(UERJ) A partícula káon, eletricamente neutra, é constituída por duas partículas eletricamente carregadas: um quark d e um antiquar s A carga do quark d é igual a do módulo da carga do elétron, e a carga do quark s tem mesmo módulo e sinal contrário ao da carga de um antiquark s Ao quark s é atribuída uma propriedade denominada estranheza, a qual pode ser calculada pela seguinte fórmula:
Assim, o valor da estranheza de um quark s é igual a:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAIS
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens
- Potes de areia ou arroz
- Chapas de radiografia
- Aparelho de som
- Computador
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar esta aula mostrando o vídeo do youtube que mostra como se produz a sonoplastia durante a exibição da história narrada:
- Disponível: Vídeo: Efeitos Sonoros Radionovela: <http://www.youtube.com/watch?v=xpAPjdLOT3c>
- Este vídeo mostra produção de sons com vários tipos de objetos durante a exibição do programa.
- Após assistirem ao vídeo, o professor poderá trazer para os alunos algumas questões como por exemplo, como você imaginava a produção destes sons se estivesse só ouvindo? Os sons produzidos se assemelham aos sons reais?
- A partir das questões, o professor pode explicar a importância dos sons produzidos, tanto as músicas quanto os efeitos sonoros, na composição de cada parte da história. Inclusive o trabalho das vozes pelos atores. Vê-se que há um estudo aprimorado na emissão das vozes, utilizando artifícios como mexer na posição da boca, colocar a mão na frente, falar dentro do copo, essas são algumas formas de variar a voz.
- Comentar que essas produções de radionovela inspiraram a teledramaturgia na TV brasileira, fato que até hoje se apresenta nas novelas brasileira.
- Para aprofundar o conhecimento sobre a produção de trilha sonora em uma radionovela acesse o vídeo no Portal do Professor que demonstra como produzir alguns sons utilizando objetos, aplicando numa narração.
- Disponível: TV Escola – Sala de Professor – Programa: A Cor do Som– Parte 02 <https://youtu.be/-Ubw38ZpWx0>
- O professor vai propor para os alunos uma pesquisa sobre sonoplastia trazendo algumas questões como: O que é sonoplastia? Qual a importância dos sons e músicas nas radionovelas? Como eram feitos os sons nas radionovelas? O que são radionovelas e quando surgiram? Esta pesquisa pode ser realizada por meio de uma webquest. A webquest é uma forma de metodologia de pesquisa online, organizada por um roteiro com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação e conclusão.
- Para o professor conhecer o processo de criação de uma webquest, segue as orientações no link em <http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf>
- Para orientar como se elabora uma pesquisa acesse o link <http://www.suapesquisa.com/trabalho.htm> (acessado em 24/06/12)
- Neste site é apresentado passo a passo de como realizar uma pesquisa escolar.
- Depois, em grupo, os alunos deverão selecionar algumas cenas de novelas trazidas de casa ou obtidas no laboratório de informática da escola. Após a escolha dos trechos, apresentar para a turma fazendo eles mesmos a fala e os efeitos sonoros ao vivo.
- Importante nesta atividade é a produção dos sons utilizando objetos sonoros produzidos pelos próprios grupos.
- Mostrar novamente o vídeo do Portal do Professor antes da atividade
- Disponível: TV Escola – Sala de Professor – Programa: A Cor do Som– Parte 02 <https://youtu.be/-Ubw38ZpWx0>
- Para produzir estes sons os alunos poderão confeccionar alguns objetos sonoros que podem ser feitos em casa ou na escola, como, por exemplo, potes com areia ou arroz (imitar som de chuva virando o pote de um lado para o outro), chapas de radiografias (som de trovoada) ou pode ser produzido por meio de sons vocais (imitando sons).
- Como exemplo de sons produzidos só com a boca, pode ser apresentado aos alunos o vídeo a seguir: <http://www.youtube.com/watch?v=3JsgHz-BoGE>
-
- Coral representa sons do carro e do ambiente somente com a boca.
- Depois o professor poderá propor aos alunos a criação de suas próprias radionovelas.
- Para isso, poderão realizar em grupo a narração de uma história que poderá ser baseada em crônicas, quadrinhos, contos, lendas, etc.
- Nesta produção os alunos deverão privilegiar as falas de personagens, os efeitos sonoros produzidos ao vivo e música tema, que poderá ser gravada em casa ou anteriormente no laboratório de informática.
- Para o bom desenvolvimento desta atividade o professor deverá auxiliar os alunos a produzirem um roteiro com todas as partes já especificadas, com os personagens, os efeitos sonoros e a música.
