(UFSCAR) Você já sabe que as ondas sonoras têm origem mecânica. Sobre essas ondas, é certo afirmar que:
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Look at the text and find out the name of the city.
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
O autor na natureza
A natureza
O que prende demais minha atenção
É um touro raivoso numa arena
Uma pulga do jeito que é pequena
Dominar a bravura do leão
Observo a coragem do condor
Que nos montes rochosos come presa
Urubu empregado na limpeza
Como é triste a vida do abutre
Quando encontra um morto é que se nutre
Quanto é grande e suprema a natureza
A natureza
Zé Vicente da Paraíba, Passarinho do Norte e Bráulio Tavares.
Tendo como referências o trecho da letra da música acima e os conceitos relacionados a cadeias alimentares e níveis tróficos, julgue o item.
Assinale a opção correta à luz dos conceitos de cadeias alimentares e níveis tróficos.
- História | 2.3 Segundo Reinado
(...). Politicamente a situação se complicava com o avanço do Partido Republicano e as querelas com o Exército, mas era, sobretudo a pressão pelo fim da escravidão que captava o grosso das atenções. A partir da década de 1880, e dividido em duas correntes – moderados (cujo ideólogo era Joaquim Nabuco) e radicais (entre os quais se destacavam nomes como Silva Jardim, Luís Gama, José do Patrocínio e Antônio Bento) – o abolicionismo tomava novamente as ruas e os jornais.
(...) Por mais que o governo tentasse recorrer a táticas “reformistas”, como a Lei dos Sexagenários, o resultado começava a ser o oposto. E os ataques vinham de todo lado, isso sem falar das rebeliões escravas que estouravam nos quanto cantos do país.
Schwarc, Lilia Moriz, Brasil: uma biografia. 1ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Texto adaptado. VOT2022
No final do século XIX, o movimento abolicionista ganhou corpo. O cenário descrito no texto deixa a entender que o abolicionismo foi
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
A poeta e ativista palestina Rafeef Ziadah estava participando da cobertura jornalística do massacre em Gaza quando um jornalista não-palestino perguntou-lhe se as coisas não seriam melhores se os palestinos parassem de ensinar o ódio às suas crianças. Em resposta a essa pergunta, Ziadah compôs o poema “We teach life, sir”, transcrito a seguir:
Today, my body was a TV’d massacre
that had to fit into sound-bites and word limits.
And I perfected my English and I learned my UN resolutions.
But still, he asked me, Ms. Ziadah, don’t you think that
everything would be resolved
if you would just stop teaching so much hatred to your
children?
Pause.
I look inside of me for strength to be patient
but patience is not at the tip of my tongue as the bombs drop
over Gaza.
Today, my body was a TV’d massacre made to fit into soundbites and word limits
and move those that are desensitized to terrorist blood.
And these are not two equal sides: occupier and occupied.
And a hundred dead, two hundred dead, and a thousand dead.
And between that, war crime, and massacre,
I vent out words and smile “not exotic”, “not terrorist”.
No sound-bite will fix this.
We teach life, sir.
(Adaptado de https://blissonature.wordpress.com/2011/11/17/rafeef-ziadahwe-teach-life-sir-text-transcription-lyrics-words-of-poem/. Acessado em 01/ 07/2021.)
A partir da leitura do texto, depreende-se que
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Material:
- Projetor e computadores para pesquisa;
- Papel canson de maior gramatura;
- Guache preto e branco;
- Pincéis, bandejas para mistura, copos para água e papéis e/ou panos para limpeza e fita crepe.
Atividade:
- Mostre para a turma as obras mostradas a seguir, da artista plástica brasileira Lygia Clark.
- Peça que tentem fazer uma composição similar, que dê a ideia de volume através do uso de três tons, no caso, branco, preto e cinza. Abra espaço caso algum aluno queira arriscar outra combinação.
- Oriente-os para que façam estudos pequenos antes de fazer a pintura final.
- Antes de pintar a obra final, fixe os papeis na mesa com fita crepe para que não enruguem.
- Após os trabalhos prontos, organizem uma exposição, colocando também as obras de Lygia como fonte inspiradora.
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- Lygia Clark, Plano 5, 1957. Pintura. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-34372008000100005>. Acesso em 03 dez. 2016.
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- Lygia Clark, pinturas. Disponível em: < http://benshimolarteautores.com/lygia-clark-en-la-bienal-do-mercosul/>. Acesso em 03 dez. 2016.