(ACAFE) A partir da meia idade a consulta ao médico oftalmologista se faz necessária, pois os músculos ciliares vão perdendo a elasticidade, aparecendo a presbiopia. Para corrigir, o médico irá receitar óculos com lentes convergentes que deslocam as imagens um pouco mais para frente da retina do olho. Usando-se este óculos com lente convergente pode-se, então, observar um lápis como uma imagem real e invertida em um anteparo conforme o esquema a seguir. (Iremos analisar somente por uma das lentes)
A alternativa correta que mostra como será a imagem formada nesse caso é:
Questões relacionadas
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(UEPA) O treinamento físico, na dependência da qualidade e da quantidade de esforço realizado, provoca, ao longo do tempo, aumento do peso do fígado e do volume do coração. De acordo com especialistas, o fígado de uma pessoa treinada tem maior capacidade de armazenar glicogênio, substância utilizada no metabolismo energético durante esforços de longa duração. De acordo com dados experimentais realizados por Thörner e Dummler (1996), existe uma relação linear entre a massa hepática e o volume cardíaco de um indivíduo fisicamente treinado. Nesse sentido, essa relação linear pode ser expressa por y = ax + b, onde “y” representa o volume cardíaco em mililitros (ml) e “x” representa a massa do fígado em gramas (g). A partir da leitura do gráfi co abaixo, afi rma-se que a lei de formação linear que descreve a relação entre o volume cardíaco e a massa do fígado de uma pessoa treinada é:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
- Objetos afetivos selecionados pelos alunos relacionados à vida de criança
- Espaços selecionados na escola para receber os objetos
Desenvolvimento:
1 - Proponha às crianças a criação de um museu com o tema vida de criança.
2 - Ao longo de um mês realize a coleta do acervo que será exposto no museu: brinquedos preferidos, jogos, fotografias, roupas, sapatinhos, etc. É importante ressaltar o caráter afetivo destes objetos para as crianças.
3 - Realizem uma votação a respeito do melhor lugar para que o museu seja montado.
4 - As fotografias poderão ser montadas em colorset preto com margem de 7 cm. Evite usar cola, fita adesiva, fita crepe ou fita dupla face nesta montagem. A 3M fabrica uma massa adesiva que não gruda e pode ser retirada depois da montagem. Ela é prática e barata. Serve também para prender papéis na parede, veja:
5 - Os objetos poderão ser organizados segundo suas funções ou identidades. Se o espaço for aberto, sugiro até mesmo a disposição dos objetos em nichos pelo chão com placas indicativas do acervo. Caso não queira proceder assim, organize carteiras lado a lado e exponha os objetos sobre elas. Forre as carteiras e os seus pés com papel de presente cuja temática seja a infância. Você poderá compor a montagem com fitas coloridas. Outra possibilidade é montar um museu suspenso como os objetos pendurados por fios de nylon. A montagem dependerá do espaço que você terá disponível.
6 – Certamente, valores como preservação, respeito ao patrimônio, conhecimento vivenciado a partir da memória, organização, entre outros, deverão fazer parte da proposta. As crianças poderão ser escaladas para acompanhar a visitação, bem como para mantê-la em ordem.
7 - Cada objeto e fotografia poderão conter número e nome do doador.
8 - Elabore um convite para visitação do museu e coleque placas impressas indicativas dos acervos:
- Fotografia;
- Brinquedos;
- Jogos, etc.
Observações:
Se for interessante envolver toda a escola ou o ensino fundamental - séries iniciais, convide colegas de trabalho para fazer parte da proposta.
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Muitos seres vivos vivem em associação com outros seres de outras espécies, mantendo com eles relacionamentos harmônicos (mutualismo) ou desarmônicos (parasitismo).
Os seguintes relacionamentos: Rhizobium, Micorrizas e Líquens são
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Considerando la viñeta de arriba, señale la opción correcta.
- Física | A. Escalar
Para saber se você está a uma distância segura dos outros veículos, uma opção é medir a distância total entre o seu veículo e o outro, utilizando objetos fixos à beira da pista [...]. O método é simples: a partir do momento em que o veículo da frente passar por esse objeto, independentemente da velocidade, o seu veículo deverá passar pelo mesmo objeto após no mínimo dois segundos. Esse tempo é considerado suficiente para que o condutor, diante de uma emergência, consiga reagir, desviando ou freando.
Disponível em: http://www.detran.pr.gov.br. Acesso em: 28 set. 2017.
Uma pessoa em um veículo A trafega em uma pista com velocidade constante de 10 m/s, mantendo uma distância fixado veículo B a sua frente. Utilizando um objeto fixo à beirada pista, a pessoa no veículo A mede um intervalo de tempo mínimo de segurança entre a passagem do veículo B a sua frente, por esse objeto, e a sua passagem. Após a passagem do veículo A pelo objeto, o veículo B freia bruscamente.Considere que a pessoa no veículo A tenha acionado o freio imediatamente após passar pelo objeto de referência.
A mínima aceleração que o veículo A deverá ter para evitar a colisão é de