(UDESC) As vitaminas, embora não sejam produzidas pelo organismo, não são uma classe particular de substâncias, e sim uma designação geral para qualquer substância orgânica necessária ao nosso organismo, mesmo em quantidades reduzidas. Sabemos que a vitamina B5 (Ácido pantotênico) é um componente da coenzima A; a vitamina B9 (Ácido fólico) atua na síntese das bases nitrogenadas; a vitamina B12 (Cianocobolamina) atua na maturação das hemácias; vitamina C (Ácido ascórbico) atua na manutenção da integridade dos vasos sanguíneos e a vitamina K (Filoquinona) atua na coagulação do sangue.
Assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Física
(MACKENZIE) Um Drone Phanton 4 de massa 1300g desloca-se horizontalmente, ou seja, sem variação de altitude, com velocidade constante de 36km/h com o objetivo de fotografar o terraço da cobertura de um edifício de 50,0m de altura. Para obter os resultados esperados o sobrevoo ocorre a 10m acima do terraço da cobertura. A razão entre a energia potencial gravitacional do Drone, considerado como um ponto material, em relação ao solo e em relação ao terraço da cobertura é
- Geografia | 6.3 Mineração
(UECE) Atente ao seguinte excerto
“A tarde daquela quinta-feira corria como outra qualquer. Crianças na escola começavam a se agitar para o fim da aula, o senhor de idade levantava do seu costumeiro repouso, trabalhadores retornavam da jornada. Porém, de maneira abrupta, aquilo que alguns temiam se realizou. Por volta das 15 horas e 30 minutos, no município de Mariana, a estrutura da barragem de rejeitos minerários de Fundão, de propriedade da Samarco (Vale/BHP Billiton) se rompeu e aproximadamente 40 milhões de metros cúbicos de lama invadiram o leito dos rios Gualaxo do Norte, Carmo e Doce. Por meio de muita poeira e de barulhos estrondosos, as famílias que moravam à jusante receberam o anúncio. Em questão de minutos, viram aproximar de si uma montanha de lama, que arrombava as portas de casa, derrubava as paredes, arrastava as árvores e os carros. Quem conseguiu, correu com a roupa do corpo para o lugar mais alto que podia alcançar. Para trás, foram deixados animais, plantações, casas, documentos, algum retrato de família, algum brinquedo de infância, um objeto de sorte, uma carta de amor”.
Fonte: Le Monde Diplomatique Brasil. 23 de novembro de 2017. No Rio Doce, dois anos de violência e de luta. Disponível em https://diplomatique.org.br/dois-anos-deviolencia-e-luta-no-rio-doce-samarco/.
O texto acima relata um dos maiores acidentes ambientais já ocorridos no Brasil, como consequência do rompimento da barragem de Fundão (MG), em 2015. Sobre os desdobramentos desse desastre, é correto afirmar que
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
As algas marinhas podem ser utilizadas para reduzir a contaminação por metais pesados em ambientes aquáticos. Elas podem funcionar como uma “esponja biológica”, absorvendo esses poluentes. Dentro das células dessas algas, esses metais são imobilizados no vacúolo por mecanismos bioquímicos.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 21 nov. 2011 (adaptado).
Nesse processo, as algas atuam como agentes que promovem a:
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UNIT) A seleção de espécies nativas e/ou exóticas, para recuperação de ambientes degradados ou alterados, pode ser baseada no potencial de aclimatação das espécies a diferentes níveis de luminosidade. Um estudo teve como objetivo avaliar o efeito do sombreamento (0%, 30% e 50% de interceptação da radiação solar incidente) no crescimento, na alocação de biomassa e nos teores de clorofila total de plantas jovens de quatro espécies florestais de diferentes grupos ecológicos.
(ALMIDA, 2005)
A partir da análise dos gráficos, considere as proposições dadas e identifique com V as que forem verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A espécie Moreira, exigente em luz, aloca a maior parte de sua produção de biomassa para as raízes.
( ) No jatobá e na acácia, os padrões são semelhantes, sendo que, na condição de 50% de sombreamento, essas plantas investem menos em raízes e mais em caules.
( ) O fedegoso aloca cerca de 40% de sua biomassa nas raízes, sendo que não há uma diferença evidente entre os tratamentos.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
Ela é Maria. E ouviu da colega que se chamava Mariá. Ficou confusa. Maria e Mariá davam no mesmo. Mas a Mariá disse que Maria era nome de pobre, e que ela, Mariá, era da família dos Mendonça Bulhões, não podia ser Maria.
Maria foi pra casa confusa.
– Mamãe, por que eu me chamo Maria, e não Mariá?
A mãe disse que dava no mesmo, era só um acento. Como Míriam e Miriam, como José e Jose. A mãe não ajudou. Só piorou. José é homem e Jose é mulher.
Cresceu pensando que a mãe a quisera pobre, por isso não lhe deu um Mariá. Depois descobriu que a pobreza mesmo estava nessa bobagem de distinguir nome de rico e nome de pobre. Nome é dado por carinho, como um presente. A mãe estava certa. E passou a amar ser Maria.
Texto produzido para este fim.
Os sinais gráficos são fundamentais para a indicação de pronúncia quando apenas a escrita não se faz suficiente. Em “Maria e Mariá”, para se pronunciar a segunda como oxítona é preciso sinalizar com o acento agudo. Essa necessidade revela que