(IME-ITA) Se P e Q são pontos que pertencem à circunferência x2 + y2 = 4 e à reta y = 2(1 - x), então o valor do cosseno do ângulo POQ é igual a:
Questões relacionadas
- Química | 2.6 Eletroquímica
(PUCMG) Uma pilha magnésio – ferro foi constituída em condições padrão. É INCORRETO afirmar que, durante o funcionamento dessa pilha:
Dados: E0 (Mg2+/Mg) = – 2,36 e VE° (Fe2+/Fe) = – 0,44 V.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Responda: de qual das brincadeiras abaixo você já brincou? Há alguma que você não conhece ou nunca tenha brincado? Qual?
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Lara foi à padaria e recebeu as seguintes moedas como troco pela sua compra:
Enunciado:
Como queria receber a menor quantidade possível de moedas, Lara pediu à moça do caixa para trocá-las.
Que moedas ela deve receber?
- Química | 3.7 Polímeros
Polímeros são macromoléculas formadas por unidades químicas menores que se repetem ao longo da cadeia, chamadas monômeros. O processo de polimerização é conhecido desde 1860, mas foi somente no final do século XIX que se desenvolveu o primeiro polímero com aplicações práticas, o nitrato de celulose. A partir daí, com o conhecimento das reações envolvidas nesse processo e com o desenvolvimento tecnológico, foi possível sintetizar uma grande quantidade de novos polímeros. Atualmente, é tão grande o número desses compostos e tão comum a sua utilização, que é praticamente impossível “passar um único dia” sem utilizá-los.
Os polímeros, apresentados na COLUNA B, são produzidos a partir da reação de polimerização dos monômeros listados na COLUNA A.
COLUNA A
COLUNA B
( ) Poliacetato de vinila
( ) Poliestireno
( ) Poliacrilonitrila
( ) Polimetacrilato de metila
Associando a COLUNA A com a COLUNA B, de modo a relacionar o monômero que origina seu respectivo polímero, assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Em 2010, um caos aéreo afetou o continente europeu, devido à quantidade de fumaça expelida por um vulcão na Islândia, o que levou ao cancelamento de inúmeros voos.
Cinco dias após o início desse caos, todo o espaço aéreo europeu acima de 6 000 metros estava liberado, com exceção do espaço aéreo da Finlândia. Lá,apenas voos internacionais acima de 31 mil pés estavam liberados.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 21 abr. 2010 (adaptado).
Considere que 1 metro equivale a aproximadamente 3,3 pés.
Qual a diferença, em pés, entre as altitudes liberadas na Finlândia e no restante do continente europeu cinco dias após o início do caos?