QUINO. Mafalda. Disponível em: www.nova-acropole.pt. Acesso em: 28 fev. 2013.
O inquilino citado por Mafalda era o(a)
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
A imagem da negra e do negro em produtos de beleza e a estética do racismo
Resumo: Este artigo tem por finalidade discutir a representação da população negra, especialmente da mulher negra, em imagens de produtos de beleza presentes em comércios do nordeste goiano. Evidencia-se que a presença de estereótipos negativos nessas imagens dissemina um imaginário racista apresentado sob a forma de uma estética racista que camufla a exclusão e normaliza a inferiorização sofrida pelos(as) negros(as) na sociedade brasileira. A análise do material imagético aponta a desvalorização estética do negro, especialmente da mulher negra, e a idealização da beleza e do branqueamento a serem alcançados por meio do uso dos produtos apresentados. O discurso midiático-publicitário dos produtos de beleza rememora e legitima a prática de uma ética racista construída e atuante no cotidiano. Frente a essa discussão, sugere-se que o trabalho antirracismo, feito nos diversos espaços sociais, considere o uso de estratégias para uma “descolonização estética” que empodere os sujeitos negros por meio de sua valorização estética e protagonismo na construção de uma ética da diversidade.
Palavras-chave: Estética, racismo, mídia, educação, diversidade.
SANT'ANA, J. A imagem da negra e do negro em produtos de beleza e a estética do racismo. Dossiê: trabalho e educação básica. Margens Interdisciplinar. Versão digital. Abaetetuba, n. 16. jun. 2017 (adaptado).
O cumprimento da função referencial da linguagem é uma marca característica do gênero resumo de artigo acadêmico. Na estrutura desse texto, essa função é estabelecida pela
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
Em uma das fitas de DNA de uma espécie de vírus encontram-se 90 Adeninas e 130 Citosinas. Sabendo-se ainda que nesta fita ocorre um total de 200 bases púricas e 200 bases pirimídicas, assinale a alternativa correta.
- Matemática
Hemácias de um animal foram colocadas em meio de cultura em vários frascos com diferentes concentrações das substâncias A e B, marcadas com isótopo de hidrogênio. Dessa forma os pesquisadores puderam acompanhar a entrada dessas substâncias nas hemácias, como mostra o gráfico apresentado a seguir.
Seja x a concentração de substância B no meio extracelular e y a velocidade de transporte. Observando-se o formato da curva B e os valores de x e y em determinados pontos, podemos concluir que a função que melhor relaciona essas duas grandezas é:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais necessários
- Plástico bolha. Um pedaço de 15 cm x 15 cm para cada dupla.
- Tintas confeccionadas pelas crianças ou cola colorida. Várias cores.
- Caneta hidrocor ponta grossa na cor preta. Uma para cada dupla.
- Papel com gramatura alta no tamanho A3.
- Pano para limpeza.
- Potes com água.
Procedimentos
1 º.Explique que hoje trabalharão com a mistura de cores para fazer uma pintura abstrata. As crianças já experimentaram durante o semestre, vários materiais e técnicas e agora é a hora de fazer um trabalho de verdadeiros pintores.
2 º.A atividade consiste em colocar nas bolinhas do plástico bolha, pingos de cola colorida e logo após, “carimbar” a folha com o plástico cheio de tinta, com cuidado para não borrar demais. Ir repetindo o procedimento até completar todo o fundo do papel. Poderão sobrepor as bolinhas de tinta fazendo as cores se misturarem, podem colocar o quadro em diagonal para formar novos desenhos ou usar outra maneira que quiserem.
3 º.Logo após, com a pintura bem seca, podem fazer interferências com a caneta hidrocor, unindo pontos ou pintando intervalos para conseguir mais formas interessantes.
4 º.Exponha o trabalho.
Disponíveis em: <http://www.1papacaio.com.br/modules.php?name=Sections_art&op=viewarticleart&artid=557>. Acesso em 12 dez. 2015.
- Física | 7.1 Relatividade
(UFRGS) De acordo com a Teoria da Relatividade quando objetos se movem através do espaço-tempo com velocidades da ordem da velocidade da luz, as medidas de espaço e tempo sofrem alterações. A expressão da contração espacial é dada por , onde v é a velocidade relativa entre o objeto observado e o observador, c é a velocidade de propagação da luz no vácuo, L é o comprimento medido para o objeto em movimento, e L0 é o comprimento medido para o objeto em repouso. A distância Sol-Terra para um observador fixo na Terra é Lo= -1,5 x 1011 m.
Para um nêutron com velocidade v = 0,6 c, essa distância é de