(UDESC) Os pesquisadores do projeto LIGO (Laser Interferometer Gravitacional-Wave Observatory) anunciaram, no início deste ano, a primeira detecção das ondas gravitacionais.
Analise as proposições em relação à informação.
I. Estas ondas se propagam com a mesma velocidade da luz.
II. Estas ondas se propagam com velocidade superior à velocidade da luz.
III. Estas ondas foram previstas por Albert Einstein em sua Teoria da Relatividade Geral.
IV. Estas ondas foram previstas por Albert Einstein em sua Teoria do Efeito Fotoelétrico.
Assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Física | 3.2 Dilatação
Uma técnica para cortar garrafas de vidro consiste nos seguintes passos:
• encher a garrafa com água até o local do corte;
• amarrar um barbante embebido em álcool nesse local;
• colocar fogo no barbante.
Feito isso, após algum tempo, a garrafa se partirá exatamente no local escolhido.
Sabendo que a água absorve grande parte do calor, o corte ocorre porque a parte que contém água se
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Uma equação desenvolvida pelo cientista francês Paul-Émile Clapeyron relaciona as três variáveis de estado (pressão, volume e temperatura) com a quantidade de partículas (número de mols) que compõe um gás ideal. A relação, que ficou conhecida como Equação de Clapeyron, ou equação de um gás ideal, é expressa por:
p . V = n . R . T
Nessa expressão, p é a pressão, V é o volume, n é o número de mols, R é a constante universal dos gases perfeitos, e T é a temperatura. Em termos matemáticos, R representa a constante de proporcionalidade entre as grandezas.
FERREIRA, N. A. A Equação de Clapeyron. Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br. Acesso em: 25 mar. 2020 (adaptado).
Assumindo a temperatura e o número de mols como constantes, de acordo com a equação de Clapeyron, dos gráficos a seguir qual é o que melhor representa a variação da pressão (p) em função do volume (V) de um gás ideal?
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UEFS) Três amostras de um mesmo líquido são introduzidas num calorímetro adiabático de capacidade térmica desprezível: uma de 12g, a 25°C, outra de 18g, a 15°C, e a terceira de 30g, a 5°C. A temperatura do líquido, quando se estabelecer o equilíbrio térmico no interior do calorímetro, é igual, em °C, a
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Papel color set de várias cores
PROCEDIMENTOS
- Antes de iniciar a aula o professor deverá recortar várias fichas no tamanho A4, de
diversas cores.
- O professor vai levar as crianças para fora da sala de aula, nos jardins da escola, no
pátio ou em alguma praça.
- O importante é ser um lugar que tenha muitas cores.
- O professor vai pedir as crianças para observarem a natureza ao seu redor, a cor das
nuvens, flores, céu, sol, troncos das árvores, gramas, cor da terra, da areia, etc.
- O professor deverá apresentar as ficha coloridas para as crianças, questionando-as
que cores são. Esta etapa é importante para que o professor possa visualizar os
conhecimentos das crianças acerca das cores que sabe e assim, planejar as próximas
etapas de modo que eles ampliem seu vocabulário e o conhecimento de uma
variedade de cores.
- O professor vai explicar que tudo ao nosso redor, tem cor. Algumas parecidas e
outras não.
- O professor vai pedir para que as crianças olhem ao seu redor e observem quantas
coisas de diferentes cores existem.
- Então, realizará a seguinte dinâmica com as crianças: levantará uma das fichas
coloridas , solicitando que as crianças digam o nome da cor e indiquem algum objeto
de mesma cor em seu ambiente. Caso as crianças não tenham ainda o conhecimento
de alguma cor, o professor poderá dizer o nome da cor e seguir com a dinâmica.
Por exemplo: o professor levanta a cor azul. Aqueles que sabem o nome dizem azul.
Em seguida as crianças apontam ou indicam algum objeto que tenha a cor azul, seja o
uniforme, a caneta, o céu, a parede pintada , etc.
- O professor poderá comparar as cores indicadas pelas crianças, para que possam
perceber as diferentes tonalidades de uma mesma cor. Para isso poderá
questioná-los:
. o azul da caneta é o mesmo do uniforme?
. qual é o mais forte ou mais fraco?
. qual o mais claro ou mais escuro?
- Para fixar a atividade o professor poderá fazer a brincadeira “Pique das cores”.
- Primeiro define-se quem será o pegador. Este escolherá uma cor e gritará para os
demais , por exemplo: Vermelho! Os demais participantes deverão correr e tocar em
algum objeto da cor solicitada. Aqueles que tocarem na cor, não poderão ser pegos.
Caso o pegador capture uma das crianças antes que ela possa encostar na cor
solicitada, esta vira o novo pegador, devendo escolher outra cor para que a
brincadeira continue.
- Vai ser uma aula super animada e super legal.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29012
AS CORES NA ARTE BRASILEIRA
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão leia o texto a seguir.
(...) Para a sociedade cristã medieval, o sacramento do batismo era o verdadeiro nascimento do indivíduo, não apenas porque ele era lavado do pecado original e ingressava então naquela sociedade, mas também porque recebia um nome. De fato, para a mentalidade arcaica, somente o que tem nome existe. E, se esse nome é o de um mártir, santo ou personagem bíblico, a pessoa poderia assumir uma de suas virtudes. (...) O homem enquanto espécie é semelhante ao criador, enquanto indivíduo é semelhante ao patrono. Por isso, ao se tornar papa, a pessoa mudava de nome. Por isso também um cristão não utilizava nomes próprios pagãos. Por isso, enfim, não se adotava o nome de Cristo. O nome é sempre imagem de um modelo.
Disponível em FRANCO JUNIOR, Hilário. O poder da palavra. Citado em A Eva barbada: ensaios de mitologia medieval. São Paulo: Edusp, 1996. p. 111
Relacione o batismo na Idade Média e a identidade individual.