O número de pessoas que morrem nas ruas e estradas brasileiras nunca foi tão alto. As últimas mudanças na legislação mostraram-se incapazes de frear o aumento dos acidentes. O número de mortes em 2004 foi de 35 100 pessoas e 38 300, em 2008. Admita que o número de mortes, no período de 2004 a 2008, tenha apresentado um crescimento anual constante.
Veja, 2 nov. 2011 (adaptado).
A expressão algébrica que fornece o número de mortes N, no ano x (com 2004 ≤ x ≤ 2008), é dada por:
Questões relacionadas
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
O gráfico abaixo mostra uma curva (A) que representa o crescimento de um artrópode e uma curva (B) que representa o crescimento de outros animais.
Com relação ao crescimento do corpo dos artrópodes, podemos afirmar que:
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
A figura representa uma cadeia alimentar em uma lagoa. As setas indicam o sentido do fluxo de energia entre os componentes dos níveis tróficos.
Sabendo-se que o mercúrio se acumula nos tecidos vivos, que componente dessa cadeia alimentar apresentará maior teor de mercúrio no organismo se nessa lagoa ocorrer um derramamento desse metal?
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Descifran las palabras de un pergamino calcinado por la erupción del Monte Vesubio, en Nápoles, Italia.
[1] Científicos del Instituto de Microelectrónica y
Microsistemas en Nápoles (Italia) han conseguido leer un
antiguo pergamino carbonizado por la erupción del Vesubio
[4] Hace Casi 2.000 años. Los científicos pudieron escanear el
papiro usando una versión de la tomografía computarizada de
rayos X. Esta técnica é muy usada en medicina para ver las
[7] Estruturas de tecidos brilhantes, como o cérebro, os pulmões
o el pecho, y funciona mediante la detección del contraste de
cómo los materiales refractan, en lugar de absorber los rayos X.
[10] Los investigadores fueron capaces de descifrar un
alfabeto de letras griegas, y palabras ocasionales. Creen
provável que el texto sea una copia del escrito por el filósofo
[13] y poeta Filodemo (110 aC-40 aC), que se veía a sí mismo como
el defensor de las enseñanzas de Epicuro, filósofo que vivió
dos siglos antes y construyó un sistema de ética basado en una
[16] Visión materialista del mundo.
"Los textos son muy importantes para nuestra
comprensión de la filosofía helenística", dice David Blank, un
[19] clasicista de la Universidad de California, Los Ángeles, y uno
de los responsables del proyecto. Los investigadores esperan
hacer nuevos progresos y creen posible que más papiros sigan
[22] ocultos en Herculano, por lo que animan a que continúen las
excavaciones.
Internet: (con adaptaciones).
Con relación a las estructuras e ideas del texto de arriba, juzgue lo ítem subsiguiente.
La forma verbal "Creen" (l.11) se refiere a "Los investigadores" (l.10).
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
O poço e o pêndulo
Eu estava esgotado – mortalmente esgotado por aquela longa agonia; e quando enfim me desataram, e foi-me dada a permissão de sentar, percebi que os sentidos me faltavam. A sentença – a pavorosa sentença de morte – foi a última de distinta articulação a chegar aos meus ouvidos. Depois disso, o som das vozes inquisitoriais pareceu fundir-se em um único murmúrio vago e onírico.
[...]
Até esse momento, eu não abrira os olhos. Senti que jazia de costas, desatado. Estiquei a mão, e ela caiu pesadamente sobre alguma coisa úmida e dura. Deixei-me aí ficar por vários minutos, enquanto me empenhava em imaginar onde e no que podia estar. Ansiava, e contudo não ousava, empregar a visão. Aterrorizava-me o impacto inicial dos objetos em torno de mim. Não que eu temesse ver coisas horríveis, mas fui invadido por um crescente pavor de não haver nada para ver. Finalmente, com descontrolado desespero no coração, abri rapidamente os olhos. Meus piores pensamentos foram, então, confirmados. O negror da noite eterna me engolfava. Lutei para respirar. A intensidade das trevas parecia me oprimir e sufocar. A atmosfera era intoleravelmente opressiva. Continuei deitado, imóvel, e esforcei-me por exercitar a razão. Evoquei em minha mente o processo inquisitorial, e tentei a partir desse ponto inferir minha real condição. A sentença fora proferida; e a mim me pareceu que um intervalo muito longo de tempo transcorrera desde então. Contudo, nem sequer por um momento supus que estivesse morto de fato. Tal suposição, não obstante o que lemos na ficção, é completamente inconsistente com a existência real; – mas onde e em que estado eu me encontrava? Os condenados à morte, eu sabia, eram normalmente executados nos autos de fé, e um desses fora realizado na exata noite de meu julgamento. Estaria eu sendo mantido sob custódia em meu calabouço, a fim de aguardar o sacrifício seguinte, que não teria lugar senão dali a muitos meses? Percebi na mesma hora que tal não podia ser. As vítimas haviam sido reclamadas de imediato. Além do mais, meu calabouço, assim como as celas de todos os condenados em Toledo, tinha piso de pedra, e a luz não era completamente excluída.
Uma assustadora ideia agora de repente fez o sangue fluir incontrolavelmente em meu coração e, por um breve período, mais uma vez recaí na insensibilidade. Assim que me recuperei, fiquei de pé na mesma hora, tremendo convulsivamente em cada fibra. Agitei os braços freneticamente acima e em torno de mim, em todas as direções. Nada senti; contudo, hesitava em dar um passo, com receio de ser bloqueado pelas paredes de uma tumba. O suor brotava de cada poro, e formava grossas gotas em minha fronte. A agonia do suspense cresceu até se tornar intolerável e cuidadosamente me movi para a frente, com os braços estendidos, e meus olhos esforçando-se em suas órbitas, na esperança de captar algum débil raio de luz. Avancei vários passos; mas o negror e o vazio continuaram. Respirei mais facilmente. Parecia evidente que o meu não era, ao menos, o mais hediondo dos destinos.
POE, Edgar Allan. Contos de imaginação e mistério. Trad. Cássio de Arantes Leite.
São Paulo: Tordesilhas, 2012. p. 49. Fragmento.
Glossário:
Autos de fé – diz-se de eventos realizados em praça pública para punir os condenados pela Inquisição.
Releia:
A agonia do suspense cresceu até se tornar intolerável e cuidadosamente me movi para a frente, com os braços estendidos, e meus olhos esforçando-se em suas órbitas, na esperança de captar algum débil raio de luz.
É correto afirmar que, nesse trecho,
- Física
Um móvel parte do repouso com movimento de aceleração constante e após 4s mantém sua velocidade constante como mostra o gráfico. A aceleração do móvel no intervalo de tempo de 0 a 4s, em m/s2, foi de: