(IME-ITA) Se P e Q são pontos que pertencem à circunferência x2 + y2 = 4 e à reta y = 2(1 - x), então o valor do cosseno do ângulo POQ é igual a:
Questões relacionadas
- Biologia
(UPE) Leia o texto a seguir:
A elevada prevalência de parasitos intestinais nos países subdesenvolvidos se deve, principalmente, às precárias condições de saneamento básico e ao baixo nível de escolaridade da população. Num estudo realizado com 200 escolares da periferia de Salvador (BA), os pesquisadores identificaram cinco parasitos com maior frequência. São eles: Entamoeba coli (43,5%), Ascaris lumbricóides (25%), Endolimax nana (22%), Entamoeba histolytica/E. dispar (21,5%) e Giardia duodenalis (12,0%). O resultado apontou para a necessidade de implantação de programas de educação em saúde para a prevenção de infecções parasitárias e para a adoção de medidas que melhorem o estado nutricional das crianças.
Disponível em: http://ww.revistas.ufg.br/index.php/ iptsp/article/download/16762/10208. Adaptado.
Sobre os parasitas mencionados no texto, observe a sequência a seguir que representa o seu ciclo de vida.
1. Ingerir água ou alimento contaminado.
2. Haver liberação dos ovos no intestino delgado.
3. As larvas penetram no revestimento intestinal e caem na corrente sanguínea, atingindo fígado, coração e pulmões, onde sofrem algumas mudanças de cutícula e aumentam o tamanho.
4. As larvas permanecem nos alvéolos pulmonares, podendo causar sintomas semelhantes de pneumonia.
5. Ao abandonar os alvéolos, as larvas passam para os brônquios, a traqueia, laringe e faringe.
6. Em seguida, as larvas são deglutidas e atingem o intestino delgado, no qual crescem e se transformam em vermes adultos.
7. Após o acasalamento, a fêmea inicia a liberação dos ovos.
8. Os ovos são eliminados com as fezes. Dentro de cada ovo, ocorre o desenvolvimento de um embrião que, após algum tempo, origina uma larva.
9. Ovos contidos nas fezes contaminam a água de consumo e os alimentos utilizados pelo ser humano.
É CORRETO afirmar que o ciclo de vida acima pertence, exclusivamente, à:
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
A sua intenção imediata era levantar-se silenciosamente sem ser incomodado, vestir-se e, sobretudo, tomar o breve almoço, e só depois estudar que mais havia a fazer, dado que na cama, bem o sabia, as suas meditações não levariam a qualquer conclusão sensata. Lembrava-se de muitas vezes ter sentido pequenas dores enquanto deitado, provavelmente causadas por posições incômodas, que se tinham revelado puramente imaginárias ao levantar-se, e ansiava fortemente por ver as ilusões desta manhã desfazerem-se gradualmente. Não tinha a menor dúvida de que a alteração da sua voz outra coisa não era que o prenúncio de um forte resfriado, doença permanente dos caixeiros-viajantes. Libertar-se da colcha era tarefa bastante fácil: bastava-lhe inchar um pouco o corpo e deixá-la cair por si.
KAFKA, F. A Metamorfose. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
Como estratégia de progressão do texto, o autor emprega estruturas paralelas ao recorrer à
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNIFACS) Com base nas informações do texto, admitindo-se a densidade da água decoada como sendo maior do que a da água pura, cuja densidade é igual a 1,0 g/cm³; o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10,0 m/s²; a pressão atmosférica igual a 1,0. 105 Pa e desprezando-se a viscosidade e a correnteza da água, analise as afirmativas, marcando com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O corpo de um peixe sem vida que afunda na água decoada realiza um movimento acelerado sob a ação da força resultante igual ao peso menos empuxo
( ) Um peixe que se encontra a 10,0 m de profundidade de um rio de água decoada fica submetido à pressão hidrostática, que se iguala à pressão atmosférica.
( ) Um peixe que sobe à superfície e coloca a cabeça para fora da água fica praticamente em repouso, e, nesse instante, o módulo do seu peso é igual ao módulo do empuxo que a água exerce sobre a parte do corpo submerso.
Após análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Atualmente, as famílias são organizadas de forma muito diferente. Desenhe três famílias bem diferentes e faça uma legenda mostrando por que essas famílias são diferentes.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
O 2,4-dinitrofenol (DNP) é conhecido como desacoplador da cadeia de elétrons na mitocôndria e apresenta um efeito emagrecedor. Contudo, por ser perigoso e pela ocorrência de casos letais, seu uso como medicamento é proibido em diversos países, inclusive no Brasil. Na mitocôndria, essa substância captura, no espaço intermembranas, prótons (H+) provenientes da atividade das proteínas da cadeia respiratória, retornando-os à matriz mitocondrial. Assim, esses prótons não passam pelo transporte enzimático, na membrana interna.
GRUNDLINGH, J. et. al. 2,4-Dinitrophenol (DNP): a Weight Loss Agent with Significant Acute Toxicity and Risk of Death.
Journal of Medical Toxicology, v. 7, 2011 (adaptado).
O efeito emagrecedor desse composto está relacionado ao(à):