(UNIT) Estudos realizados pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) com a avaliação de cultivares vêm demonstrando a boa adaptação de algumas variedades de soja a essa região, de modo que essa leguminosa parece ser a melhor opção para a rotação com o milho, como já ocorre nas demais regiões produtoras em todo o território nacional.
(ESTUDOS..., 2012)
O grupo vegetal das Angiospermas, ao qual pertencem todas as variedades de soja e de milho, apresentou, ao longo de sua evolução, uma capacidade de dispersão no ambiente que foi decisiva no sucesso evolutivo e estabelecimento como grupo vegetal dominante. Pode-se mencionar como uma característica presente de forma exclusiva nesse grupo que contribuiu para o estabelecimento desse domínio a presença de:
Questões relacionadas
- Física | 3.5 Gases
(UEFS) O austríaco Félix Baumgartner realizou a primeira queda livre supersônica e sem veículo motorizado da história, saltando de uma cápsula levada por um balão à estratosfera, no dia 14/10/2012. Com o salto, o piloto se tornou o primeiro ser humano a superar a velocidade do som em queda livre da estratosfera. As agências de notícia afirmam que ele chegou a pular de 39 mil metros. O tecido sintético do balão é muito delicado, de apenas 0,002 centímetros de espessura. Quando inflado, o balão chega a 213 metros de altura, e, para lançá-lo, é preciso que a velocidade do vento no topo do balão não passe de 3,3 km/h. A queda livre durou quatro minutos e 20 segundos. Depois disso, ele abriu o paraquedas e pousou com segurança. O visor do capacete do piloto tem uma película que protege da luz, porque Félix estava acima da camada de ozônio, sem proteção natural contra os raios ultravioleta. Também há um circuito de aquecimento, para evitar que o visor embace ou congele. (O AUSTRÍACO..., 2012).
No lançamento de um balão estratosférico semelhante àquele utilizado pelo piloto austríaco, o invólucro impermeável do balão é preenchido parcialmente, prevendo-se a expansão do gás a elevadas altitudes. Sabendo-se que um balão foi preenchido inicialmente com 300 mil litros de gás hélio, medidos no nível do mar, a temperatura de 27°C, quando o balão estiver a uma determinada altura, sob pressão de 1% da pressão no nível do mar e temperatura de -53°C, o volume ocupado pelo gás, em milhões de litros, será, aproximadamente, igual a
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(ITA) New York City closed several blocks of Broadway in 2009 to create a pedestrian plaza around Times Square – a much-publicized experiment that in February became permanent policy, even though it did not improve traffic flow as much as hoped. The Big Apple has also dabbled in shorter-term but larger-scale street closures, barring cars on a stretch of streets leading from the Brooklyn Bridge to Central Park on a series of summer Saturdays in 2008 and 2009. And on June 7, New York City Mayor Michael Bloomberg announced a somewhat less sexy but nonetheless significant change in the city’s infrastructure, instituting dedicated bus-only lanes on Manhattan’s East Side to speed transit up and down the island.
Each of the measures instituted in the U.S.’s largest city turns over what had been primarily automotive-ruled space to pedestrians, cyclists or mass transit. In doing so the city follows a trend that has caught on in Europe and Latin America – in some cases long ago – but that has been slow to take root in the U.S. If New York and other American cities such as Portland, Ore., prove to be on the vanguard domestically, the changes there could portend a shift in the way urbanites in the U.S. use their streets in the years and decades to come.
“It clearly is a trend,” says Lester Brown, president of the nonprofit Earth Policy Institute in Washington, D.C. “I think there are many cities that are ahead on this. Several years ago I was in Stockholm, and already there were many blocks where cars were banned.”
Brown points to Enrique Peñalosa, who served as mayor of Bogotá, Colombia, from 1998 to 2001, as a pioneer in the kinds of changes now reaching the U.S. “He’s the one who really redefined things when he took office,” Brown says. The city’s bus rapid transit (BRT) network, TransMilenio, is in many ways more like a subway system, with its own median-protected lanes and station platforms for loading and unloading passengers. Similar BRT systems have sprung up in places such as Mexico City and Ahmedabad, India, giving over lanes of the road exclusively to bus traffic.
“Thinking about why these kinds of reclamation make sense, I always talk about the spatial efficiency of walking, biking and buses,” says Paul White, executive director of the New York City nonprofit advocacy group Transportation Alternatives. “When you think about what cities are, they are defined by their density – by definition the space between buildings is limited.” The car, he adds, is the lowest density mode of transportation; that is, a person traveling by car takes up far more space than someone on a bicycle or on a bus. “In many respects cities are all the same in terms of supply and demand,” White says. “There’s always more demand for street use than there are streets.”
Looking forward, White sees a more malleable future for the way streets are used. With retractable barriers, city planners can create socalled time-flexible streets, which might be open to vehicle traffic during part of the day and pedestrian-only at other times. “You’re accommodating peak use – that could be peak deliveries in the morning and peak pedestrian use during lunchtime,” he says. “That’s something I think you’ll see more of, and something we're pushing for.”
By John Matson June 15, 2010,http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=car-free-streets,Acesso em 19/06/2010 (adapted)
As expressões em negrito nas orações a seguir, extraídas do primeiro parágrafo,
I. …even though it did not improve traffic flow as much as hoped.
II ... but nonetheless significant change in the city’s infrastructure, ... podem ser substituídas, respectivamente, por
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(UNEB) Não produzir qualquer tipo de resíduo ou poluente é o principal atributo em favor do hidrogênio como combustível para gerar energia elétrica. Ele faz funcionar células de combustível, equipamentos que produzem eletricidade sem danos ambientais. Como uma das fontes de hidrogênio é a água, uma das alternativas, em consonância com a preocupação ambiental, é o reuso da água como produção de energia renovável, utilizando esgotos e efluentes industriais. O grupo de professores da Escola de Engenharia de São Carlos/USP desenvolveu um método para produzir hidrogênio em um reator de fluxo contínuo, constantemente alimentado com rejeitos que seriam, muitas vezes, descartados sem tratamento em rios e lagoas. No sistema, bactérias anaeróbicas do gênero Clostridium, que não precisam de oxigênio para viver, aderem a partículas de polietileno dentro de um reator. Nos automóveis, movidos a células de combustível, o consumo de hidrogênio varia de 1,0 a 10,0g/km rodado, segundo um professor do grupo.
(OLIVEIRA, 2009, p. 100).
De acordo com os conhecimentos das propriedades da molécula de H2O, é correto afirmar:
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(UFJFPISM) O sal nitrato de potássio, também conhecido como salitre, é empregado como conservante na indústria de alimentos como, por exemplo, a de carnes embutidas (presunto, mortadela) para preservar as características e sua cor original. Assinale a opção correta acerca da reação de neutralização na qual o nitrato de potássio é formado.
- Filosofia | 2.1 Pré-Socráticos
Demócrito julga que a natureza das coisas eternas são pequenas substâncias infinitas, em grande número. E julga que as substâncias são tão pequenas que fogem às nossas percepções. E lhes são inerentes formas de toda espécie, figuras de toda espécie e diferenças em grandeza. Destas, então, engendram-se e combinam-se todos os volumes visíveis e perceptíveis.
SIMPLÍCIO. Do Céu (DK 68 a 37). In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996 (adaptado).
A Demócrito atribui-se a origem do conceito de