(UNIMONTES) A figura abaixo representa uma forma senoidal num gráfico y (deslocamento vertical) versus x (deslocamento horizontal), como uma fotografia de uma corda, na qual se propaga uma onda estacionária. Estão destacadas, na figura, duas grandezas, enumeradas por 1 e 2.
É correto afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
Observe a imagem.
É correto afirmar que:
- Geografia | 3.3 Solo
A desertificação é um fenômeno que se desenvolve sobre ecossistemas fragilizados. Concebida como um fenômeno principalmente climático, a desertificação tem implicação sobretudo ecológica, daí falar-se em desertificação ecológica. Diferentemente da desertificação climática, a ecológica pode se desenvolver até mesmo em ambiente úmido, sendo que o elemento clima poderá não ter sofrido variação tão perceptível quanto aquela do manto vegetal e do solo promovidos pela ação humana.
(Francisco Mendonça e Inês M. D. Oliveira. Climatologia, 2007. Adaptado.)
Considerando as informações apresentadas no excerto, constitui um indicador da desertificação ecológica a
- História | 5.1 Expansão Marítima
(UDESC) “O século XVI assistiu à transição da geografia fantástica para a da experiência. Os relatos de viagem que surgiram neste período, portanto, estão impregnados pela mudança na forma de ver e de descrever o mundo. [...] O imaginário europeu quinhentista caracterizava-se pelo ‘fantástico’, pelo ‘maravilhoso’, pelo ‘prodigioso’, pelo ‘monstruoso’, etc. Esse imaginário aplicava-se ao remoto, ao distante, ao longínquo... Quanto maior o afastamento da Europa civilizada, maior também o ‘maravilhoso’! [...] O imaginário europeu foi transplantado para o novo mundo. Os seres e lugares fantásticos que existiram na Ásia e na África, também passaram a existir na América”.
STEIGLEDER, Carlos Geovane. Staden, Thevet e Léry. Olhares europeus sobre os índios e sua religiosidade. São Luís/MA: EDUFMA, 2010, p. 23-50.
Analise as proposições considerando o contexto histórico e as questões a ele referentes, abordadas no excerto:
I. Os viajantes europeus do século XVI destacavam, em seus relatos, a produção de um olhar eurocêntrico sobre os continentes africano, asiático e americano.
II. O contexto abordado pelo autor refere-se à Idade Média. Os escritores medievais – em sua maioria pertencentes à Igreja Católica – escreviam histórias fantásticas sobre os lugares do mundo, para além da Europa. Esses lugares e os personagens que neles habitavam quase sempre eram caracterizados com elementos do inferno, demônios e outros monstros fantásticos.
III. Ao escrever que “o século XVI assistiu à transição da geografia fantástica para a da experiência”, o autor do excerto refere-se ao fato de que a ideia de uma geografia fantástica marcada por mapas ilustrados de monstros marinhos e abismos que informavam o “fim do mundo” passaria, aos poucos, a ser substituída por uma geografia marcada pela observação e experiência de diferentes viajantes que se lançaram aos mares, no contexto da expansão marítima europeia.
IV. Ao escrever que “Os seres e lugares fantásticos que existiram na Ásia e na África, também passaram a existir na América”, o autor do excerto refere-se ao fato de que as viagens no contexto da expansão marítima europeia acabaram também fortalecendo as relações culturais nos diferentes continentes, haja vista que os viajantes não apenas levavam nativos americanos para a Europa, mas também traziam asiáticos e africanos para o Brasil.
Assinale a alternativa correta.
- História | 5.2 Renascimento Cultural
Eu digo que é necessário apreender os membros e seu funcionamento; adquirido este conhecimento, estudaremos suas atitudes nas diferentes condições em que se encontram os homens; em terceiro lugar, imaginaremos as composições com personagens estudadas a partir da natureza, segundo a oportunidade; e então estaremos à espreita, nas ruas, nas praças e nos campos, anotando rapidamente os traços, ou seja, colocando um O para uma cabeça, uma linha reta ou curva para o braço, e p mesmo para as pernas e o tronco; de volta a casa, desenvolveremos estas notas para arrematar a forma.
DA VINCI, L. Disponível em:
Por mais geniais que fossem os artistas do Renascimento, o texto do Da Vinci deixa transparecer que o
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
(Unipê)
Em uma maternidade, ocorreu a suspeita de uma troca entre dois recém-nascidos do sexo masculino (bebê X e bebê Y). A fim de resolver o problema de forma mais rápida, um funcionário realizou um teste de tipagem sanguínea para as crianças e os possíveis progenitores (casal 1 e casal 2). O quadro demonstra os resultados obtidos e o sinal + indica que houve aglutinação e o sinal indica ausência de aglutinação.Após análise do quadro, concluiu-se: