(FMP) Há mais de 300 anos, o cientista italiano Marcello Malpighi realizou um experimento no qual ele retirou um anel de casca do tronco de uma árvore. Com o passar do tempo, a casca intumesceu na região acima do corte.
O intumescimento observado foi causado pelo acúmulo de
Questões relacionadas
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UNIFACS)
A figura representa o esquema do princípio de funcionamento de um espectrógrafo de massa. A linha interrompida da figura representa a trajetória descrita pelo feixe de partículas eletrizadas lançadas na região onde existe um campo elétrico, de intensidade E, e um campo magnético, de módulo B, ambos uniformes e posteriormente em uma região onde há apenas um campo magnético uniforme de intensidade B0.
Desprezando-se a ação do campo gravitacional e sabendo-se que a massa e a carga de cada partícula do feixe são, respectivamente, iguais, a m e q, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a charge a seguir.
O autor da charge satiriza:
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(FUVEST 2005 1ª FASE) “... a atual renovação do mercado mundial auto-regulador já enunciou veredictos insuportáveis. Comunidades, países e até continentes inteiros... foram declarados ‘supérfluos’, desnecessários à economia cambiante da acumulação de capital em escala mundial (...) o desligamento
dessas comunidades e locais ‘supérfluos’ do sistema de abastecimento mundial desencadeou inúmeras divergências... sobre ‘quem é mais supérfluo do que quem’”.
Giovanni Arrighi, O Longo Século XX, 1994
Para tal situação, contribuíram decisivamente, na década de 1980,
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UNIT) Um solenoide com comprimento de 20πcm e 200 voltas transporta uma corrente de intensidade 3,2A. Considerando-se a permeabilidade magnética do meio igual a 4π.10-7T.m/A, é correto afirmar que a intensidade do campo magnético sobre o eixo do solenoide, em mT, é igual a
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
A imagem a seguir, de Eadweard Muybridge, corresponde às primeiras experiências fotográficas de registro e estudo do movimento, que, colocadas em sequência e projetadas, poderiam simular os passos da dança com precisão. Apresente essa imagem aos alunos e outras referências similares. Há muitas foto-sequências de Muybridge registrando caminhadas, corridas, exercícios tanto com pessoas quanto com animais.
Materiais
- Projetor para exibição de imagens
- Imagens sugeridas no link abaixo
- Máquina fotográfica (se possível)
MUYBRIDGE, Eadweard. Estudos de mulher dançando, 1887,.
Disponível em: <http://whyart.pl/wp-content/uploads/2014/04/Dancing.jpg>.Acesso em: 23 mar. 2015.
Procedimentos
A atividade consiste nas seguintes etapas.1.º Apreciação das imagens sugeridas.
2.º Após a apreciação das imagens, separe os alunos em grupos. Cada grupo deve pensar em um movimento simples para representá-lo nos moldes do registro de Muybridge. Faça perguntas para que eles consigam compreender a sua proposta de trabalho.
Exemplo: como ele seria desmembrado quadro a quadro? Quando levantamos, há um movimento dos pés, depois dos joelhos e finalmente do quadril?
Cada aluno do grupo representaria uma fração do que seria a totalidade de um movimento específico.
Deixe-os fazerem as experimentações sugeridas.
1º. 3º Logo após o trabalho inicial, o grupo apresentaria aos colegas, com o próprio corpo, de maneira estática, cada etapa do movimento.
2º. 4º Fotografe os alunos no procedimento para depois montarem as sequências de movimentos criadas por vocês.
3º. 5º Os demais colegas que assistem à apresentação de cada etapa do movimento, representado de maneira estática e separadamente, deverão ser capazes de descrever do que se trata a ação completa.
4º. 6.º Discutir com os alunos as dificuldades e desafios enfrentados.