A definição proposta por Mayr se refere ao conceito de:
Questões relacionadas
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UNIT)
“Nada em biologia faz sentido senão sob a luz da evolução”.
A frase consagrada do geneticista russo TheodosiusDobzhansky (1900-1975) resume a base da biologia moderna.
Sobre evidências evolutivas, é correto afirmar:
- História | A. Grécia
(UFSM) Hades, o deus dos infernos, apaixonou-se por Perséfone, filha de Deméter, a deusa da fertilidade. Hades tomou a jovem e puxou-a para dentro do seu carro. Logo depois, abriu uma fenda na terra, mergulhando com sua presa para as profundezas. Deméter passou a procurar a filha e descuidou da natureza, prejudicando as plantações e os pastores. Zeus preocupou-se com o desespero de Deméter e permitiu que ela descesse à mansão dos mortos. Deméter não conseguiu arrancar Perséfone de Hades, mas negociou com ele a permissão da filha ficar metade do ano com a mãe, a outra metade com o esposo. Desde então, quando Perséfone está na superfície, a natureza viceja e, quando ela retorna aos infernos, a Terra fica estéril.
Fonte: FRANCHINI, S.A. As grandes histórias da mitologia greco-romana. POA: L&PM, 2012. p. 38-39. (adaptado)
O mito de Perséfone permite concluir que
- Biologia | 09. Botânica
(Pucmg) Nas reações independentes de luz no processo fotossintético, assinale a opção INCORRETA.
- Química | 3.7 Polímeros
(UPE) Cerca de mil rolos de filmes foram queimados no incêndio que atingiu a Cinemateca Brasileira em São Paulo. O incêndio atingiu um dos quatro depósitos de armazenamento de filmes em suporte de polímero natural modificado, característico da produção cinematográfica anterior à década de 1950. As películas eram compostas por um material que, pela sua composição físico-química, pode entrar em combustão espontânea, dependendo da temperatura no ambiente.
Adaptado de: http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2016-02/cerca-de-mil-rolos-de-filmes-sao-queimados-em-incendio-na-cinemateca
(Acesso em: 10/07/2016)
Esse polímero é representado por:
- História | 6.13 Segunda Guerra Mundial
A participação da África na Segunda Guerra Mundial deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários demônios. O seu engajamento não foi um processo de colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra uma forma de hegemonia ainda mais perigosa.
MAZRUI, A. “Procurai primeiramente o reino do político …” In: MAZRUI, A., WONDJI, C. (Org.).
História geral da África: África desde 1925. Brasília: Unesco, 2010.
Para o autor, a “forma de hegemonia” e uma de suas características que explicam o engajamento dos africanos no processo analisado foram: