Materiais:
- Papel sulfite branco em rolo (no mínimo 3m)
- Tinta guache
- Pratinhos de plástico
- Sapatos velhos das crianças
Desenvolvimento:
1 – Acredito que seria interessante abordar com as crianças como a natureza deixa suas marcas. Seguem aqui alguns exemplos:
A água da chuva
O rastro do caracol
O golfinho no mar
A lava do vulcão
2 – Ao apresentar cada imagem o professor poderá abordar o fato de que a natureza também desenha.
3 – A natureza desenha e seus desenhos permanecem como marcas. A partir daqui é interessante levar as crianças a pensar em como o homem deixa marcas...tanto para o bem como para o mal... e como isto tem influenciado na vida do próprio homem e do planeta.
4 – Pensar também em tudo o que o homem cria para demonstrar quem ele é: os documentos, o nome, o sobrenome, a fotografia 3X4, a impressão digital, bem como em tudo que escolhemos e que está diretamente relacionado a quem somos: nossas roupas e objetos pessoais, nosso quarto, brinquedos, etc.
5 – Na arte também existem várias maneiras do artista deixar suas marcas. Ele poderá fazer isto com o desenho
( caracterizado pelo predomínio da linha) , com a pintura ( predomínio da cor), com a gravura (predomínio da matriz).
6 – A matriz na gravura é o como um carimbo. Isto significa que o artista poderá tirar quantas cópias quiser de seu trabalho.
7 – Faremos hoje um trabalho a partir de um carimbo: os nossos sapatos! Ver na página 30 do livro a marca do pé do astronauta Armstrong na superfície da Terra.
8 - Após levar as crianças para o pátio, estender o papel, colocar tintas coloridas nos pratinhos de plástico ao longo do papel aberto (de um lado e outro do papel para que nada fique sem ser usado ).
9 - Cada criança vai molhar seu sapato na tinta do pratinho e carimbar o papel deixando seu rastro.
10 – Quando fixar o trabalho na parede, o professor poderá montar a exposição dos sapatos junto à pintura.(eles poderão ser colocados no cantinho da parede, no chão, lado a lado ou sobre um aparador).
11- Olhe que belo desdobramento este trabalho poderá dar a partir dos sapatos pintados por Van Gogh:
1886
1886
1886
1887
1887
1888
1889
12 – Depois de registrar os rastros deixados por seus pés, apresentar as imagens de Van Gogh (o artista aparece na página 19 do livro). A partir daí as crianças poderão desenhar os seus sapatos (deixe que elas façam isto observando e desenhando). Busque o melhor de cada aluno, mas deixe que prevaleça sempre o modo como a criança percebe o que está vendo. Dê a ela liberdade para construir sua imagem como quiser.
Referências:
Água de chuva na erosão:
Rastro de caracol:
Vulcão:
Golfinho:
Sapatos de Van Gogh:
http://aprofessoratialilian.blogspot.com/2011/08/sapatos-arte-cultura-e-estilo.html
Sobre Van Gogh:
educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u242.jhtm
www.pintoresfamosos.com.br/?pg=vangogh