(UNIT) Estudos realizados pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) com a avaliação de cultivares vêm demonstrando a boa adaptação de algumas variedades de soja a essa região, de modo que essa leguminosa parece ser a melhor opção para a rotação com o milho, como já ocorre nas demais regiões produtoras em todo o território nacional.
(ESTUDOS..., 2012)
O grupo vegetal das Angiospermas, ao qual pertencem todas as variedades de soja e de milho, apresentou, ao longo de sua evolução, uma capacidade de dispersão no ambiente que foi decisiva no sucesso evolutivo e estabelecimento como grupo vegetal dominante. Pode-se mencionar como uma característica presente de forma exclusiva nesse grupo que contribuiu para o estabelecimento desse domínio a presença de:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor vai propor aos alunos uma atividade para eles entenderem de formação
de uma linha. Para isso, ele deverá ou imprimir as silhuetas abaixo ou pedir aos
alunos para criarem seus desenhos utilizando um papel preto.
- O professor vai pedir aos alunos para criar uma silhueta ou o professor pode
imprimir as que estão disponíveis no final desta atividade. Para imprimir, use um
papel mais encorpado que a folha A4 normal. Isso porque, com o uso da aquarela, o
papel mais pesado resiste melhor, não formando ondulações.
- Uma vez que tenha as silhuetas prontas, cubra-as com fita crepe a partir da parte
inferior do guarda-chuva. Isso é importante para proteger a imagem e dar o efeito
final.
- Falar com os alunos para não pressionar muito a fita crepe, para não rasgar o
desenho quando for tirar.
- Coloque a folha, já preparada em um cavalete.
- Misture as aquarelas líquidas em uma paleta e com o uso de um conta-gotas, coloque
gotas de tinta na parte superior do papel e deixe escorrer naturalmente.
- Essa é a forma correta de formar o efeito de chuva. Ao terminar, tire a fita crepe .
Fonte: http://www.criandocomapego.com/pintando-chuva-uma-atividade-de-arte-para-criancas/
OBS: Se na escola não tiver cavaletes disponíveis para todo os alunos, segue sugestão
para confecção:
Fonte: Fonte: https://www.macetesdemae.com/ideias-para-atividades-e-oficinas-em-festas-infantis-que-voce-pode-fazer-em-casa/
Silhuetas para imprimir
Fonte: http://www.criandocomapego.com/pintando-chuva-uma-atividade-de-arte-para-criancas/
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(...) Nossa circulação é dupla, sendo o trajeto “coração – pulmões – coração”, denominado circulação pulmonar (ou pequena circulação) e o trajeto “coração – sistemas corporais – coração” denominado circulação sistêmica (ou grande circulação).
Fonte: http://viajandopelomundodaciencia.blogspot.com/2010/07/sistema
circulatorio.html. Acesso em 28 ago. 2010.Com base nas informações acima e sobre o assunto sistema circulatório, é correto afirmar que:
- Física | 2.6 Hidrostática
(FUVEST 2019 1° FASE) Os grandes aviões comerciais voam em altitudes onde o ar é rarefeito e a pressão atmosférica é baixa. Devido a isso, eles têm o seu interior pressurizado em uma pressão igual à atmosférica na altitude de 2.000 m. A figura mostra o gráfico da pressão atmosférica em função da altitude.
A força, em N, a que fica submetida uma janela plana de vidro, de 20 x 30 cm2, na cabine de passageiros na altitude de 10.000 m, é, aproximadamente,
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UESC) Na indústria siderúrgica, o ferro metálico é obtido nos altos fornos a partir de minerais, a exemplo da hematita, Fe2O3(s), de acordo com o sistema em equilíbrio representado pela equação química
Uma análise dessas informações permite afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia o texto a seguir. A Internet nos deixa estúpidos: entrevista com Mark Bauerlein Por Eduardo Szklarz.
Para o americano Mark Bauerlein, é preciso tirar os jovens da rede para que passem mais tempo com os pais - e, assim, fiquem mais inteligentes.
“[...] Como a internet piora a inteligência dos jovens? Eu me refiro principalmente a 4 elementos: curiosidade intelectual, conhecimento histórico, consciência cívica e hábitos de leitura. Os jovens têm lido cada vez menos nos EUA. E estou dizendo livros, jornais e revistas, que ainda são o principal e o mais importante acesso ao conhecimento. Mas a web não pode ser útil para o conhecimento? Poderia, mas os garotos não se importam com essas coisas. Eles não visitam um site de um grande museu para ver as pinturas. Preferem visitar seu perfil pessoal na internet ou fazer upload das fotos da última festa, ou escrever em seu blog como odeiam a escola. Segundo o instituto Nielsen Media Research, 9 entre os 10 sites mais populares entre os adolescentes são redes de relacionamento. É isso que as ferramentas significam para eles: um meio social. [...] É possível tirar os jovens da internet? É possível estabelecer um momento em que eles desliguem o celular, apaguem o computador e leiam um jornal, uma revista ou um livro. Nessa “hora da leitura”, os meninos podem ler o que quiserem. Não têm que ler Jorge Luis Borges ou Moby Dick. O importante é que possam ficar sentados, sem interrupção, e focar-se no texto. Depois disso, podem voltar a jogar videogame! A ideia é colocar um muro entre eles e os amigos durante uma pequena parte do dia. Acha que isso vai dar certo? Já vem dando certo com alunos meus. Quando lhes digo que precisam passar um tempo desplugados, ou não fazer o dever com a TV ligada, vejo que eles relaxam. Acho que muitos jovens já estão cheios de tantas conexões, celulares e e-mails. Realmente gostariam de dar um tempo. Mas pense no que aconteceria. Imagine que você está na faculdade e não tem orkut. Você está fora! A pressão é enorme. É como se tivesse 5 anos e ninguém quisesse brincar com você. Weinberger também diz que mais importante do que o conhecimento é a compreensão dos fatos... Sim, concordo, mas a compreensão é um processo bastante lento. E a internet agita tanto os garotos que muitos professores nos EUA já acham difícil mandar os alunos ler um livro com mais de 200 páginas. Os adolescentes não conseguem se concentrar por muito tempo. Um argumento complexo ou um poema difícil viraram coisas irritantes para ser assimiladas. [...] Mark Bauuerlein tem 49 anos e vive com a família em Atlanta, EUA. Disponível em: <super.abril.com.br/tecnologia/internet-deixa-estupidos-entrevista-mark-b....> Acesso em 05 nov. 2014.
Enunciado:
Apesar das duras críticas feitas pelo autor, ele aponta possibilidades de conciliação entre o uso da internet e a dedicação à leitura paginada. Escreva um parágrafo relatando a experiência de “passar um tempo desplugado”.