(PUC-RS) Nossos sentidos percebem de forma distinta características das ondas sonoras, como: frequência, timbre e amplitude. Observações em laboratório, com auxílio de um gerador de áudio, permitem verificar o comportamento dessas características em tela de vídeo e confrontá-las com nossa percepção.
Após atenta observação, é correto concluir que as características que determinam a altura do som e a sua intensidade são, respectivamente,
Questões relacionadas
- Física
Dois espelhos planos, E1 e E2 são posicionados de forma que o maior ângulo entre eles seja igual a 240º. Um objeto pontual está posicionado à mesma distância d até cada espelho, ficando na reta bissetriz do ângulo entre os espelhos, conforme ilustra a figura:
Sabendo que a distância entre as imagens do objeto é igual a 1 m determine o valor da distância d.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Increasing greenhouse gas concentrations will have many effects Greenhouse gas concentrations in the atmosphere will continue to increase unless the billions of tons of our annual emissions decrease substantially. Increased concentrations are expected to:
- > Increase Earth's average temperature
- > Influence the patterns and amounts of precipitation
- > Reduce ice and snow cover, as well as permafrost
- > Raise sea level
- > Increase the acidity of the oceans
- > Increase the frequency, intensity, and/or duration of extreme events
- > Shift ecosystem characteristics
- > Increase threats to human health
These changes will impact our food supply, water resources, infrastructure, ecosystems, and even our own health. United States Environmental Protection Agency. Available at: <http://www3.epa.gov/climatechange/science/future.html> Accessed on: oct. 30, 2015. (Extract)
Enunciado:
For each of the results of the increasing greenhouse gas concentrations, think of an action or an attitude to deal with it. The first one was given.
- > Increase Earth's average temperature = People will seek shade and they will use more air conditioning.
- > Influence the patterns and amounts of precipitation = ____________________________________________
- > Reduce ice and snow cover, as well as permafrost = _____________________________________________
- > Raise sea level = _________________________________________________________________________
- > Increase the acidity of the oceans = __________________________________________________________
- > Increase the frequency, intensity, and/or duration of extreme events = _______________________________
- > Shift ecosystem characteristics = ____________________________________________________________
- > Increase threats to human health = ___________________________________________________________
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.02 Conto
Texto base: Leia um trecho de um conto do autor Carlos Drummond de Andrade para responder à questão. “Rick e a Girafa” Rick se preocupava com a escada que precisava galgar para alcançar o mundo dos sonhos. Não precisava de escada. Ele já estava lá. No Jardim Zoológico, neste domingo azul, a girafa olha do alto para as crianças, e parece convidá-las a um passeio no dorso. Há uma escada perto, e se for encostada ao animal, Ricardo (Rick é o seu apelido) poderá chegar até lá. O garoto mede a distância que vai do chão ao lombo, e julga-se em condições de vencê-la. Uma vez lá em cima, cavalgando o pescoço, e segurando-lhe os chifres, pedirá à girafa, depois de umas voltas pelo Jardim, que o leve por aí, percorrendo o mundo. Presa há tanto tempo, a girafa há de estar ansiosa de liberdade. Não será difícil transpor a cerca. Ela espera que Rick lhe proponha a aventura. Ninguém se atreveria a travar-lhe os passos. E Rick vai dirigi-la nos rumos que aprendeu no atlas escolar. O problema é descer de vez em quando, para Rick alimentar-se de biscoitos, fazer necessidades e dormir. Camarada, a girafa irá se deitando aos poucos, primeiro dobrando devagar as pernas, depois se inclinando lentamente para o lado, e afinal arriando com suavidade a carga infantil. Mas para subir outra vez, como se arranjaria ele? Escada não haverá. Mesmo deitada, a girafa é difícil de subir. A imaginação não lhe fornece recurso plausível. O sonho frustou-se. Rick levanta o braço direito e, com a mão espalmada em gesto de adeus à girafa que gentilmente o convidara, esclarece: — Muito obrigado! Fica para outra ocasião, quando eu crescer. ANDRADE, Carlos Drummond de. Para Gostar de Ler. Editora: Ática. São Paulo: Série/Coleção: Júnior 3
Enunciado:
Redija um breve texto, explicando o efeito de sentido do seguinte trecho do conto: E Rick vai dirigi-la nos rumos que aprendeu no atlas escolar.
- Matemática
O paralelepípedo reto-retângulo ABCDEFGH representado na figura, tem medida dos lados AB=4,BC=2 e BF=2.
O seno do ângulo é igual a.
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
(UESB) Considere um bloco de massa igual a 1,0 kg em repouso sobre um plano horizontal sem atrito, preso a uma mola de constante elástica 25,0 N/m. Em seguida, o bloco, comprimido de 0,5 m de sua posição inicial e abandonado, oscila em movimento harmônico simples.
Nessas condições, a função da elongação é igual a: