(FUVEST) Ao noticiar o desenvolvimento de mecanismos de prevenção contra a esquistossomose, um texto jornalístico trouxe a seguinte informação: “Proteína do parasita da doença “ensina” organismo a se defender dele”.
Folha de S. Paulo, 06/08/2010.
Traduzindo a notícia em termos biológicos, é correto afirmar que uma proteína, presente
Questões relacionadas
- Matemática | 15.3 Circunferência
(IME-ITA) Se P e Q são pontos que pertencem à circunferência x2 + y2 = 4 e à reta y = 2(1 - x), então o valor do cosseno do ângulo POQ é igual a:
- Geografia | 6.6 Politica Econômica
Presenciamos um imperativo das exportações, presente no discurso e nas políticas do Estado e na lógica das empresas, que tem promovido uma verdadeira commoditização da economia e do território. A lógica das commodities não se caracteriza apenas por uma invenção econômico-financeira, entendida como um produto primário ou semielaborado, padronizado mundialmente, cujo preço é cotado nos mercados internacionais, em bolsas de mercadorias. Trata-se também de uma expressão política e geográfica, que resulta na exacerbação de especializações regionais produtivas.
(Samuel Frederico. Revista Geografia, 2012. Adaptado.)
Por “commoditização do território” entende-se:
- História - Fundamental | 12. Roma Imperial
Observe a charge.
O Imperialismo é uma política
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
O diretor de uma escola convidou os 280 alunos de terceiro ano a participarem de uma brincadeira. Suponha que existem 5 objetos e 6 personagens numa casa de 9 cômodos; um dos personagens esconde um dos objetos em um dos cômodos da casa. O objetivo da brincadeira é adivinhar qual objeto foi escondido por qual personagem e em qual cômodo da casa o objeto foi escondido.
Todos os alunos decidiram participar. A cada vez um aluno é sorteado e dá a sua resposta. As respostas devem ser sempre distintas das anteriores, e um mesmo aluno não pode ser sorteado mais de uma vez. Se a resposta do aluno estiver correta, ele é declarado vencedor e a brincadeira é encerrada.
O diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os fragmentos abaixo:
I. “Mais uma vez, nós, os povos indígenas, somos vítimas de um pensamento que separa e que tenta nos eliminar cultural, social e até fisicamente. A justificativa é a de que somos apenas 250 mil pessoas e o Brasil não pode suportar esse ônus. […] É preciso congelar essas ideias genocidas. […] Nós, índios, queremos falar, mas queremos ser escutados na nossa língua, nos nossos costumes.”
TERENA, Marcos. Presidente do Comitê Intertribal Articulador dos Direitos Indígenas na ONU e fundador das Nações Indígenas.
II. “[...] A preocupação com a preservação da natureza tem feito com que muitos povos se organizem para defender seus direitos garantidos pela Constituição Federal, aprovada em 1988. Essas organizações indígenas sabem que a terra é sagrada e tudo o que for feito a ela hoje atingirá, mais cedo ou mais tarde, todas as pessoas do planeta.”
MUNDURUKU, Daniel. Coisas de Índio – versão infantil. São Paulo: Callis Editora, 2003. p. 51-52.
Vocabulário:
Ônus – peso, carga, fardo.
Genocida – o que destrói toda uma população.
Sobre os textos, assinale a alternativa correta.