Na perfuração de uma jazida petrolífera, a pressão dos gases faz com que o petróleo jorre. Ao se reduzir a pressão, o petróleo bruto para de jorrar e tem de ser bombeado. No entanto, junto com o petróleo também se encontram componentes mais densos, tais como água salgada, areia e argila, que devem ser removidos na primeira etapa do beneficiamento do petróleo.
A primeira etapa desse beneficiamento é a:
Questões relacionadas
- Geografia | 5.3 Urbanização
A metropolização constitui a concentração da população urbana de forma mais acentuada em metrópoles e regiões metropolitanas (conjunto de municípios interdependentes polarizados por uma cidade principal ou nuclear). O Brasil sofreu um processo de metropolização expressivo nas últimas décadas e apresenta mais de vinte regiões metropolitanas na atualidade. Muitas regiões metropolitanas brasileiras apresentam graves problemas como moradias precárias (aglomerados subnormais e cortiços), mobilidade urbana deficiente, especulação imobiliária, desigualdade social e altos índices de violência.
Com o fim da Guerra Fria, cientistas políticos embarcaram na ilusão de que os muros que separavam países iriam cair um a um; Berlim era só o começo. A globalização, no entanto, teve o efeito oposto.
MELLO, P. C. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 17 set. 2017.
A manutenção de muros e até mesmo a construção de outros caracterizam
- Química | 3.7 Polímeros
(UESB)
Os compósitos, plásticos reforçados ou de engenharia, são formados pela reunião de materiais com objetivo de se obter um produto de melhor qualidade. Geralmente, são formados por fibras unidas entre si por uma matriz termofixa aglomerante semelhante à resina PEKK, representada pela estrutura, que contribui para transformá-los em material de alta resistência mecânica e térmica.
A partir dessas informações, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.2 Sinonímia e Antonímia
Leia-as e observe-as com bastante atenção.
A raposa e o corvo
Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:
-Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.
Ouvindo aquilo, o corvo ficou de pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro " Cróóó!" . O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:
-Olhe, meu senhor, estou vendo que voz o senhor tem. O que não tem é inteligência!
Moral: cuidado com quem muito elogia.
Do livro Fábulas de Esopo - Companhia das Letrinhas.
Fonte: http://www.metaforas.com.br/infantis/a_raposa_eo_corvo.htm – 19/5/2010 – adaptado.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fábulas Modernas
Fonte: http://www.contaoutra.com.br/tiras.asp?pagina=4 - 19/5/2010 - adaptado.
A sátira apresentada pela tirinha das Fábulas Modernas, pretende atacar, de alguma forma, o comportamento humano na contemporaneidade: como as informações aconteciam no passado e como funcionam e se realizam nos dias atuais.
A palavra sátira, conforme o trecho anterior, poderia ser substituída por algo sinônimo, de forma a manter o mesmo efeito de sentido, pela palavra
- Geografia | 5.1 População
Um fenômeno importante que vem ocorrendo nas últimas quatro décadas é o baixo crescimento populacional na Europa, principalmente em alguns países como Alemanha e Áustria, onde houve uma brusca queda na taxa de natalidade. Esse fenômeno é especialmente preocupante pelo fato de a maioria desses países já ter chegado a um índice inferior ao “nível de renovação da população”, estimado em 2,1 filhos por mulher. A diminuição da natalidade europeia tem várias causas, algumas de caráter demográfico, outras de caráter cultural e socioeconômico.
OLIVEIRA. R S. Introdução à sociologia. São Paulo: Ática, 2004 (adaptado).
As tendências populacionais nesses países estão relacionadas a uma transformação
- História | 6.01 Revolução Francesa
(UFPR) Considere os seguintes excertos produzidos no contexto da Revolução Francesa (1789-1799):
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (26 de agosto de 1789)
Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã (setembro de 1791)
Art. 1º. Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
Art. 1º. A mulher nasce livre e tem os mesmos direitos do homem. As distinções sociais só podem ser baseadas no interesse comum.
Art. 2º. A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
Art. 2º. O objeto de toda associação política é a conservação dos direitos imprescritíveis da mulher e do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e, sobretudo, a resistência à opressão.
Art. 13. Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração, é indispensável uma contribuição comum, que deve ser dividida entre os cidadãos de acordo com suas possibilidades.
Art. 13. Para a manutenção da força pública e para as despesas de administração, as contribuições da mulher e do homem serão iguais; ela participa de todos os trabalhos ingratos, de todas as fadigas, deve então participar também da distribuição dos postos, dos empregos, dos cargos, das dignidades e da indústria.
* Essa declaração, escrita e proposta pela francesa Olympe de Gouges, não foi aprovada pela Assembleia Nacional; Olympe foi guilhotinada por ordem de Robespierre em 1793.
Compare as duas declarações e assinale a alternativa que identifica a principal diferença entre o texto de 1789 e o de 1791.