(Texto Modificado: Bio, Sônia Lopes, 2008.)
Com relação às palavras em destaque no texto, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
(FUVEST 2014 1° FASE) Analise o gráfico abaixo:
Com base nos dados do gráfico, pode-se afirmar, corretamente, que,
- Biologia | 14. Biotecnologia
Na clonagem molecular, moléculas de DNA recombinante são formadas in vitro por meio da inserção de genes de interesse em vetores, como os plasmídeos. Essas moléculas de DNA recombinante são, então, introduzidas nas células hospedeiras, comumente células bacterianas, o que é chamado de transformação. Quando essas bactérias se replicam, produzem também uma enorme quantidade do DNA recombinante que contém a sequência de interesse. Os vetores de clonagem mais utilizados são plasmídeos de Escherichia coli. Eles são moléculas de DNA circular compostas por regiões funcionais como uma origem de replicação, um gene de resistência a determinado antibiótico, alguns sítios de restrição, que são os locais em que serão feitas as clivagens pelas enzimas de restrição para que o gene de interesse possa ser inserido no plasmídeo. Após a transformação, as bactérias são semeadas em ágar contendo o antibiótico correspondente ao gene de resistência presente no plasmídeo.
Disponível em: www.biomedicinapadrao.com.br. Acesso em: 19 ago. 2021 (adaptado).
O cultivo das bactérias no meio descrito serve para:
- Química | 4. Química Ambiental
(UFSJ) Depois de comprovada a atuação dos clorofluorcarbonos (CFCs) na destruição da camada de ozônio, esses compostos foram inicialmente substituídos por outros, os hidrogenoclorofluorcarbonos (HCFCs). Entretanto, percebeu-se que os HCFCs, embora não sejam tão danosos à camada de ozônio, são gases-estufa e, por isso, também estão sendo substituídos por gases menos prejudiciais ao ambiente.
Os gases-estufa são compostos que: - Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UNIT) As células de nossos corpos animais encontram-se em estado diploide, tendo o dobro de cromossomos, à exceção do óvulo e do espermatozoide, que existem em estado haploide, com um só conjunto de cromossomos. Todo corpo animal é uma espécie de casca diploide, morbidamente descartada pelos gametas haploides, que, a cada geração, conseguem produzir um corpo novo e, desse modo, perdurar para além da morte do “indivíduo”. O corpo diploide paga o preço máximo — a morte — pela transmissão dos gametas haploides.
(MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 150-151)
A alternativa que melhor expõe a vantagem da produção de gametas haploides dentro de um corpo diploide é a:
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(UFPA) Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A(H7N9).
Fonte: Portal da Saúde – Ministério da Saúde – www.saude.gov.br.
Considere as seguintes afirmativas a respeito do tema, exposto acima:
I. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.
II. Pacientes infectados se beneficiam da administração de vacinas, pois estas diminuem a severidade dos sintomas.
III. Os sintomas mais sérios da gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes, possivelmente por conta da menor imunidade desses grupos contra o vírus.
IV. A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque estimula a produção de anticorpos específicos.
Está correto o que se afirma em: