental | 2.02 Tratados Ambientais
O crescimento urbano desordenado e a indústria predatória têm apresentado graves reflexos na qualidade das águas, com altos custos econômicos e sociais para a limpeza e conservação dos rios.
Analise a imagem que mostra a contaminação de um rio com dejetos químicos lançados por empresas.
Disponível em: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua7.php>. Acesso em: 29. Out. 2012
Uma medida que visa reduzir o problema retratado na imagem é
- Geografia | 3.4 Clima
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) Na figura, observa-se uma classificação de regiões da América do Sul segundo o grau de aridez verificado.
Em relação às regiões marcadas na figura, observa-se que
- História | Geral
(UNICAMP) Reproduz-se, abaixo, trecho de um sermão do bispo Cesário de Arles (470-542), dirigido a uma paróquia rural.
“Vede, irmãos, como quem recorre à Igreja em sua doença obtém a saúde do corpo e a remissão dos pecados. Se é possível, pois, encontrar este duplo benefício na Igreja, por que há infelizes que se empenham em causar mal a si mesmos, procurando os mais variados sortilégios: recorrendo a encantadores, a feitiçarias em fontes e árvores, amuletos, charlatães, videntes e adivinhos?”
(Fonte: http://www.institutosapientia.com.br/site/index.php?option=co_content&view=article&id=1397:sao-cesario-de-arles-sermao-13-parauma-paroquia-rural&catid=28: outros-artigos&Itemid=285.)
A partir desse sermão, escrito no sul da atual França, é correto afirmar que:
- Arte - Fundamental | 01. Natureza e arte
Materiais:
- Papel sulfite branco em rolo (no mínimo 3m)
- Tinta guache
- Pratinhos de plástico
- Sapatos velhos das crianças
Desenvolvimento:
1 – Acredito que seria interessante abordar com as crianças como a natureza deixa suas marcas. Seguem aqui alguns exemplos:
A água da chuva
O rastro do caracol
O golfinho no mar
A lava do vulcão
2 – Ao apresentar cada imagem o professor poderá abordar o fato de que a natureza também desenha.
3 – A natureza desenha e seus desenhos permanecem como marcas. A partir daqui é interessante levar as crianças a pensar em como o homem deixa marcas...tanto para o bem como para o mal... e como isto tem influenciado na vida do próprio homem e do planeta.
4 – Pensar também em tudo o que o homem cria para demonstrar quem ele é: os documentos, o nome, o sobrenome, a fotografia 3X4, a impressão digital, bem como em tudo que escolhemos e que está diretamente relacionado a quem somos: nossas roupas e objetos pessoais, nosso quarto, brinquedos, etc.
5 – Na arte também existem várias maneiras do artista deixar suas marcas. Ele poderá fazer isto com o desenho
( caracterizado pelo predomínio da linha) , com a pintura ( predomínio da cor), com a gravura (predomínio da matriz).
6 – A matriz na gravura é o como um carimbo. Isto significa que o artista poderá tirar quantas cópias quiser de seu trabalho.
7 – Faremos hoje um trabalho a partir de um carimbo: os nossos sapatos! Ver na página 30 do livro a marca do pé do astronauta Armstrong na superfície da Terra.
8 - Após levar as crianças para o pátio, estender o papel, colocar tintas coloridas nos pratinhos de plástico ao longo do papel aberto (de um lado e outro do papel para que nada fique sem ser usado ).
9 - Cada criança vai molhar seu sapato na tinta do pratinho e carimbar o papel deixando seu rastro.
10 – Quando fixar o trabalho na parede, o professor poderá montar a exposição dos sapatos junto à pintura.(eles poderão ser colocados no cantinho da parede, no chão, lado a lado ou sobre um aparador).
11- Olhe que belo desdobramento este trabalho poderá dar a partir dos sapatos pintados por Van Gogh:
1886
1886
1886
1887
1887
1888
1889
12 – Depois de registrar os rastros deixados por seus pés, apresentar as imagens de Van Gogh (o artista aparece na página 19 do livro). A partir daí as crianças poderão desenhar os seus sapatos (deixe que elas façam isto observando e desenhando). Busque o melhor de cada aluno, mas deixe que prevaleça sempre o modo como a criança percebe o que está vendo. Dê a ela liberdade para construir sua imagem como quiser.
Referências:
Água de chuva na erosão:
Rastro de caracol:
Vulcão:
Golfinho:
Sapatos de Van Gogh:
http://aprofessoratialilian.blogspot.com/2011/08/sapatos-arte-cultura-e-estilo.html
Sobre Van Gogh:
educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u242.jhtm
www.pintoresfamosos.com.br/?pg=vangogh