Texto base: Leia um trecho de uma crônica de Luis Fernando Veríssimo cujo título é Tintim, para responder à questão.
Enunciado:
A palavra tintim é a representação gráfica do som que as moedas fazem ao tilintar, bater umas nas outras.
A figura de linguagem que se refere à representação gráfica de sons é
Questões relacionadas
- Geografia | 3.4 Clima
Estou a cerca de 6 000 quilômetros do Rio de Janeiro, do outro lado do oceano, [na Namíbia], no topo de uma duna de 100 metros de altura. À minha volta, apenas matizes cinza e creme. Nada tem cor. A diferença radical entre as duas costas do mesmo Atlântico é a melhor prova de como as correntes marítimas influenciam o clima. A vegetação aqui é esparsa e cada planta conta uma história estoica de sobrevivência. Mas a beleza está presente nessa natureza quase morta. O vento constante cria um fino lençol de areia em movimento. As dunas caminham e mudam de forma. Variam de cor, seguindo o jogo do sol com as nuvens. Quem leva a culpa por esse desafio climático é Benguela, uma corrente marítima gelada do Atlântico Sul. As águas frias trazem nutrientes abundantes e, graças a eles, enorme quantidade de peixes. Mas a falta de umidade também engendra um litoral com escassa vegetação.
Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2021 (Adaptação).
As características paisagísticas e climáticas descritas pelo autor do texto em relação à costa da Namíbia, país localizado no continente africano, são reflexo da atuação de uma corrente marítima fria ao proporcionar o(a)
- Física | 7.1 Relatividade
(FGV) Os avanços tecnológicos que a ciência experimentou nos últimos tempos nos permitem pensar que, dentro em breve, seres humanos viajarão pelo espaço sideral a velocidades significativas, se comparadas com a velocidade da luz no vácuo. Imagine um astronauta terráqueo que, do interior de uma nave que se desloca a uma velocidade igual a 60% da velocidade da luz, avista um planeta.
Ao passar pelo planeta, ele consegue medir seu diâmetro, encontrando o valor 4,8.106 m. Se a nave parasse naquelas proximidades e o diâmetro do planeta fosse medido novamente, o valor encontrado, em 106 m seria de
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Texto base: O continente africano em seu conjunto apresenta 44% de suas fronteiras apoiadas em meridianos e paralelos; 30% por linhas retas e arqueadas, e apenas 26% se referem a limites naturais que geral mente coincidem com os de locais de habitação dos grupos étnicos. MARTIN, A. R. Fronteiras e Nações. Contexto: São Paulo, 1998.
Enunciado:
A “partilha da África” ocorreu entre 1884 e 1885, onde as potências europeias da época impuseram uma divisão territorial totalmente arbitrária, desconsiderando todos os elementos étnicos e culturais do continente. O nome do evento que marca o inicio dessa tragédia histórica é:
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
A cárie dental resulta da atividade de bactérias que degradam os açúcares e os transformam em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor, juntamente com o cálcio e um açúcar chamado xilitol, agem inibindo esse processo. Quando não se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactérias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácidos, que corroem o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuem polissacarídeos intracelulares de reserva.
Disponível em: http://www.diariodasaude.com.br. Acesso em: 11 ago. 2010 (adaptado).
cárie 1. destruição de um osso por corrosão progressiva.
* cárie dentária: efeito da destruição da estrutura dentária por bactérias.HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico. Versão 1.0. Editora
Objetiva, 2001 (adaptado).A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cáries, e da sua relação com as informações do dicionário, conclui-se que a cárie dental resulta, principalmente, de:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(CFTMG) Considere dois astronautas com massas iguais a M que estão inicialmente em repouso e distantes de qualquer corpo celeste. Um deles resolve lançar uma mochila de ferramentas também de massa igual a M para o outro, empurrando-a com uma força de módulo F.
Admitindo que uma jogada completa se dá no início do arremesso até que o outro agarre a mochila e que o impulso permaneça o mesmo, a quantidade de jogada(s) completa(s) que os astronautas conseguem realizar é