(UEG) A sensibilidade do ouvido humano varia de acordo com a idade. À medida que as pessoas envelhecem, a máxima frequência audível diminui, enquanto o nível de intensidade sonora deve aumentar para ser detectável.
Sobre as características da audição humana é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Química | A. Plana
Associe as substâncias às suas respectivas características.
A sequência correta encontrada é
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
[...] Na escola especial que ele frequenta todos os dias, um paciente e talentoso professor de arte cria números surpreendentes de teatro com aquele grupo de crianças díspares. Uma das peças é uma versão simplificada da Comédia dos erros. Uma concepção original: em cena, as crianças dublam a própria voz, previamente gravada em trechos isolados que depois são montados na mesma sequência. Assim, cada uma das frases avulsas do texto, penosamente praticadas pelas crianças e depois gravadas em sequência, são o pano de fundo de uma deliciosa e ingênua pantomima, que elas levam a cabo com comovente dedicação e eficiência. As crianças jamais seriam capazes de memorizar aquelas falas mais longas – e alguns deles, como o seu menino, sequer conseguiriam dizer naturalmente uma frase completa com uma oração subordinada e uma coordenada em sequência (a única estrutura de que ele dá conta no seu dia é o conjunto básico sujeito-predicado, nessa ordem, e jamais em voz passiva.).
TEZZA, C. O filho eterno. Rio de Janeiro: Record, 2009.
O fragmento descreve o processo de organização das peças teatrais encenadas pelas crianças especiais. Nessa descrição, o narrador em terceira pessoa apresenta a cena empregando certo distanciamento da esfera emocional, que permite entrever uma abordagem que evidencia
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
Por que só o homem é suscetível de tornar-se imbecil? [...] O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto é meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo.
ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens.São Paulo: Abril Cultural, 1983.
No que diz respeito à propriedade, Rousseau acreditava que
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
O que interferia no cotidiano dos colonos era a presença inamistosa dos habitantes originais da Terra de Santa Cruz. Por esse motivo a instalação da cana encontrou inicialmente embaraço na resistência indígena. A luta contra os potiguares do Ceará, para ficar em apenas um exemplo, foi árdua e sangrenta. Na Bahia, foi preciso esmagar Paiaiá, Acroá e Amoipira, além de chacinar índios Jaguaribe e Paraguaçu, para desbastar terras que acolhessem a voraz gramínea.
DEL PRIORE, M. História da gente brasileira: volume 1 - colônia. São Paulo: Editora Leya, 2016.
A implantação da cultura canavieira no Brasil colonial implicou no massacre das populações nativas. Esta relação também pode ser usada para justificar a
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o fragmento de texto a seguir. Os problemas relacionados com a terra, a industrialização, a moradia, o desemprego, a educação e a saúde do povo – eis os pontos para cuja solução, juntamente com a restauração das liberdades públicas e da democracia política, se teriam encaminhado resolutamente nossos esforços [...]. Um governo revolucionário, depois de fixar suas parcelas, como donos, os 100 mil pequenos agricultores que hoje pagam renda, dedicar-se-ia a resolver definitivamente o problema da terra. CASTRO, Fidel. A história me absolverá. São Paulo: Alfa-Omega, 1986. (Fragmento)
Enunciado:
A Revolução Cubana foi um dos principais acontecimentos que marcaram os anos da Guerra Fria. Considerando este contexto, responda:
a) Identifique no discurso de Fidel Castro quais são os principais fatores que motivaram o início da Revolução.
b) Analise o impacto da Revolução Cubana para o acirramento das disputas que marcaram a Guerra Fria.