(UPE) Leia os quadrinhos e os textos a seguir:
Maria iniciou acompanhamento pré-natal com 15 semanas de gravidez. Teve orientação e conseguiu parar de beber álcool. O bebê nasceu de parto normal. Maria compareceu à consulta de revisão pós-parto, acompanhada da mãe que relatou a dificuldade de aleitamento e sinais de depressão da adolescente. Retornou com 60 dias pós-parto para orientação no ambulatório de planejamento familiar. A avaliação clínica neonatal evidenciou síndrome do alcoolismo fetal no recém-nascido.
I. O álcool é uma droga legal, podendo ser comercializado e vendido para qualquer pessoa, independentemente da idade.
II. O álcool age de modo destrutivo, afetando diretamente a progesterona, um neurotransmissor envolvido em diversas funções, como o raciocínio e o movimento. Assim, a pessoa perde a capacidade de julgamento e a coordenação motora, mas tem a ovulação estimulada.
III. O álcool se acumula no sangue, pois sua degradação é mais rápida que sua absorção. No início, ele age como estimulante, causando, posteriormente, depressão no sistema nervoso periférico.
IV. O consumo de álcool está ligado a vários problemas, dentre eles: acidentes de trânsito, crimes, suicídios, aumento do risco de câncer e nascimentos de bebês com problemas em função do consumo pelas gestantes.
V. Os principais fatores associados à gravidez na adolescência estão associados à baixa escolaridade da adolescente, início precoce da vida sexual associado à ausência do uso de métodos contraceptivos e de consultas ginecológicas prévias.
VI. A gestação na adolescência eleva o risco gestacional do ponto de vista biológico. O maior impacto envolve a dimensão psicológica e a socioeconômica, perpetuando o ciclo da pobreza, por inviabilizar as possibilidades de desenvolvimento e engajamento na sociedade.
Estão CORRETAS apenas