Um pesquisador, com a finalidade de estudar a forma e o tamanho dos cromossomos de uma célula, interrompeu a divisão celular na fase em que eles se encontravam na máxima condensação. Analisando esse processo, pode-se deduzir, corretamente, que a fase em questão é a de número
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
(Canguru-adaptada) — Teresa, Paulo e Luís são irmãos gêmeos, e o irmão deles, Carlos, é três anos mais novo. Qual dos seguintes números pode ser a soma das idades dos quatro irmãos?
- História - Fundamental | 01. Revoluções Inglesas
Leia os textos a seguir.
TEXTO 1
Desemprego no Brasil é o 7º maior do mundo em ranking com 51 países
Para o economista Alex Agostini, a tendência é que a taxa de desemprego continue a crescer – a Austin projeta uma taxa de 12,5% até dezembro – e que o Brasil suba posições no ranking até o final do ano. [...]
Ele destaca que o processo de retomada da economia deverá ser lento e que o mercado de trabalho ainda vai demorar algum tempo para se recuperar e voltar a contratar em razão do elevado nível de ociosidade produzido pelo segundo ano consecutivo de recessão.
<http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/08/desemprego-no-brasil-e-o-7-maiordo-mundo-em-ranking-com-51-paises.html>. Acesso em: 22 dez. 2016.
TEXTO 2
Desemprego no Brasil atinge recorde e deve continuar subindo
O mercado de trabalho brasileiro continua sofrendo fortemente com a recessão econômica que o país atravessa. No segundo trimestre deste ano, a taxa de desemprego no Brasil subiu para 11,3%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) publicados nesta sexta-feira. Até o fim de junho, o país tinha 11,6 milhões de pessoas procurando emprego. Este é o maior patamar de desemprego já registrado pela Pnad Contínua desde o início da série, em 2012.
<http://brasil.elpais.com/brasil/2016/07/29/economia/1469802574_842001.html>. Acesso em: 22 dez. 2016 .
O desemprego é um indicador muito importante para detectar as condições econômicas de um país. Os textos revelam um determinado tipo de desemprego e as suas causas, que são, respectivamente,
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho a seguir referente ao Tratado de Versalhes.
“Isto não é a paz. É apenas um armistício válido pelos próximos vinte anos.” Mesmo com o veto às exigências de Clemenceau (a quem apelidou de “Napoleão” e “Jesus Cristo”), Lloyd George achou a carta em demasiado pesada – suas exigências poderiam, ao invés de apaziguar a Alemanha, incitá-la ainda mais contra os aliados. E é esse o único ponto que parece ter se tornado unanimidade em Versalhes. O indefinido futuro europeu ao fim da “guerra para acabar com todas as guerras” toma ares sombrios. Seja nas palavras de Lloyd George, já antecipando novos problemas com a Alemanha, ou no clamor da publicação holandesa Algemeen Handelsblad, cujo editorial grita que “a Alemanha acorrentada e escravizada será sempre uma ameaça à Europa”, todos têm em mente um só pensamento – e ninguém melhor que o supremo comandante aliado, marechal Ferdinand Foch, para externá-lo. Com seu pragmatismo característico, ele sentenciou, após a notícia da assinatura do Tratado de Versalhes: “Isto não é a paz. É apenas um armistício válido pelos próximos vinte anos.”
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/historia/primeira-grande-guerra-mundial/1919-junho-nova-europa/assinatura-tratado-versalhes-cerimonia-criticas.shtml>. Acesso em: 23 out. 2012.
Retire do texto os temores das autoridades em relação ao Tratado de Versalhes.
Explique de que forma tais temores foram confirmados.
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
A erosão laminar tem origem na desagregação e movimentação de pequenas partículas do solo causadas pela ação da água. Para evitá-la, deve-se eliminar o desprendimento causado pelas gotas das chuvas que golpeiam o terreno.
ROCHA, J. S. M. Educação ambiental técnica para os ensinos fundamental, médio e superior.
Santa Maria: Imprensa Universitária, 1999 (adaptado).
O processo erosivo descrito no texto é minimizado pela
- Física
Dois blocos, A e B de massas, respectivamente, iguais a 10,0kg e 30,0kg são unidos por meio de um fio ideal, que passa por uma polia, sem atrito, conforme a figura.Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10 m/s2 o coeficiente de atrito cinético entre os blocos e as superfícies de apoio igual a 0,2 sen 37°=cos 37°=0,6 e sen53°=cos37°=0,8 é correto afirmar que o módulo da tração no fio que liga os dois blocos, em kN é igual a: