Os álcoois, quando reagem com permanganato de potássio, em meio ácido e com aquecimento, podem ser oxidados a aldeídos, cetonas ou ácidos carboxílicos. O álcool que, submetido às condições citadas, NÃO é capaz de reagir é o
Questões relacionadas
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
(UNIT) Um rapaz se pendura na extremidade de uma corda de 10,0 m de comprimento, presa a um galho de árvore. Nessa situação, o rapaz oscila descrevendo um arco de 4,0 cm de comprimento. Analisando-se as afirmativas, marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Se o rapaz oscilar segundo um arco de 8,0 cm, o período de oscilação dobrará.
( ) Se o rapaz tivesse uma massa duas vezes maior do que efetivamente tem, o período de oscilação ficaria reduzido à metade.
( ) Se o comprimento da corda for reduzido a um quarto, o período de oscilação ficará reduzido à metade.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIME) Um caminhão desloca-se com velocidade constante ao longo de uma rodovia. De repente, surge à sua frente um trecho íngreme. Nessas condições, marque com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Durante a subida no trecho íngreme, a força peso realiza trabalho sobre o caminhão.
( ) O trabalho realizado pelo motor do caminhão é nulo enquanto ele estiver mantendo uma velocidade constante.
( ) A força de atrito entre o caminhão e a rodovia realiza um trabalho resistivo.
( ) A variação da energia cinética sofrida pelo caminhão é sempre igual ao trabalho da força resultante sobre o caminhão.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(ENEM 2022 1° APLICAÇÃO) Eu estava pagando o sapateiro e conversando com um preto que estava lendo um jornal. Ele estava revoltado com um guarda civil que espancou um preto e amarrou numa árvore. O guarda civil é branco. E há certos brancos que transforma preto em bode expiatório. Quem sabe se guarda civil ignora que já foi extinta a escravidão e ainda estamos no regime da chibata?
JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
O texto, que guarda a grafia original da autora, expõe uma característica da sociedade brasileira, que é o(a):
- Arte | 2. Pré-História
Pintura Rupestre.
Disponível em: http://www.fashionbubble2.com/wp-content/uploads/2008/12/cena-de-caca-pre-historica.jpg. Acesso em 2/maio/2009.
A arte é quase tão antiga quanto o ser humano. A função decisiva da arte nos seus primórdios foi a de conferir poder mágico: poder sobre a natureza, poder sobre os inimigos, poder sobre o parceiro de relações sexuais, poder sobre a realidade, poder exercido no sentido de um fortalecimento da coletividade humana. Nos alvores da humanidade, a arte pouco tinha a ver com a “beleza” e nada tinha a ver com a contemplação estética, com o desfrute estético: era um instrumento mágico, uma arma da coletividade humana em sua luta pela sobrevivência. Por exemplo, a figura apresentada de uma pintura rupestre comprova que as pinturas de animais nas cavernas tinham a função de ajudar a dar ao caçador um sentido de segurança e superioridade sobre a presa.
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Guanabara, p. 45. (adaptado).
Com base nas informações do texto, conclui-se que a arte, nos seus primórdios, tinha a função de
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(FASA) A radiação eletromagnética é uma fonte de energia que pode influenciar o funcionamento de tecidos biológicos. Estudos realizados na universidade de Colúmbia revelaram que a terapia por polos magnéticos, conhecidos por TMS, que se trata de uma técnica utilizada para induzir uma interrupção de curta duração de uma atividade normal numa área relativamente restrita ao cérebro altera rapidamente um campo magnético forte perto da área de interesse de tratamento. Com base nos conhecimentos sobre o eletromagnetismo, o campo magnético utilizado na terapia com polos magnéticos, considerados com polaridades magnéticas invariáveis, pode ser gerado por