(MACKENZIE) Considere as seguintes afirmações.
I. A denominação de Polo Norte de um ímã é a região que se volta para o Norte geográfico da Terra e Polo Sul a região que volta para o Sul geográfico da Terra.
II. Ímãs naturais são formados por pedras que contém óxido de ferro denominadas magnetitas.
III. Ímãs artificiais são obtidos a partir de processos denominados imantação.
Com relação às afirmações, podemos dizer que
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. Humanismo e Renascimento
A Pietá, de Michelangelo, é uma obra característica do Renascimento. Analise-a para resolver as questões 14 e 15.
Disponível em: <http://www.zazzle.com.br/o_pieta_de_michelangelo_autocolante-217461096627632733>. Acesso em: 21 set. 2012.
Os séculos XV e XVI foram marcados pelo auge do Renascimento Cultural na Itália, que tinha como característica a
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
(ENEM 2014 2º APLICAÇÃO)
Uma concessionária de automóveis revende atualmente três marcas de veículos, A, B e C, que são responsáveis por 50%, 30% e 20%, respectivamente, de sua arrecadação. Atualmente, o faturamento médio mensal dessa empresa é de R$ 150 000,00. A direção dessa empresa estima que, após uma campanha publicitária a ser realizada, ocorrerá uma elevação de 20%, 30% e 10% na arrecadação com as marcas A, B e C, respectivamente.
Se os resultados estimados na arrecadação forem alcançados, o faturamento médio mensal da empresa passará a ser de
- Arte - Fundamental | 03.2. Artesanato indígena
12. História do Vídeoarte
Surgiu na década de sessenta, como meio artístico, num contexto no qual os artistas procuravam uma arte contrária à comercial. O surgimento deste tipo de linguagem na arte está intimamente associado com as inovações tecnológicas, assim, o ano 1974 ficaria marcado com o lançamento da primeira câmera portátil de gravação de vídeo: a Portapack, da Sony.
Entre seus princípios está a crítica à televisão a reconfiguração de sua linguagem através dos trabalhos de integrantes do grupo Fluxus, e pioneiros como Nam June Paik e o alemão Wolf Vostell.
Antes disso, o vídeo era usado apenas para fins comerciais, como para a televisão e treinamento em empresas. Seu início foi marcado pelo alto preço dos equipamentos o que limitou essa linguagem a artistas de países desenvolvidos, onde o acesso à tecnologia era menos custoso.
Os artistas do Fluxus procuraram, através dos novos suportes audiovisuais, criar uma espécie de “contra-televisão” e justamente fazer uma crítica aos ideais desse meio e dos modelos comerciais da época, subvertendo seu uso mais frequente.
Foi com as câmeras usadas no exército americano que Bill Viola começou suas experimentações video-artísticas. Originalmente um escultor, seus trabalhos permeiam o universo do zen e contém temas como água- sonho- vida- morte. Tratou-se de forçar a tecnologia a trabalhar ao subjetivo, criando uma tensão tal que abriga-se o fechar-se numa abstração total.
1968 - Bruce Nauman cria a instalação Bouncing in the corner . O vídeo-artista volta a câmera para si usando seu corpo como a própria obra num movimento de repetição.
1971 – O poeta nova-iorquino Vito Aconcci ao final dos anos sessenta volta-se para o lado performático e recria a ligação do espectador-obra em vídeos como Association area e The red tapes.
1973 – Richard Serra faz uma crítica social à mercantilização da imagem e seus processos políticos.
Em “Television” sentimos uma tensão entre o som e a imagem
1971 – John Baldessari cria o video Im making art, uma irreverente crítica à facilidade do meio.
1975 – Crítica ao discurso de gênero, à violência em prol da beleza. Em “Art must be beautifull” Marina Abramović lança mão também do discurso do belo: paradigma da arte.
1993 – Tall Ships foi a primeira instalação interativa. Gary Hill
Durante os anos oitenta, as imagens utilizadas por esta arte procuram provocar na audiência estados anímicos e evocar sensações.
Na atualidade, os avanços da tecnologia, permitem ampliar o leque de suas possibilidades criativas.
http://videarte.wordpress.com/historia-da-video-arte/
Converse com a turma sobre essa manifestação da arte contemporânea, o vídeoarte, e peça para pesquisarem a respeito em livros, revistas, jornais e sites. Depois das pesquisas realizadas, abra uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o material coletado. Enfatize nessa conversa a importância da mensagem que o artista quer passar através desse tipo de obra, uma crítica ao meio de comunicação mais popular que é a televisão.
Proponha aos alunos que criem um roteiro para um pequeno vídeo que consiga passar uma mensagem semelhante, uma crítica à televisão, um dos meios de comunicação de massa mais popular. Esse pequeno vídeo pode ser feito utilizando celulares ou câmeras fotográficas digitais compactas que gravam.
Organize com a turma uma mostra de videoartes.
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
Atente para o seguinte excerto: “A miscigenação que largamente se praticou aqui corrigiu a distância social que de outro modo se teria conservado enorme entre a casa-grande e a senzala. O que a monocultura latifundiária e escravocrata realizou no sentido de aristocratização, extremando a sociedade brasileira em Senhores e escravos, com uma rala e insignificante lambujem de gente livre sanduichada entre esses dois extremos antagônicos, foi em grande parte contrariado pelos efeitos sociais da miscigenação. A índia e a negra-mina a princípio, depois a mulata, a cabrocha, a quadrarona, a oitavona, tornando-se caseiras, concubinas e até esposas legítimas dos senhores brancos, agiram poderosamente no sentido de democratização social do Brasil. Entre os filhos mestiços, legítimos e mesmo ilegítimos, havidos delas pelos Senhores brancos, subdividiu-se parte considerável das grandes propriedades, quebrando-se assim a força das sesmarias feudais e dos latifúndios do tamanho de reinos”.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime patriarcal. 52ª ed. São Paulo: Global, 2013.
O sociólogo brasileiro Gilberto Freyre aponta a criação de uma “democracia racial” na história da relação entre senhores e escravos no Brasil escravocrata. A perspectiva apontada no trecho pressupõe que a (os)
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
A hibridez descreve a cultura de pessoas que mantêm suas conexões com a terra de seus antepassados. relacionando-se com a cultura do local que habitam. Eles não anseiam retornar à sua "pátria" ou recuperar qualquer identidade étnica "pura" ou absoluta; ainda assim, preservam traços de outras culturas, tradições e histórias e resistem à assimilação.
CACHMORE, E. Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo: Selo Negro, 2000 (adaptado).
Contrapondo o fenômeno da hibridez à ideia de "pureza" cultural, observa-se que ele se manifesta quando