Na perfuração de uma jazida petrolífera, a pressão dos gases faz com que o petróleo jorre. Ao se reduzir a pressão, o petróleo bruto para de jorrar e tem de ser bombeado. No entanto, junto com o petróleo também se encontram componentes mais densos, tais como água salgada, areia e argila, que devem ser removidos na primeira etapa do beneficiamento do petróleo.
A primeira etapa desse beneficiamento é a:
Questões relacionadas
- Biologia | 3.3 Vitaminas
(UDESC) As vitaminas, embora não sejam produzidas pelo organismo, não são uma classe particular de substâncias, e sim uma designação geral para qualquer substância orgânica necessária ao nosso organismo, mesmo em quantidades reduzidas. Sabemos que a vitamina B5 (Ácido pantotênico) é um componente da coenzima A; a vitamina B9 (Ácido fólico) atua na síntese das bases nitrogenadas; a vitamina B12 (Cianocobolamina) atua na maturação das hemácias; vitamina C (Ácido ascórbico) atua na manutenção da integridade dos vasos sanguíneos e a vitamina K (Filoquinona) atua na coagulação do sangue.
Assinale a alternativa correta.
- Matemática | 12.1 Triângulos
Um quebra-cabeça consiste em recobrir um quadrado com triângulos retângulos isósceles, como ilustra a figura.
Uma artesã confecciona um quebra-cabeça como o descrito, de tal modo que a menor das peças é um triângulo retângulo isósceles cujos catetos medem 2 cm.O quebra-cabeça, quando montado, resultará em um quadrado cuja medida do lado, em centímetro, é:
- História | 1.4 Expansão Territorial
Partindo do litoral e seguindo os cursos dos rios, a ocupação e o povoamento das terras sergipanas foram avançando em direção ao centro da capitania, no século XVII, sempre abrindo caminho para as fazendas de gado e atraindo novos moradores, que vinham de Portugal ou das capitanias vizinhas, como Bahia e Pernambuco, já trazendo escravos negros e escravizando índios que tinham sobrevivido à guerra de conquista.
FRANÇA, V. L.; CRUZ, M. T. S. (Coordenadoras). Atlas escolar Sergipe. João Pessoa: Editora Grafset, 2007. VOT2022.
Durante o processo colonizador, a cana de açúcar teve um papel preponderante na ocupação das terras brasileiras. No entanto, da pecuária também contribuíram para esse processo
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UFU) Diariamente produtos novos são lançados no mercado e muitos possuem como matéria-prima óleos ou gorduras. Tais substâncias, classificadas como lipídeos, podem ser encontradas em tecidos animais ou vegetais e são constituídas por uma mistura de diversos compostos químicos, sendo os mais importantes os ácidos graxos e seus derivados. Os ácidos graxos são compostos orgânicos lineares que diferem no número de carbonos que constitui a sua cadeia e, também, pela presença de insaturações.
Existem diversos ácidos graxos conhecidos, sendo alguns listados na tabela abaixo.
A partir das informações acima e de seus conhecimentos de química, assinale a alternativa incorreta.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Embalagens de shampoo ou material de limpeza
- Primer
-Tinta acrílica – cores variadas
- Cola relevo preta
- Tesoura
- Tesoura de picotar
- Papel crepom
- Cola
PROCEDIMENTOS
- O professor vai conversar com os alunos sobre as mácaras africanas. Falar dos
significados que elas tem e que elas podem transformar ou alterar a imagem das
pessoas. As máscaras tem um significado místico e importante na arte africana sendo
usadas nos rituais e funerais .
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_de_%C3%81frica
- Mostrar algumas imagens de máscaras africanas.
Disponível:https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/mascaras- africanas/
- Peça aos alunos que pesquisem sobre as máscaras. Como eram confeccionadas,em
quais ocasiões eram usadas e por quem, com quais materiais eram confeccionadas.
Fale que no dia 20 de Novembro é comemorado no Brasil o “Dia da Consciência
Negra”. Converse com seus alunos sobre a importância desse dia para todos os
brasileiros, a influência trazida pelos negros para a nossa cultura e as características
da cultura africana nos desenhos dos tecidos, nas comidas, na música, na religião, etc.
- Proponha que, inspirados nas máscaras africanas, criem suas próprias máscaras
utilizando diferentes materiais e bases.
- Esse momento é muito importante para que experimentem materiais novos, que
misturem materiais como: papéis, EVA, tecidos, tintas, fios, papelão, entre outros.
- Solicite aos alunos que tragam com antecedência algumas embalagens de shampoo
ou material de limpeza, limpos, vazios para a sala de aula.
- Separe a turma em grupo de 04 alunos.
- Coloque todo o material exposto em local que possa ver visualizado pelos alunos.
- Peça para escolherem em qual embalagem vai querer criar a máscara. Lembre
sempre os alunos para pensarem nas imagens que foram projetadas das máscaras
africanas.
-Instrua os alunos para, antes de começar a criar, passar duas demãos de Primer sobre
a embalagem e esperar secar. Este primer serve para melhor fixação da tinta.
- Risque a máscara africana e pinte com tinta acrílica fosca.
- Faça linhas com a cola relevo e finalize cortando o papel crepom com a tesoura de
picotar para fazer os cabelos.
Fonte: https://acrilex.com.br/portfolio-item/mascaras/
A COR NA ARTE