(UFRGS) Uma carga negativa Q é aproximada de uma esfera condutora isolada, eletricamente neutra. A esfera é, então, aterrada com um fio condutor. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
Se a carga Q for afastada para bem longe enquanto a esfera está aterrada, e, a seguir, for desfeito o aterramento, a esfera ficará __________. Por outro lado, se primeiramente o aterramento for desfeito e, depois, a carga Q for afastada, a esfera ficará __________.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
(ENEM 2012 1ª APLICAÇÃO)
Ai, palavras, ai, palavras
que estranha potência a vossa!
Todo o sentido da vida
principia a vossa porta:o mel do amor cristalizaseu perfume em vossa rosa;sois o sonho e sois a audácia,calúnia, fúria, derrota...A liberdade das almas,ai! Com letras se elabora...E dos venenos humanossois a mais fina retorta:frágil, frágil, como o vidroe mais que o aço poderosa!Reis, impérios, povos, tempos,pelo vosso impulso rodam...MEIRELES, C. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985 (fragmento).
O fragmento destacado foi transcrito do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. Centralizada no episódio histórico da Inconfidência Mineira, a obra, no entanto, elabora uma reflexão mais ampla sobre a seguinte relação entre o homem e a linguagem:
- História - Fundamental | 04. Expansão Marítima Europeia
Leia o texto abaixo.
Comércio de seres humanos
Em meados do XV, o lucro das viagens atlânticas fez com que os portugueses prosseguissem com a expansão; o comércio de escravos que foi criado com as regiões da costa ocidental africana permitiu continuar na busca de novos caminhos para o Oriente. No retorno para as terras europeias, os navegadores levavam as informações geográficas e as notícias que conseguiram sobre oportunidades de comércio em locais africanos um pouco mais ao sul de onde tinham chegado.
SIQUEIRA, Lucília. O nascimento da América portuguesa no contexto imperial lusitano. Considerações teóricas a partir das diferenças
entre a historiografia recente e o ensino de História. História, São Paulo, n. 28, vol. 1: 2009, p. 112. Adaptado.
De acordo com o texto, a busca por novas rotas marítimas para as Índias foi facilitada aos portugueses pela
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(FUVEST 2009 1ª FASE) Nos polímeros supramoleculares, as cadeias poliméricas são formadas por monômeros que se ligam, uns aos outros, apenas por ligações de hidrogênio e não por ligações covalentes como nos polímeros convencionais. Alguns polímeros supramoleculares apresentam a propriedade de, caso sejam cortados em duas partes, a peça original poder ser reconstruída, aproximando e pressionando as duas partes. Nessa operação, as ligações de hidrogênio que haviam sido rompidas voltam a ser formadas, "cicatrizando" o corte.
Um exemplo de monômero, muito utilizado para produzir polímeros supramoleculares, conforme figura 1.
No polímero supramolecular, conforme figura 2, cada grupo G está unido a outro grupo G, adequadamente orientado, por x ligações de hidrogênio, em que x é, no máximo,
- Física
Considere uma casca condutora esférica eletricamente carregada e em equilíbrio eletrostático. A
respeito dessa casca, são feitas as seguintes afirmações.
I. A superfície externa desse condutor define uma superfície equipotencial.
II.O campo elétrico em qualquer ponto da superfície externa do condutor é perpendicular à superfície.
III. O campo elétrico em qualquer ponto do espaço interior à casca é nulo.
Quais estão corretas?
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
Na figura acima, a mola possui uma de suas extremidades presa ao teto e a outra presa a um bloco. Sabe-se que o sistema massa-mola oscila em MHS segundo a função y(t) = 5sen(20t) onde y é dado em centímetros e o tempo em segundos. Qual a distensão máxima da mola, em centímetros?