(UESB) Considere um bloco de massa igual a 1,0 kg em repouso sobre um plano horizontal sem atrito, preso a uma mola de constante elástica 25,0 N/m. Em seguida, o bloco, comprimido de 0,5 m de sua posição inicial e abandonado, oscila em movimento harmônico simples.
Nessas condições, a função da elongação é igual a:
Questões relacionadas
- História | B. Roma
Os romanos sempre foram muito preocupados em tornar público, por meio de inscrições, tudo aquilo que se referia à vida em sociedade. Um bom exemplo disso foi a “Lei das Doze Tábuas”. Gravadas em tábuas de bronze, em 450 a. C., e fixadas na plataforma em que os oradores falavam para o povo romano, diante do Senado. O fato de ser pública foi muito importante, pois, assim todos eram capazes de saber exatamente o que se podia ou não fazer e quais as punições previstas para os desobedientes. Por muitos séculos, as crianças deviam copiar e decorar as leis, tarefa difícil, mas que demonstra o valor atribuído pelos romanos ao conhecimento da lei.
FUNARI, P. P. Grécia e Roma. São Paulo. Editora Contexto, 2019. VOT2021.
Mesmo antes de Cristo, os romanos se tornaram especialistas na elaboração de leis, exercendo até os dias atuais influências no Direito ocidental. Como vimos no texto do Pedro Funari, o conhecimento das leis é de suma importância porque:
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
¿Cómo gestionar la diversidad lingüística en el aula?
El aprendizaje de idiomas es una de las demandas de la sociedad en la escuela: los alumnos tienen que finalizar la escolarización con un buen conocimiento, por lo menos, de las tres lenguas curriculares: catalán, castellano e inglés (o francés, portugués...).
La metodología que promueve el aprendizaje integrado de idiomas en la escuela tiene en cuenta las relaciones entre las diferentes lenguas: la mejor enseñanza de una lengua incide en la mejora de todas las demás. Se trata de educar en y para la diversidad lingüística y cultural.
Por eso, la V Jornada de Buenas Prácticas de Gestión del Multilingüismo, que se celebrará en Barcelona, debatirá sobre la gestión del multilingüismo en el aula. El objetivo es difundir propuestas para el aprendizaje integrado de idiomas y presentar experiencias prácticas de gestión de |a diversidad lingüística presente en las aulas.
Disponível em: www10.gencat.cat. Acesso em: 15 set. 2010 (adaptado).
Na região da Catalunha, Espanha, convivem duas línguas oficiais: o catalão e o espanhol. Além dessas, ensinam-se outras línguas nas escolas. De acordo com o texto, para administrar a variedade linguística nas aulas, é necessário
- Matemática | 13. Geometria Plana
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) O quadro apresenta informações da área aproximada de cada bioma brasileiro.
É comum em conversas informais, ou mesmo em noticiários, o uso de múltiplos da área de um campo de futebol (com as medidas de 120 m x 90 m) para auxiliar a visualização de áreas consideradas extensas. Nesse caso, qual é o número de campos de futebol correspondente à área aproximada do bioma Pantanal?
- Ciências - Fundamental | 10. Especiação
Leia o texto a seguir.
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/introducao-especies-exoticas-sempre-nociva-natureza-656035.shtml>. Acesso em: 2 out. 2012 (Adaptação).
Cite uma espécie presente no cotidiano que se enquadra no conceito de “praga” dado pelo texto e escreva uma consequência negativa que ela acarreta ao meio ambiente.
- Matemática | 10. Estatística
Utilize as informações do gráfico abaixo para responder à(s) questão(ões).
O gráfico apresenta informações referentes aos candidatos que se inscreveram para fazer uma prova. Na ficha de inscrição os candidatos informaram se tinham ou não irmãos.
Com base nas informações do gráfico, é correto afirmar que, do total de candidatos, a porcentagem dos que tinham irmãos correspondia a: