(UCPEL) Em 2016, na cidade do Rio de Janeiro, foi realizada a olimpíada no Brasil. Estima-se que a cerimônia de abertura dos XXXI Jogos Olímpicos de Verão, no estádio do Maracanã, foi assistida ao vivo pela televisão por mais de 4 bilhões de pessoas em todo mundo.
Considerando seus conhecimentos em física, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Disponível em: www.assine.abril.com.br. Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).
Com o advento da internet, as versões de revistas e livros também se adaptaram às novas tecnologias. A análise do texto publicitário apresentado revela que o surgimento das novas tecnologias:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia os textos I e II, a seguir, e resolva as questões
TEXTO I
Procura-se
Procura-se um lugar que tenha cheiro e gosto de mato, mas não seja mato, pois a
vida em comunidade, respeitados os espaços particulares, é a melhor
Aquele jeito tranquilo de viver, casa depois de casa, ruas calmas e sem barulho, vizinhos se cumprimentando a cada vez que se encontravam e a certeza que todos tinham de que, diante de qualquer necessidade, muitas mãos surgiriam para ajudar, colaborar, trabalhar junto. A palavra valendo mais do que qualquer documento passado em cartório, mas os compromissos escritos sendo, também, certamente cumpridos. A cidade crescendo em harmonia com seus habitantes.
Todas as crianças na escola pública, que nem se dizia de qualidade porque não se conhecia o contrário. A educação sentida como o passaporte indispensável para o crescimento, herança maior que os pais legavam a seus filhos, que todo país deve a seus cidadãos.
Procura-se por uma vida simples e comum – mesmo que aqui seja uma metrópole e haja muito asfalto, muitos prédios, muitos carros e essa estonteante luta pela sobrevivência. Civilidade, civilização. Lixo na lata de lixo. Regras de convivência respeitadas. Conhecer o próprio direito e valorizar o do semelhante. Sem mágica, discursos e demagogia, uma transformação possível de ser conquistada com competência, solidariedade, trabalho e muita honestidade.
“Aqui vive um povo que merece mais respeito e belo é o povo como é belo todo amor.” Sonhar utopias e realizar o possível e o necessário. Sem a vã glória do poder. Espírito público, servir ao público. Pensar antes de falar e fazer besteira. Refletir. Não há deuses nos palácios. A vida brasileira pode e deve ser uma jornada feliz, ou pelo menos mais feliz do que é para muitos. Procura-se com muita vontade.
BRANT, Fernando. Procura-se. Jornal Estado de Minas. 20 de maio de 2009.
VOCABULÁRIO
Legavam: deixavam, transmitiam.
Demagogia: manipulação da população em função de interesses próprios e pouco lícitos.
.
TEXTO II
Cidadezinha qualquer
Casas entre bananeiras
mulheres entre laranjeiras
pomar amor cantar.
Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar.
Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, meu Deus.
ANDRADE, Carlos Drummond. Cidadezinha Qualquer. Disponível em: http://www.horizonte.unam.mx/brasil/drumm6.html. Acesso em: 15 de julho de 2009.
O narrador do texto I externa um desejo, uma busca em relação à sociedade. Explique o tipo de sociedade que o narrador procura. Justifique sua resposta com duas passagens do texto.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observa la rutina de Juan y enseguida haz lo que se pide.
Disponible en: <http://wickingamer.blogspot.com.br/2011_02_01_archive.html>. Acceso en: 20 feb. 2013.
Las imágenes muestran la rutina de Juan, o sea, las cosas que él hace todos los días. Relata las acciones de Juan de acuerdo con el orden en que aparecen en la figura.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 3.05 Orações Coordenadas
Leia o editorial para responder à questão. Editorial: O combate sem trégua às notícias falsas As notícias falsas tornaram-se uma epidemia mundial, um vírus da maior periculosidade, que pode provocar males que vão desde pequenos tremores até distorções graves, como influenciar o resultado de uma eleição. O fenômeno ganhou tal dimensão que até gigantes da internet, como o Google e o Facebook – cuja meta principal sempre foi ampliar o número de usuários, pois não produzem conteúdo – começaram a preocupar-se com o assunto, buscando meios para evitar que suas redes sejam retransmissoras das chamadas “fake news”. A imprensa clássica – depositária do jornalismo profissional e de métodos de apuração e checagem comprovados historicamente – foi a primeira a chamar a atenção para o problema, iniciando uma batalha contra as notícias falsas. O contexto levou os jornais a lançarem uma campanha internacional em defesa da informação segura e comprovada – ou seja, de proteção da verdade. Como alertou a [...] jornalista Luciana Dummar, em matéria publicada na edição de [30/03/2017]: “Os grandes jornais precisam dar as mãos e mostrar onde está a mentira”. As empresas jornalísticas de credibilidade, cujas marcas são uma espécie de selo de qualidade, tornaram-se certificadoras de notícias, e são cada vez mais buscadas pelos leitores, como mostram vários estudos. Ao mesmo tempo, os jornais impressos aparecem nas pesquisas como detentores das maiores taxas de credibilidade, em comparação com outras mídias [...] Editorial: O combate sem trégua às notícias falsas. O povo, 1º abr. 2017. Disponível em: <www.opovo.com.br/jornal/opiniao/
2017/04/editorial-o-combate-sem-tregua-as-noticias-falsas.html>. Acesso em: 18 fev. 2018.
Há dois termos em destaque e coordenados entre si no fragmento:
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
As empresas que possuem Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), em geral, informam ao cliente que utiliza o serviço um número de protocolo de atendimento. Esse número resguarda o cliente para eventuais reclamações e é gerado, consecutivamente, de acordo com os atendimentos executados. Ao término do mês de janeiro de 2012, uma empresa registrou como último número de protocolo do SAC o 390 978 467. Do início do mês de fevereiro até o fim do mês de dezembro de 2012, foram abertos 22580 novos números de protocolos.
O algarismo que aparece na posição de dezena de milhar do último número de protocolo de atendimento registrado em 2012 pela empresa é: