O esquema reproduz, de forma simplificada, o ciclo reprodutivo das pteridófitas. Considerando-se as informações expressas na ilustração e os conhecimentos a respeito da reprodução desse grupo vegetal, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 02. Arte e Identidade
1 - Realize uma pesquisa visual com os alunos sobre imagens de corpos humanos e monte um painel destas imagens. Não deixe intervalo entre as imagens, buscando um resultado parecido com:
Disponível em: <http://oasistalktonight.wordpress.com/tag/concurso/. Acesso em: 20 mar. 2014
2 - Comente com alunos sobre o resultado: como o corpo é visto na atualidade? O que interessa apresentar a respeito dele? O corpo é tratado mais pela aparência ou há preocupação com o que as pessoas têm em essência? Há uma ditadura em relação aos modelos que um corpo deve seguir? Como isso interfere em nossas vidas? De que modo estamos alimentando essa imagem do corpo? De que modo e em que circunstâncias algo diferente emerge do corpo? O corpo sofre? De que modo estamos alimentando o que está dentro do corpo, nossa mente, nosso espírito? Isso reflete de que forma no mundo?
3 - Em seguida, distribua a turma em grupos de 4 alunos e dê a cada grupo uma destas imagens:
KAHLO, Frida. Raízes - 1943. 35 X 50cm. Óleo sobre Metal. Coleção Particular.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u60782.shtml>. Acesso em: 20 mar. 2014.
Vênus de Milo, 130 a.C. Escultura em Mármore. 203 cm altura.
Disponível em: <http://beauarte.no.sapo.pt/escultura.htm>. Acesso em: 20 mar. 2014.
NOLDE, Emil. Conversa (com sombras).Aquarela sobre papel japonês. 24,5 X 16,8cm
Disponível em: <http://www.the-athenaeum.org/art/detail.php?ID=125740>. Acesso em: 20 mar. 2014.
MATISSE, Henry. Ícarus, 1947. Colage . 41.9 x 26 cm. Metropolitan. Nova York.
Disponível em: <http://www.metmuseum.org/collections/search-the-collections/337069>. Acesso em: 20 mar. 2014.
MALFATI, Anita. O homem de sete cores, 1915-16. Carvão e pastel s/ papel. 60,7x45cm. Col. Roberto Pinto de Souza, SP. Disponível em: <http://obrasanitamalfatti.wordpress.com/>. Acesso em: 20 mar. 2014.
2 - De posse das imagens, cada grupo deverá discutir o significado delas. O que estas imagens têm a dizer sobre o corpo? Chame a atenção do grupo de Frida Kahlo para o fato de que é um autorretrato. Como a artista se vê ali? Por quê? Nos demais artistas, o que importava? A representação do corpo simplesmente? Por que aquelas formas, aquelas cores?
3 - Proponha que eles registrem pelo menos cinco percepções diferentes sobre as imagens.
4 - Em seguida, os grupos deverão fazer uma breve pesquisa sobre os autores e as respectivas obras: cada aluno fará, individualmente, a sua pesquisa em casa, trazendo os resultados para a próxima aula.
5 - Na aula seguinte, ajude-os a organizar as informações que serão apresentadas à turma.
6 - Para concluir, proponha que cada grupo realize uma colagem a partir de jornais, na qual estejam representadas suas percepções sobre o artista e a obra, utilizando apenas palavras.
7 - As colagens deverão ser feitas a partir da imagem trabalhada inicialmente, formando, ao seu redor, uma moldura de palavras. Atenção para a composição desta moldura: as palavras deverão preencher o espaço de forma retilínea!
8 - Cada grupo apresentará para turma os resultados de seu trabalho.
- Matemática | 1.03 Frações
Um grupo de pesquisadores estava investigando as características das pessoas que, ao contrair determinada doença, não apresentam sintomas. Em uma das famílias que participaram do estudo, todos os membros contraíram a doença, mas nem todos apresentaram sintomas. No relatório final dessa pesquisa, ao exemplificar o caso dessa família, os pesquisadores dividiram a quantidade dos que tiveram sintomas pela quantidade dos que não tiveram sintomas, encontrando como resultado 0,4444...
De acordo com o informado no relatório, a quantidade mínima de pessoas dessa família é
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base:
Enunciado:
O samba apresentado, composto em 1917, revela a realidade econômica brasileira no contexto da República Oligárquica.
A) Caracterize a economia brasileira destacada na canção.
B) Explique o motivo de se afirmar na canção que “protestar eu não me arrisco”.
- História | 5.2 Renascimento Cultural
(UPF) A charge a seguir satiriza o padrão de beleza durante o Renascimento Cultural.
Sobre o conjunto de ideias e concepções que marcaram o Renascimento, é correto afirmar:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UNIFACS) Em 2003, o comitê do Nobel concedeu o Prêmio de Química ao americano Peter Agre por ter descrito o funcionamento das aquaporinas, canais formados por proteínas especiais que atravessam a membrana celular e permitem a entrada e saída de água. Agre ganhou o Nobel ao demonstrar que as aquaporinas atuam como válvulas elétricas que deixam entrar moléculas de água (carga neutra), mas barram os prótons (carga positiva). Em 2007, outros pesquisadores mostraram como, pelo mesmo canal, as células absorviam também outras moléculas eletricamente neutras, como a ureia e o glicerol.
(MING, 2010, p. 88-96).
De acordo com o modelo do mosaico fluído e com base nos conhecimentos relacionados às proteínas e seu modo de distribuição nas membranas plasmáticas celulares, é correto afirmar: