(UFU) Filmes de ficção científica, que se passam no espaço sideral, costumam mostrar hábitats giratórios que fornecem uma gravidade artificial, de modo que as pessoas se sintam como se estivessem na Terra. Imagine um desses hábitats em um local livre da influência significativa de outros campos gravitacionais, com raio de 1 km e com pessoas habitando a borda interna do cilindro.
Esse cenário, nessas condições, reproduz algo muito próximo à aceleração da gravidade de 10 m/s² desde que a frequência com que o hábitat rotaciona seja, aproximadamente, de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Resenha e Sinopse
Texto base: O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino. LACOMBE, Amélia. In: SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 2015.
Enunciado:
Considerando a linguagem utilizada pela autora dessa resenha, infere-se que esta se destina
- Física
Uma caixa A, de peso igual a 300 N, é suspensa por duas cordas B e C conforme a figura abaixo.
O valor da tração na corda B é igual a
- Geografia - Fundamental | 1.03 Regionalizações do Mundo em Blocos Econômicos
A cabotagem é a navegação entre portos do mesmo país ou de uma mesma região, e se contrapõe à navegação de longo curso, que é realizada entre portos de áreas distantes. É considerada um modal promissor, sobretudo em regiões com uma costa navegável, e que possuem cidades principais, polos industriais e grandes consumidores no litoral ou em cidades próximas a ele. No gráfico apresentado a seguir, é possível observar a importância da cabotagem para o transporte de mercadorias entre os países da União Europeia. Observar.
Com relação ao transporte de cargas por cabotagem entre os países da União Europeia, pode-se afirmar que:
- Geografia | 5.1 População
(UEL) Leia o texto e analise os gráficos, a seguir, que representam as pirâmides etárias da população (em %) de países subdesenvolvidos e desenvolvidos, em 2000.
A estrutura etária da população tem reflexos importantes na economia de um país. A população economicamente ativa (PEA), ou seja, aquela que trabalha e produz riquezas, é composta, em sua maioria, de adultos (de 20 a 59 anos de idade). É essa população que, por meio do recolhimento de impostos, ajuda o Estado a sustentar a economia nacional. Uma defasagem muito grande no número de ativos em relação aos inativos desequilibra essa equação.
Com base no texto, nos gráficos e nos conhecimentos sobre estrutura etária da população, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A pirâmide etária dos países subdesenvolvidos apresenta uma base larga e um topo estreito, em virtude da baixa expectativa de vida da população.
( ) O estudo sobre pirâmides etárias possibilita compreender, entre outros fatores, a dinâmica populacional e econômica de um país e sua história recente.
( ) O aumento da expectativa de vida da população, acompanhado da queda das taxas de natalidade e mortalidade, provoca mudanças na pirâmide etária.
( ) O aumento da população economicamente ativa em relação aos inativos desequilibra a produção de riquezas e diminui o recolhimento de impostos.
( ) Nos países subdesenvolvidos, a combinação entre baixa natalidade e alta expectativa de vida tem levado ao progressivo envelhecimento da população e à recessão econômica.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
- Química | 2.3 Termoquímica
O etanol é um combustível renovável obtido da cana-de-açúcar e é menos poluente do que os combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel. O etanol tem densidade 0,8 g/cm3, massa molar 46 g/mol e calor de combustão aproximado de – 1300 kJ/mol. Com o grande aumento da frota de veículos, tem sido incentivada a produção de carros bicombustíveis econômicos, que são capazes de render até 20 km/L em rodovias, para diminuir a emissão de poluentes atmosféricos.
O valor correspondente à energia consumida para que o motorista de um carro econômico, movido a álcool, percorra 400 km na condição de máximo rendimento é mais próximo de: