(UFRGS) Considere as seguintes afirmações sobre ondas eletromagnéticas.
I. Frequências de ondas de rádio são menores que frequências da luz visível.
II. Comprimentos de onda de micro-ondas são maiores que comprimentos de onda da luz visível.
III. Energias de ondas de rádio são menores que energias de micro-ondas.
Quais estão corretas?
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 02. Transformações da Matéria
Observe a figura a seguir, que é um exemplo de relações alimentares entre os seres vivos.
Tendo como base seus conhecimentos sobre as formas de obtenção de matéria e energia pelos seres vivos, assinale a alternativa correta.
- Geografia | 3.3 Solo
(UFJF-PISM) Um dos instrumentos que auxiliaria um projeto de ocupação urbana seria a carta de isodeclividade, na qual vêm delimitados os trechos do terreno cujas declividades se situam em faixas de valores previamente estabelecidos, auxiliando a visualização dos trechos ocupáveis.
A figura a seguir representa uma carta de isodeclividades:
Observe a figura 2:
Analisando as duas figuras, identifique na figura 1, que representa a carta de isodeclividade, qual área cuja ocupação pode gerar a situação retratada na figura 2.
- Matemática | 3.6 Exponencial
Uma aplicação bancária é representada graficamente conforme figura a seguir.
é o montante obtido através da função exponencial
é o capital inicial e t é o tempo da aplicação.Ao final de 04 meses o montante obtido será de:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Do ponto de vista histórico, pode-se dizer que o teatro surgiu no Brasil no século XVI, sob forma de propaganda político-religiosa, tendo na figura de padre Anchieta seu mais destacado nome. Era um teatro intencionalmente catequista, bem ao caráter do perfil colonizador português. Encenavam-se autos, que se mantinham fiéis à tradição religiosa medieval, incluindo ainda diversos elementos populares associados a maneiras indígenas.
A chegada da família real portuguesa, no século XIX, acelerou o vigor teatral brasileiro. O Romantismo teria papel exponencial na afirmação do teatro, uma vez que a grande maioria dos autores desse período dedicava-se a compor peças teatrais.
Martins Pena (1815-1848) foi o primeiro grande nome do teatro nacional, o fundador da comédia de costumes brasileira. Em sua carreira, figuram 20 comédias e seis dramas. Apesar disso, o teatro de Martins Pena não resiste, em termos estritos de crítica, a uma análise mais profunda. Embora dotado de agudo senso de tipificação e de uma linguagem realmente popular, isenta de preciosismos e pieguices, o autor mantém-se alheio à estrutura colonialista da época, perdendo-se muitas vezes em sátiras artificiais. O noviço é, certamente, sua principal obra romântico-naturalista.
O teatro brasileiro. Coleção Super. Disponível em: https://maestro.plurall.net. Acesso em: 10 mar. 2021.
O teatro brasileiro surgiu no período colonial e suas características e propósitos eram bastante claros. De acordo com o fragmento de texto, em relação ao teatro no Brasil,
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
O rótulo de uma garrafa de xarope artificial sabor groselha apresenta as seguintes informações.
Informação I
1 litro de xarope rende 9 litros de refresco.
Informação II
Ingredientes: açúcar, água, acidulante ácido cítrico, corantes alimentícios e aroma artificial de groselha.
Informação III
Informação nutricional (quantidade por porção de 100 mL): sacarose (18 g) e sódio (5 mg).
A análise das informações do rótulo do produto permite inferir que a concentração de sacarose (342 g/mol) no refresco é mais próxima de