- Esta atividade pode ser apresentada em sala de aula com uso de aparelho de som.
- Para a gravação sugere-se o editor de áudio Audacity. Veja o manual com tutorial na página Dia a Dia Educação da Secretaria de Estado da Educação do Paraná
- <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/audacity1.pdf> (volume1)
- <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tutoriais/audacity2.pdf> (volume2)
Fonte: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41220>
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia o texto a seguir.
Nos primeiros anos da colonização, os portugueses dedicaram-se a um tipo de comércio com os nativos da terra, baseado na troca de mercadorias, sem uso da moeda. Interessava aos portugueses uma mercadoria que crescia naturalmente em quase todo o litoral brasileiro: o pau-brasil. A partir dessa madeira conseguia-se produzir uma substância para tingimento de tecidos, valorizada na Europa. Os nativos cortavam a árvore e a transportavam para os navios.
História Temática, Diversidade Cultural e Conflitos, Montellato, Cabrini, Catelli, 2000. p. 87.
Considerando que a exploração do pau-brasil veio a ser a primeira atividade econômica empreendida pelos portugueses em território brasileiro, é correto afirmar que o trabalho pesado e braçal era realizado pelos
- História | 6.07 Unificações
(UFRN) Sobre a unificação alemã o séc. XIX, Marionilde Magalhães afirma:
Desde o final do século XVIII, a criação de inúmeras associações resultou num determinado patriotismo cultural e popular, num território dividido em estados feudais dominados por uma aristocracia retrógrada. Tais associações se dirigem à nação teuta, enfatizando o idioma, a cultura e as tradições comunitárias, elementos para a elaboração de uma identidade coletiva, independentemente do critério territorial. E, de fato, esse nacionalismo popular, romântico-ilustrado (uma vez que pautado no princípio da cidadania e no direito à autodeterminação dos povos), inspirará uma boa parcela dos revolucionários de 1848. Mas não serão eles a unificar a Alemanha. Seus herdeiros precisarão aguardar até 1871, quando Bismarck realiza uma revolução de cima, momento em que, em virtude do poderio econômico e da força militar da Prússia, a Alemanha se unifica como Estado forte, consolidando-se a sua trajetória rumo à modernização.
[adaptação] MAGALHÃES, Marionilde D. B. de. A REUNIFICAÇÃO: enfim um país para a Alemanha? Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH/Marco Zero, v.14, n.28. 1994. p.102.
Tendo-se como referência essas considerações, pode-se concluir que
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a tabela do IDH por regiões do planeta:
Todos os Relatórios do Desenvolvimento Humano têm acompanhado o progresso humano, nomeadamente através do IDH, uma medida composta que inclui indicadores relativos a três dimensões: longevidade, escolaridade e o controle sobre os recursos necessários para uma vida digna (PIB per capita).
Considerando apenas as informações da tabela é possível afirmar que:
III. O rápido crescimento populacional da África, aliado às suas precárias condições de vida, é preocupante, pois não há recursos suficientes para investir em Saúde e Educação.
III. A África Subsaariana apresentou o mais baixo IDH da tabela, que se situou em 0,475, seguida pela Ásia do Sul, com 0,558.
III. Nos Estados Árabes o principal fator determinante da diferença para com a Europa e Ásia Central foram as disparidades de rendimento per capita e de escolaridade.
Podemos considerar corretas apenas as afirmações:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
eia um trecho da reportagem a seguir.
GORJETA
Quando e quanto dar
Todo mundo quer um serviço rápido e atencioso. Quando ele é oferecido, é natural que haja uma retribuição. A prática da gorjeta varia de país para país. Nos Estados Unidos e na França, por exemplo, ela é uma obrigação social: negar-se a dá-la num restaurante, por exemplo, é um ato de grosseria extrema. Já no Japão, oferecer gratificação em dinheiro a garçons e taxistas é uma ofensa. No Brasil não existe obrigação, mas a gorjeta é com frequência esperada. (...)
Com ajuda de entidades de classe e consultores de etiqueta, VEJA chegou a situações e valores que bonificam sem exagero – ou sem ofender quem prestou o serviço.
No Brasil
Descubra o quanto vale, em reais, o valor que deve ser dado em gorjetas nos hoteis de alguns países, somando os valores das notas e moedas:
* A equivalência entre as moedas foi feita pela cotação do dia 25/06/2010
Em qual desses países, os carregadores receberão a gorjeta de maior valor em reais?