(UFRGS) O esquema abaixo mostra alguns dos componentes do tecido conjuntivo frouxo.
Assinale a alternativa correta em relação ao tecido conjuntivo frouxo.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.02 Conto fantástico
O conflito no conto foi desencadeado pelo fato de o camponês
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A Pedra de Roseta
No entanto, a descoberta da Pedra de Roseta representou uma virada decisiva nos conhecimentos e no estudo do Egito antigo, marcando o início de uma nova era. A pedra foi usada para “constituir uma obra completa sobre o Egito”, e sua decifração foi, de fato, uma verdadeira herança dos sábios da França, contribuindo para popularizar a egiptologia e redescobrir o Egito dos faraós, ao permitir realmente ler e estudar os documentos escritos pelos antigos egípcios.
SALES, José das Candeias. Estudos de Egiptologia , Temáticas e problemáticas . Lisboa: Livros Horizonte, 2007, p. 17. Adaptado.
De acordo com o texto, a descoberta e decifração da Pedra de Roseta foi essencial para a
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UNIT) As células-tronco são células capazes de autorrenovação e diferenciação em muitas categorias de células. Elas também podem se dividir e se transformar em outros tipos de células. Além disso, as células-tronco podem ser programadas para desenvolver funções específicas, tendo em vista que ainda não possuem uma especialização.
Basicamente, as células-tronco podem se autorreplicar, ou seja, se duplicar, gerando outras células-tronco, ou ainda se transformar em outros tipos de células.
Uma característica relacionada a uma célula-tronco, retirada do ser humano, está indicada na alternativa
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Em maio deste ano, uma festa do 3º ano do Ensino Médio de uma escola do Rio Grande do Sul propôs aos alunos que se preparavam para o vestibular uma atividade chamada "Se nada der certo". O objetivo era "trabalhar o cenário de não aprovação no vestibular", e como "lidar melhor com essa fase". Os alunos compareceram à festa "fantasiados" de faxineiros, garis, domésticas, agricultores, entre outras profissões consideradas de pessoas "fracassadas". O evento teve repercussão nacional e acirrou o debate sobre a meritocracia. Para Luis Felipe Miguel, professor de ciência política, "o tom de chacota da festa-recreio era óbvio", e teria sido mais interessante "discutir como se constrói a hierarquia que define algumas ocupações como subalternas e outras como superiores; discutir como alguns podem desprezar os saberes incorporados nas práticas dessas profissões (subalternas apenas porque contam com quem as faça por eles); discutir como o que realmente "deu certo" para eles foi a loteria do nascimento, que, na nossa sociedade, determina a parte do leão das trajetórias individuais".
(Adaptado de Fernanda Valente, Dia do 'se nada der certo' acende debate sobre meritocracia e privilégio. Carta Capital, 06/06/2017. Disponível em http://justificando.cartacapital.com.br/2017/06/06/dia-do-se-nada-der-certoacende-debate-sobre-meritocracia-e-privilegio/. Acessado em 08/06/2017.)
As alternativas a seguir reproduzem trechos de uma entrevista do professor Sidney Chalhoub (Unicamp e Harvard) sobre o mito da meritocracia.
(Manuel Alves Filho, A meritocracia é um mito que alimenta as desigualdades, diz Sidney Chalhoub. Jornal da Unicamp, 07/06/2017.)
Assinale aquela que dialoga diretamente com a notícia acima.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Upe-ssa) Leia o texto a seguir:
Amor
Menino rejeitado por casais heterossexuais por ser “feio e negro demais” é adotado por casal homossexual
O garoto de quatro anos havia sido rejeitado por outros três casais heterossexuais
Atualmente, um dos debates mais acirrados da sociedade brasileira diz respeito à capacidade de casais homossexuais fornecerem estrutura familiar para o desenvolvimento de uma criança. Ao contrapor o senso comum de que apenas a família constituída por um homem e uma mulher pode oferecer essa estrutura, ganhou repercussão, nas redes sociais, o caso do garoto de quatro anos que foi adotado por um casal homossexual após ser rejeitado por três casais heterossexuais com as justificativas de ser “feio” e “negro demais”. (...)
Disponível em: <http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2015/02/27/> Adaptado.
Acesso em: junho 2015
O tema apresentado no texto se refere ao conceito sociológico de: