(UCS) O estômato é uma estrutura epidérmica que controla a entrada e a saída de gases da planta. Assinale a alternativa que apresenta a relação dos fatores ambientais que afetam a fisiologia do funcionamento dos estômatos.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Linguagem Verbal e Não-Verbal
Disponível em: emais.estadao.com.br. Acesso em: 22 out. 2020.
Essa campanha se destaca pela maneira como utiliza a linguagem para conscientizar a sociedade da necessidade de se acabar com o bullying. Tal estratégia está centrada no(a)
- Química | 2.6 Eletroquímica
(UNIT)
I. Ânodo: Zn(s) + 2OH−(aq) → Zn(OH)2(s) + 2e−
II. Cátodo: 2MnO2(s) + 2H2O(l) + 2e− → 2MnO(OH)(s) + 2OH−(aq)
A pilha mais utilizada no mundo é a alcalina, cuja produção supera dez bilhões de unidades ao ano. O ânodo da pilha consiste de zinco em pó misturado a um gel em contato com uma solução concentrada de hidróxido de potássio, KOH(aq). O cátodo é uma mistura de dióxido de manganês, MnO2(s), e grafite, separado do ânodo por um tecido poroso. A pilha é selada em uma embalagem de aço, como mostra a ilustração, e as reações químicas que ocorrem durante seu funcionamento são representadas pelas semiequações químicas I e II.
Levando-se em consideração essas informações e a ilustração da pilha alcalina de zinco e dióxido de manganês, é correto afirmar:
- Física
Sobre energia interna considere que 0,4 gramas de água vaporize isobaricamente à pressão atmosférica. Sabendo que, nesse processo, o volume ocupado pela água varia de 1 litro, pode-se afirmar que a variação da energia interna do sistema, em kJ, vale:
Dados: calor latente de vaporização da água = 2,3.106 J/kg
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
Os álcoois, quando reagem com permanganato de potássio, em meio ácido e com aquecimento, podem ser oxidados a aldeídos, cetonas ou ácidos carboxílicos. O álcool que, submetido às condições citadas, NÃO é capaz de reagir é o
- Química | 1.7 Gases
(UNIT) A equação que expressa a Lei dos Gases Ideais pode ser aplicada em situações em que não há transformações com uma massa gasosa ou quando a massa de um gás varia durante um determinado processo. A versatilidade da aplicação dessa equação pode ser verificada na resolução do problema: no início de uma viagem, a pressão interna de um pneu sem câmera, calibrado com nitrogênio, era de 4,0atm, a 27oC. Após algumas horas, em que foi perfurado por um prego, a pressão do pneu caiu para 3,0atm e a temperatura interna se elevou para 47oC.
Considerando-se essas informações e admitindo-se que o volume, V, do pneu é constante, a resolução correta do problema permite concluir: