Texto base: Observe a gravura. Disponível em: z<http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/azevedinho-e-seus-problemas.> Acesso em: 11 abr. 2015.
Enunciado:
Na gravura do século XVIII, é mostrada uma negociação de compra e venda de escravos. Esse negócio era altamente lucrativo e envolvia diversos personagens, entre eles, o pumbeiro, que era um
Questões relacionadas
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(USF) A asparagina é um aminoácido não essencial produzido pelas células do organismo. Algumas células cancerígenas não conseguem sintetizar esse aminoácido mas precisam dele para o seu metabolismo. Caso a célula utilizasse asparagina para produzir um polipeptídeo de ação extracelular e desejássemos saber o trajeto da asparagina desde sua entrada na célula até sua saída, poderíamos marcá-la radioativamente. Nesse caso, ela seria detectada, em sequência, nas seguintes estruturas celulares: - Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
As relações ecológicas desarmônicas são importantes para o controle populacional, pois afetam diretamente o tamanho das populações das espécies envolvidas na relação. São relações ecológicas desse tipo:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 História em Quadrinhos
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Explique as expressões destacadas de acordo com o seu sentido no texto.
a) “Tô passada, menina...”
b) Vamos dar um giro pela praça.
c) Agora eu bombei!
d) É só olhar pro visual da Shirley para saber qual é o grito da moda!
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.01 Sujeito
Leia o texto e, em seguida, responda à questão. Horror a aprender Se quiséssemos numa fórmula definir a mentalidade mais ou menos generalizada dos que militam na vida literária brasileira, não lograríamos descobrir outra que melhor se prestasse do que esta: horror a aprender. Nosso autodidatismo enraizado, nossa falta de hábito universitário, fazem com que aprender, entre nós, seja motivo de inferioridade intelectual. Ninguém gosta de aprender. Ninguém se quer dar ao trabalho de aprender. Porque já se nasce sabendo. Todos somos mestres antes de ser discípulos. Aprender o quê? Pois já sabemos tudo de nascença! Ignoramos essa verdade de extrema sabedoria: só os bons discípulos dão grandes mestres, e só é bom mestre quem foi um dia bom discípulo e continua com o espírito aberto a um perpétuo aprendizado. Quem sabe aprender sabe ensinar, e só quem gosta de aprender tem o direito de dar lições. Como pode divulgar e orientar conhecimentos quem mantém o espírito impermeável a qualquer aprendizagem? Afrânio Coutinho. No hospital das letras, 1963.
Para o autor, a causa do horror a aprender está na:
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
De modo geral, a palavra “aromático” invoca associações agradáveis, como cheiro de café fresco ou de um pão doce de canela. Associações similares ocorriam no passado da história da química orgânica, quando os compostos ditos “aromáticos” apresentavam um odor agradável e foram isolados de óleos naturais. À medida que as estruturas desses compostos eram elucidadas, foi se descobrindo que vários deles continham uma unidade estrutural específica. Os compostos aromáticos que continham essa unidade estrutural tornaram-se parte de uma grande família, muito mais com base em suas estruturas eletrônicas do que nos seus cheiros, como as substâncias a seguir, encontradas em óleos vegetais.
SOLOMONS, T. W. G.; FRYHLE, C. B. Química orgânica. Rio de Janeiro: LTC, 2009 (adaptado).
A característica estrutural dessa família de compostos é a presença de