(UECE) Em um espelho plano perfeito incide um raio de luz. O raio que sai do espelho sofre
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
(UNIG) É comum que nutricionistas peçam aos seus pacientes que fiquem de olho nos rótulos dos alimentos na hora da compra. Afinal, algumas situações exigem cuidado redobrado na hora de escolher o que levar para casa. Uma pessoa com pressão alta deve ficar atenta à quantidade de sódio; pessoas com diabetes devem verificar a quantidade de açúcar; aqueles com doença celíaca devem observar a presença ou não de glúten na composição de determinado alimento e por aí vai. É muito importante que não apenas como pacientes, mas também como consumidores as pessoas saibam alguns detalhes que muitas vezes geram dúvidas, pois os alimentos industrializados são identificados pelo rótulo presente em sua embalagem, responsável por trazer dados importantes do produto, como nome, peso, kcal e data de validade. Assim, além de outros dados sobre a sua composição, no rótulo de uma determinada embalagem de chocolate em pó, havia na informação nutricional: 1000,0 g do produto, contendo 350,0 kcal.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar:
- Química | 2.8 Radioatividade
Pesquisas na área nuclear são desenvolvidas no Brasil desde a década de 1960 e as reservas de urânio existentes permitem que o nosso país seja autossuficiente em combustível nuclear. A produção de energia em um reator nuclear ocorre através da reação, por exemplo, entre um núcleo de urânio-235 e um nêutron com energia adequada. Desta reação são formados, com maior probabilidade, os nuclídeos criptônio-92 e bário-142, além de três nêutrons que permitem que a reação prossiga em cadeia.
O urânio-235 ocorre na natureza e decai em várias etapas, através de transmutações sucessivas e formação de vários radionuclídeos intermediários, com meias-vidas que variam de fração de segundos a séculos, e com emissão de radiação em cada etapa. Este processo recebe o nome de série radioativa do urânio-235. Esta série termina com a formação do isótopo estável de chumbo-207, gerado na última etapa, a partir do decaimento por emissão de partícula alfa de um elemento radioativo com meia-vida de 5 x 10–3 segundos.
O nome da reação que ocorre no reator nuclear para geração de energia e o elemento gerador do chumbo-207 por emissão de partícula alfa são, respectivamente,
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
A formação frequente de grandes volumes de pirita (FeS2) em uma variedade de depósitos minerais favorece a formação de soluções ácidas ferruginosas, conhecidas como “drenagem ácida de minas”. Esse fenômeno tem sido bastante pesquisado pelos cientistas e representa uma grande preocupação entre os impactos da mineração no ambiente. Em contato com oxigênio, a 25°C, a pirita sofre reação, de acordo com a equação química:
FIGUEIREDO, B. R. Minérios e ambiente. Campinas: Unicamp, 2000.
Para corrigir os problemas ambientais causados por essa drenagem, a substância mais recomendada a ser adicionada ao meio é o:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o trecho a seguir. A política dos estados, isto é, a que fortifica os vínculos de harmonia entre os estados e a União, é pois, na sua essência, a política nacional. É lá, na soma dessas unidades autônomas, que se encontra a verdadeira soberania da opinião. O que pensam os estados, pensa a União. Campos Salles, Mensagem [3 de maio 1902]. In: Manifestos e mensagens. São Paulo: Fundap/ Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007. p. 201-202.
Enunciado:
a) Identifique o tipo de funcionamento político constituído no governo de Campos Salles nos primeiros anos da chamada “República Velha”.
b) Explique como essa articulação caracterizou a política brasileira nesse período.
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
(UEL) Leia o texto a seguir.
Por que não dividir um segmento unitário em duas partes iguais? A resposta é que, simplesmente, com a igualdade não existe diferença, e sem diferença não há universo perceptivo. O “número de ouro” é uma razão constante derivada de uma relação geométrica que os antigos chamavam de “áurea” ou de divisão perfeita, e os cristãos relacionaram este símbolo proporcional com o Filho de Deus.
Adaptado de: LAWLOR, R. Mitos – Deuses – Mistérios – Geometria Sagrada. Madrid: Edições del Prado, 1996. p. 46.
O número de ouro, denotado pela letra grega Φ, é definido como a única raiz positiva da equação a seguir.
X² = x + 1
Com base no texto e na definição do número de ouro, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) 2 Φ = 1 + √5
( ) O número de ouro Φ pode ser expresso como um quociente de números inteiros não nulos.
( ) Os números Φ , Φ + 1, 2Φ +1 estão em progressão geométrica de razão Φ.
( ) Φ-1 = Φ - 1
( ) Φ não pode ser expresso através de uma equação, por ser derivado de uma relação geométrica.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.