(UNIT)
“Nada em biologia faz sentido senão sob a luz da evolução”.
A frase consagrada do geneticista russo TheodosiusDobzhansky (1900-1975) resume a base da biologia moderna.
Sobre evidências evolutivas, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
As figuras apresentam diferentes mecanismos que um agricultor pode empregar para promover a propagação vegetativa de algumas espécies vegetais.
Sobre esses quatro métodos de propagação vegetativa, pode-se afirmar corretamente que:
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
O cladograma ilustra a evolução dos seres vivos a partir da classificação em Domínios proposta por Carl Woese. A partir da análise da ilustração e do conhecimento atual a respeito desse modelo de classificação biológica, pode-se afirmar:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
A diplomacia de Rio Branco, paradigmática para o período, buscou atender a três principais objetivos: a definição das fronteiras, o aumento do prestigio internacional do país e a afirmação da liderança brasileira na América do Sul. Para a consecução desses fins, de modo bastante realista, Rio Branco optou pela política de "aliança não escrita" com os Estados Unidos.
SANTOS, L. C. V. G. 0 dia em que adiaram o carnaval: política externa e a construção do Brasil. São Paulo: EDUNESP, 2010 (adaptado).
No texto em questão, a política externa brasileira esteve direcionada para
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(UFIJ) O selênio quando combinado com enxofre forma o sulfeto de selênio, substância que apresenta propriedades antifúngicas e está presente na composição de xampus anticaspa. Qual o tipo de ligação química existente entre os átomos de enxofre e selênio?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir. AS PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DA CASTANHA-DO-PARÁ SAÚDE E NUTRIÇÃO A castanha-do-pará é uma excelente opção para lanchinhos entre as refeições! Além de ser uma delícia, essa semente também é dona de uma série de benefícios à saúde. Entre os principais, estão a presença das gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais. Quer entender melhor as propriedades desse alimento e por que é tão importante incluí-lo no cardápio? Também conhecida como castanha do Brasil, ela é a semente da castanheira do Pará – típica da região norte e um dos principais produtos de exportação da Amazônia. Ela faz parte do grupo das oleaginosas e apresenta uma casca fina e marrom, com uma polpa branca muito saborosa. E o melhor: possui vários benefícios nutricionais! O principal destaque está na qualidade das gorduras. Em duas unidades, encontramos, aproximadamente, 11 g, das quais 68% são as chamadas “boas” (poli e monoinsaturadas). Elas ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL). Você pode saber mais sobre a importância das gorduras boas aqui. A castanha-do-pará apresenta boa quantidade de fibras, essenciais para o funcionamento ideal do intestino. Em relação às vitaminas e minerais, em apenas duas unidades é possível atingir, em porcentagens de consumo recomendado para um dia: 25% de magnésio, importante para o processo que gera energia para o corpo; 18% de fósforo, essencial para a contração muscular e transmissão de impulsos nervosos; 10% de zinco, faz parte do sistema de defesa do corpo; 9% de vitamina B1, que também participa do processo que gera energia ao organismo. Disponível em: <http://www.saboremmovimento.com.br/as-propriedades-e-beneficios-da-castanha-do-para/>. Acesso em: 09 nov. 2014. (Fragmento).
Embora o texto apresente termos científicos, como “poli” e “monoinsaturadas”, “colesterol”, “magnésio, fósforo, zinco”, dentre outros, explique por que ele não pode ser considerado um texto científico.