(UECE) Após a expulsão árabe da Península Ibérica, restaram reinos independentes: Castela, Aragão, Leão, Navarra e Galícia. Na Península, esses reinos eram conhecidos como reinos
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- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe atentamente o quadro a seguir.
a) Identifique quais são os fatos e eventos históricos mais importantes para cada uma das religiões apresentadas no quadro.
b) Explique como estes fatos interferem na contagem do tempo dentro de cada uma destas religiões.
- Ciências da Natureza | Capítulo 02: Animais - tipos de alimentação
ESCREVA, NOS ESPAÇOS ABAIXO, SE O ANIMAL É CARNÍVORO, ONÍVORO OU HERBÍVORO:
- História | A. Grécia
(PUC-CAMPINAS) Considere o texto abaixo.
“Do ponto de vista territorial, uma pólis se divide em duas partes: a acrópole [...] e a ágora [...]. No entanto, se perguntássemos a um grego da época clássica o que era a pólis, provavelmente esta não seria sua definição: para ele a pólis não designava um lugar geográfico, mas uma prática política exercida pela comunidade de seus cidadãos. [...] Se no caso da pólis o conceito de cidade não se referia à dimensão espacial da cidade e sim à sua dimensão política, o conceito de cidadão não se refere ao morador da cidade, mas ao indivíduo que, pode participar da vida política.”
(ROLNIK, Raquel. O que é cidade. In: PETTA, Nicolina L. e OJEDA, A. B. História, uma abordagem integrada. São Paulo: Moderna, s\d, p. 17)
O conhecimento histórico e o texto permitem afirmar que na Grécia Antiga
- Geografia - Fundamental | 07. Qualidade Ambiental e Cidadania
Para que possamos viver em um mundo melhor, precisamos adotar algumas medidas sustentáveis, ou seja, medidas que contribuem para preservar os recursos naturais do nosso planeta. Para que isso seja possível, é necessário que as pessoas mudem sua atitude.
Leia as atitudes listadas no quadro a seguir e escreva no espaço em branco se ela é sustentável ou insustentável.
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Texto base: Lei com atenção o documento que a seguir. Pardos, nus, sem cousa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Traziam arcos nas mãos, e suas setas. A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos... Os cabelos deles são corredios.(...) Até agora não podemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal (...) Contudo a terra em si é de muitos bons ares, frescos e temperados (...) Em tal maneira é graciosa que, querendo a aproveitar-se há nela tudo, por causa das águas que tem! [...] Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.(...) Quanto mais, disposição para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da nossa fé!” “(...) Parece-me gente de tanta inocência que se a gente os entendesse e eles a nós, que seriam logo cristãos, porque eles não têm nem atendem a nenhuma crença (...) Por isso pareceu a todos que nenhuma idolatria nem adoração têm. E eu bem creio que se Vossa Alteza aqui mandar quem mais devagar ande entre eles, que todos serão tornados ao desejo de Vossa Alteza. E, para isso, se alguém vier, não deixe de vir logo clérigo para os batizar, porque, então, já terão mais conhecimento de nossa fé (...)” . (Trecho extraído da Carta de Pero Vaz Caminha, 01 de maio de 1500)
Enunciado:
As frases “Isto é Programa de Índio, “Que turma de índio”, revelam que