(CFTMG) A estudante Paula, do ensino fundamental, necessita de uma mola macia para realizar um trabalho que será apresentado na feira de Ciências da sua escola.
Na caixa de ferramentas, ela encontrou duas molas, A e B de comprimentos iniciais iguais a 10 cm e 15 cm respectivamente. Para verificar qual delas era a mais macia, pendurou, na vertical, um mesmo objeto em cada uma das molas separadamente. Após o equilíbrio, Paula aferiu que o comprimento final das molas A e B tinha os valores de 12 cm e 18 cm respectivamente.
De acordo com suas observações, a estudante verificou que
Questões relacionadas
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UNIPÊ) Mesmo estando o organismo em repouso, o coração bombeia cerca de uma vez a cada minuto um volume total de sangue que passa pelos pulmões e por todo o corpo, Essa surpreendente dinâmica propicia condições fundamentais à manutenção da vida.
(PURVES, 2005, p. 858)
A figura apresenta o coração humano em corte vertical, expondo, de forma simplificada, sua estrutura e organização interna e as interações com os principais vasos do sistema vascular a ele dinamicamente integrados.
A partir de conhecimentos básicos da anatomia e fisiologia do sistema circulatório humano e apoiado na interpretação da ilustração, a alternativa que corresponde a uma descrição correta é a:
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
Uma pesquisa sobre produtos químicos e suas aplicações no cotidiano forneceu as seguintes informações:
Produto Químico
Aplicação
I.
Mg(OH)2
Antiácido para combater o excesso de acidez estomacal
II.
CaO
Preparação de argamassa na construção civil.
III.
H3PO4
Acidulante em refrigerantes, balas e gomas de mascar.
IV.
SnF2
Creme dental para fortalecer o esmalte dos dentesl
As funções químicas às quais estes produtos químicos pertencem são, respectivamente:
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(UEFS)
A figura mostra algumas das linhas de força de um campo elétrico uniforme com intensidade de 1,0. 104N/C. Uma partícula com carga elétrica de 1,0μC, abandonada em repouso no ponto A, passa pelo ponto B com energia potencial elétrica de 1,0. 10-4 J. Admitindo-se que a partícula se encontra sob ação exclusiva do campo elétrico, o potencial elétrico do ponto A, em kV, é igual a
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
1 – Dividir a turma em grupos para facilitar o uso dos materiais
2 - Iniciar a atividade perguntando aos alunos se conhecem o círculo cromático.
3 – Anunciar que irão construir um.
4 – Desenhar no quadro o círculo cromático, pedindo aos alunos que transfiram o desenho para o papel.
5 – Enquanto os alunos desenham, distribuir para cada grupo três copinhos com as três cores primárias: azul ciano, amarelo ouro e magenta, além de um pincel para cada um, um copinho de água coletivo, um tecido (flanela) ou papel toalha para enxugar os pincéis e três copinhos vazios para efetuarem as misturas.
6 – Escrever no quadro onde as cores primárias serão colocadas no círculo cromático e deixe que as crianças preencham os espaços correspondentes à estas cores.
7 – Explicar que os espaços intermediários serão preenchidos pelas misturas, entre as duas cores primárias que os delimitam, formando assim as cores secundárias e deixar que eles efetuem as misturas e preencham os espaços respectivos: entre o amarelo e o azul, o verde; entre o amarelo e magenta, o laranja; entre o azul e o magenta, o violeta.
8 – Neste momento, quando estiverem com o círculo completo, demonstrar a eles que as cores quentes e frias encontram-se em lados opostos, de forma sequencial, no círculo cromático:
9 – Agora, é só observar o que acontece com os contrastes. O resultado é que os contrastes de maior intensidade dizem respeito às cores complementares, ou seja, àquelas que se encontram em lados opostos no círculo cromático:
Magenta e verde, amarelo e roxo, laranja e azul são cores complementares entre si e, ao mesmo tempo, definem o máximo de contraste entre duas cores. Elas são complementares porque, para que o verde contenha em sua composição as três cores primárias, só falta o magenta. A mesma regra se aplica às demais.
10- Agora é só associar esta informação, por exemplo, à logomarca do Itaú, às cores da Escola de Samba Mangueira.
11- Colagens interessantes poderão ser feitas usando o princípio do contraste, a partir de cores complementares.
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
O lítio é um metal atualmente muito conhecido, pois é utilizado na produção de baterias para celulares. No entanto, também vem sendo utilizado há muito tempo na formulação de medicamentos estabilizadores de humor, na forma de sais como carbonato e sulfato de lítio. Este metal é o mais leve que se tem conhecimento, com densidade igual a 0,534 g/cm³, ou seja, quase metade da massa específica da água.
Com base no texto acima, assinale a alternativa CORRETA.