(FUVEST) Uma alteração genética é determinada por um gene com herança autossômica recessiva. O heredograma mostra famílias em que essa condição está presente.
O casal III2 e III3 está esperando um menino. Considerando que, nessa população, uma em cada 50 pessoas é heterozigótica para essa alteração, a probabilidade de que esse menino seja afetado é
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
TEXTO I
Às ações de pensar que só têm a mente humana com a causa chamamos de volições. A mente humana, enquanto é concebida como causa suficiente para produzir tais ações, é chamada vontade. [...] Deve-se notar que, embora a alma humana seja determinada pelas coisas exteriores para afirmar ou negar, não é determinada a ponto de ser constrangida por elas, mas permanece livre, pois nenhuma coisa tem a capacidade de destruir a essência dela.
ESPINOSA, B. Pensamentos metafísicos. São Paulo: Clube dos Autores, 2020 (adaptado).
TEXTO II
Não é apenas nos fenômenos semelhantes ao seu, entre os homens e os animais, que reencontramos como essência íntima esta mesma vontade. (...) Pode-se vê-la na força que faz crescer e vegetar a planta e cristalizar o mineral; na comoção que ocorre no contato de dois metais heterogêneos (...) e até mesmo na gravidade que age com tanto poder sobre toda matéria e que atraia pedra para a Terra assim com a Terra para o Sol.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e representação. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007 (adaptado).
Baruch Espinosa e Arthur Schopenhauer, notáveis filósofos, analisaram o que para eles seria “vontade”. Ao ler os trechos extraídos das obras desses teóricos, percebe-se que
- Química | 1.7 Gases
(UNIME) A solubilidade de gases em líquidos aumenta com o aumento da pressão e, por isso, mergulhadores que trabalham em águas profundas devem se preocupar com a mistura gasosa que constitui os cilindros de ar comprimido utilizados no mergulho. O ar atmosférico absorvido na respiração, a pressão atmosférica de 1,0atm, tem, na sua composição em volume, aproximadamente, 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de outros gases. Mergulhadores que trabalham a uma profundidade de 30,5m são submetidos a uma pressão aproximada de 4,0atm e, nesse caso, a concentração nitrogênio no ar inspirado pode se tornar um problema porque, com o aumento da pressão, aumenta a solubilidade do nitrogênio no sangue, o que causa a narcose por N2(g), cujo efeito é parecido com o da embriaguez. Assim sendo, esses profissionais, algumas vezes, substituem o nitrogênio pelo hélio, He (g), que tem solubilidade muito mais baixa nos fluídos biológicos e não causa os mesmos efeitos do nitrogênio, no ar utilizado para encher os cilindros.
Considerando-se as informações do texto, em que um cilindro utilizado por mergulhadores contém uma mistura de 16% de oxigênio, 24% de hélio e 60% de nitrogênio, porcentagens em volume, e que os gases se comportam como ideais, é correto concluir:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-LíricoSe for possível, manda-me dizer:– É lua cheia. A casa está vazia –Manda-me dizer, e o paraísoHá de ficar mais perto, e mais recenteMe há de parecer teu rosto incerto.Manda-me buscar se tens o diaTão longo como a noite. Se é verdadeQue sem mim só vês monotonia.E se te lembras do brilho das marésDe alguns peixes rosadosNumas águasE dos meus pés molhados, manda-me dizer:– É lua nova –E revestida de luz te volto a ver.
HILST, H. Júbilio, memória, noviciado da paixão. São Paulo: Cia das Letras, 2018.
Falando ao outro, o eu lírico revela-se vocalizando um desejo que remete ao
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
É um combate contra vícios, mas esses vícios não são simplesmente os do indivíduo. São os vícios dos homens, e são vícios que tomam forma, se baseiam ou são a raiz de tantos hábitos, de maneiras de fazer, de leis, de organizações políticas ou de convenções sociais que encontramos entre os homens. É um combate, uma agressão explícita, voluntária e constante que se endereça à humanidade em geral, à humanidade em sua vida real, tendo como horizonte ou objetivo mudá-la, mudá-la em sua atitude moral (ethos), mas, ao mesmo tempo e com isso mesmo, mudá-la em seus hábitos, suas convenções, suas maneiras de viver.
FOUCAULT, Michel. O governo de si e dos outros: a coragem da verdade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2011. p. 247.
O texto apresenta uma análise crítica de Michel Foucault sobre o(a)
- Língua Portuguesa
O infográfico anterior apresenta estatísticas da presença de empresas nas redes sociais. De acordo com os dados apresentados, infere-se que essas empresas