(UEFS)
II. H2CO3(aq) ↔ H2O(l) + CO2(g)
O principal sistema tampão usado para manter o pH do sangue humano entre 7,35 e 7,45 é o formado por ácido carbônico-bicarbonato, cujos equilíbrios estão representados, de maneira simplificada, pelas equações químicas reversíveis I e II.
Com base na análise dos equilíbrios químicos representados e nos conhecimentos da Química, é correto concluir:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Caña
El negro
junto al cañaveral.
El yanqui sobre el cañaveral.
La tierra
bajo el cañaveral.
¡Sangre
que se nos va!
GUILLÉN, N. Sóngoro cosongo. Disponível em: www.cervantesvirtual.com. Acesso em: 28 fev. 2012 (fragmento).
Nesse poema de Nicolás Guillén, no qual o poeta reflete sobre o plantio da cana-de-açúcar na América Latina, as preposições junto, sobre e bajo são usadas para indicar metaforicamente:
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(IFCE) Analise as seguintes proposições.
“Atua como um solvente universal, sendo de extrema importância para as reações químicas ocorridas nas células dos seres vivos. Outras funções importantes são o transporte de íons e moléculas pelo corpo, regulação térmica e ação lubrificante.”
“São encontrados em duas formas: solúveis (encontrados em forma de íons) e insolúveis (fazendo parte de estruturas esqueléticas etc.) e representam cerca de 1% da composição celular.”
As substâncias descritas são: - História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Examine atentamente a primeira página do jornal Folha de São Paulo de 26 de abril de 1984.
Primeira página do Jornal Folha de São Paulo. 26 abr 1984. Disponível em:< http://acervo.folha.com.br>. Acesso em: 22 jul. 2013.
Responda:
A) Identifique o acontecimento político abordado no jornal Folha de São Paulo.
B) Apresente argumentos para justificar o título da reportagem: “A nação frustrada!”.
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
1 º.Os alunos vão realizar uma atividade conjunta de experimentação sonora de um minuto só com palmas. A ideia é pesquisar os diferentes tipos de sons que as palmas podem produzir. Antes de começar, é preciso fazer o máximo de silêncio na sala.
2 º.Avise que ao iniciar a atividade, devem prestar atenção nos sons produzidos por ele e pelos colegas. Sem aviso prévio, devem começar a bater palmas todos ao mesmo tempo, variando o máximo possível os sons produzidos, durante um minuto.
3 º.Ao final de um minuto faça as perguntas abaixo e deixe que se coloquem.
O resultado sonoro foi interessante?
O que fizeram pode ser chamado de música? Por quê?
4 º.Agora, escolha cinco alunos para liderar a sala. Cada um, na sua vez, irá à frente, e os outros alunos farão as palmas do jeito que os liderem indicarem. Essa indicação pode ser feita por meio de imitação, por exemplo, o líder faz primeiro a sequência e logo após os outros repetem. Cada sequência pode também ser combinada antes, e ao sinal do líder, o grupo todo repete. Os líderes têm a liberdade de utilizar todos os sons que quiser, com palmas, e podem explorar os movimentos corporais para realizar as palmas. Auxilie os alunos a criarem contrastes, com sons fortes e fracos; sequências longas e curtas; rápidas e lentas; com as palmas abertas ou formato de conchas.
5 º.Após concluírem a atividade, conversem sobre as seguintes questões:
Mudou alguma coisa?
A atividade foi mais organizada?
Algumas das cinco músicas obtiveram melhor resultado? Por que acham que isso aconteceu?
Seria possível repetir exatamente a mesma música?
O que acharam da atividade?
Disponível em: <http://renatombarboza.blogspot.com.br/2012/05/diario-de-atividades-cras-nova_7481.html >. Acesso em: 27 dez. 2015.
- Arte
(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO)
O futebol na Pop Arte brasileira
LEIRNER, N. Futebol.
FONSECA, M.O. Nelson Leirner: 2011-1961 = 50 anos.
GERCHMAN, R. Superhomens.
ALENCAR, V. P. Cultura popular e crítica.
As imagens representam, respectivamente, as obras Futebol, do artista plástico Nelson Leirner; e Super homens, de Rubens Gerchman. São obras representativas de um movimento denominado Pop Art, que ecoou no Brasil na década de 1960, no qual artistas se apropriaram de imagens da vida diária e da cultura de massa, tornando-as objetos de arte. A partir de uma perspectiva ampliada e crítica sobre o esporte, interpretada como um elemento da cultura corporal de movimento, as imagens