Uma pesquisa sobre produtos químicos e suas aplicações no cotidiano forneceu as seguintes informações:
| Produto Químico | Aplicação |
I. | Mg(OH)2 | Antiácido para combater o excesso de acidez estomacal |
II. | CaO | Preparação de argamassa na construção civil. |
III. | H3PO4 | Acidulante em refrigerantes, balas e gomas de mascar. |
IV. | SnF2 | Creme dental para fortalecer o esmalte dos dentesl |
As funções químicas às quais estes produtos químicos pertencem são, respectivamente:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
O apanhador de desperdícios
Uso a palavra para compor meus silêncios.Não gosto das palavrasfatigadas de informar.Dou mais respeitoàs que vivem de barriga nochão tipo água pedra sapo.Entendo bem o sotaque das águas Dourespeito às coisas desimportantes e aosseres desimportantes.Prezo insetos mais queaviões. Prezo a velocidadedas tartarugas mais que a dos mísseis.Tenho em mim um atraso de nascença.Eu fui aparelhadopara gostar de passarinhos.Tenho abundância de ser feliz porisso. Meu quintal é maior do que omundo. Sou um apanhador dedesperdícios: Amo os restoscomo as boas moscas.Queria que a minha voz tivesse umformato de canto.Porque eu não sou da informática:eu sou da invencionática.Só uso a palavra para compor meus silêncios.BARROS, Manoel de. O apanhador de desperdícios. In. PINTO, Manuel da Costa. Antologia comentada da poesia brasileira do século 21. São Paulo: Publifolha, 2006. p. 73-74.
É próprio da poesia de Manoel de Barros valorizar seres e coisas considerados, em geral, de menor importância no mundo moderno. No poema de Manoel de Barros, essa valorização é expressa por meio da linguagem
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Contra la pena de muerte Aquellos
[1] Aquellos que juzgan y que condenan afirman que la
pena de muerte es necesaria. En primer lugar por qué tratar
de excluir de la comunidad social a un miembro que la
[4] perjudica y que todavía podría perjudicarla. Si se tratase
solamente de eso la prisión perpetua bastaría. ¿Para qué se
necesita la muerte? ¿Se puede cuestionar que alguien huya de
[7] la prisión? Entonces es necesario vigilar mejor. Ningún
verdugo o guardia es suficiente.
Se afirma que la sociedad debe vengarse,
[10] castigar. Ni lo uno ni lo otro. Vengarse es propio del
individuo, castigar lo es de Dios. La sociedad está entre los
dos: el castigo está por encima de ella, la venganza por
[13] debajo. No le corresponden cosas tan pequeñas ni tan
grandes. No debe “castigar para vengarse”, debe “corregir
para mejorar”.
[16] Queda la tercera y última razón: la teoría del
ejemplo. “Hay que dar ejemplo”, “hay que meter miedo
mostrando el espectáculo de la suerte que les espera a los
[19] criminales a los que pudieran sentir la tentación de
imitarlos". Pues bien, en primer lugar negamos que se dé
ejemplo, negamos que el espectáculo de las ejecuciones
[22] produzca el efecto que se espera de él. Lejos de ser
edificante para el pueblo, le hace perder el sentido moral y
destruye su sensibilidad, y por consiguiente toda su virtud.
Traducido del prefacio de Víctor Hugo del libro Le dernier jour d'un condamné, Paris, Eugène Renduel, 1832, pp XXII e XXIII.
Juzgue lo ítem siguiente a partir del texto de arriba.
Según el texto, la pena capital siempre fue unánimemente considerada legítima y eficiente.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A Day in the Life: New Zealand
Alfie Duffy 7 A.M. I wake up and have breakfast with my mum and dad. I like to eat cereal and have a glass of orange juice. Before school, my mum and I walk our dog, Ralphie, around the neighborhood. Our two black cats join us.
A Day in the Life: Egypt
Amr Adel Ezzeldin 7 A.M. My mother wakes me up. I get dressed and eat breakfast. For breakfast, I have a sandwich with white cheese or a boiled egg on either pita bread or a roll with milk or juice. Available at: http://www.timeforkids.com/around-the-world. Accessed on December 3rd, 2015.
Which is the same food that Alfie and Amr have for breakfast?
- Ciências - Fundamental | 05. Vírus e Viroses
O famoso físico inglês Stephen Hawking botou mais lenha na fogueira ao afirmar, em um artigo chamado “Life in the Universe” (“Vida no Universo”), que considera os vírus como seres vivos – os de computador, inclusive: “Esses vírus são programas que fazem cópias de si mesmos na memória da máquina e se transferem para outros computadores. Como os vírus biológicos, eles contêm apenas instruções, ou ‘genes’, e reprogramam o computador, ou ‘célula’. Assim, acredito que sejam uma forma de vida”. Maluquice? Pode até ser, mas já há biólogos que concordam com ele.
Disponível em: <mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-um-ser-vivo>. Acesso em: 17 jan. 2015.
Os vírus de computador são comparados aos vírus biológicos por possuírem algumas características semelhantes. Assinale a alternativa que indique corretamente uma dessas semelhanças.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Disponível em:<economia.culturamix.com> Acesso em: 16 out 2014.
Escreva as principais conclusões que você pode tirar, quando compara os dois gráficos.
Veja um exemplo:
* Em 2002 os pobres representavam 30,5% da população. Eles eram a maioria.